quarta-feira, 12 de março de 2014

NGC 7331, que imagem linda do nosso Universo!

 

A grande e bela galáxia espiral NGC 7331 é frequentemente anunciada como  análoga à nossa Via Láctea. Distante cerca de 50 milhões de anos-luz, na constelação de Pégaso, ao norte, NGC 7331 foi logo reconhecida como uma nebulosa espiral e, na verdade, uma das mais  brilhantes galáxias  que não foram incluídas  no famoso catálogo de Charles Messier, do século 18.
Como o disco da galáxia está inclinado em relação à nossa linha de visão, longas exposições telescópicas frequentemente resultam em uma imagem que evoca um forte senso de profundidade.
O efeito é ainda mais acentuado neste nítida imagem por galáxias situadas além do deslumbrante universo-ilha. As galáxias do plano de fundo têm cerca de um décimo do tamanho aparente de NGC 7331 e, portanto, situam-se cerca de dez vezes mais distantes.
Seu alinhamento próximo  no céu com NGC 7331 ocorre apenas por acaso. Visto aqui através de um nuvens de poeira esmaecidas em primeiro plano permanecendo acima do plano da Via Láctea, este agrupamento galáctico visual é também chamado  Deer Lick Group.
Tradução de Luiz Leitão

Fonte: http://detudoblogue.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário