terça-feira, 10 de agosto de 2010

CSPU analisa material fotográfico de internauta

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo nosso Centro é a análise minuciosa de materiais que tivermos acesso e considerarmos relevantes sobre OVNI.
No início do mês de julho, um internauta nos enviou uma foto capturada nas proximidades de Sobral/CE, no dia 02/07/2010, por volta das 6h da manhã, ao nascer do sol, através de um aparelho smartphone. Ainda de acordo com o internauta, o objeto capturado na foto não foi visto a olho nu e se encontrava em posições diferentes em dois momentos, conforme publicamos abaixo:





Algumas características tornam o CSPU um grupo de destaque no meio ufológico e da sociedade em geral, aqui podemos destacar a seriedade do trabalho e a excelente qualificação de seus membros.
Para este material, o Presidente do Centro, Jacinto Pereira, solicitou o apoio do Membro Cláudio Dias, um cinegrafista profissional com trabalho desenvolvido em grandes emissoras do país. Especialista em produção de material audiovisual e uma referência na área, Cláudio Dias trabalha com material de última geração e para ele, assim como para o Centro, não é qualquer imagem que impressiona.
Após análise, o especialista emitiu seu parecer sobre o caso, esclarecendo a dúvida do internauta e de todos nós. Vejam o que disse Cláudio Dias após sua avaliação:

"Depois de analisar as fotos enviadas pelo internauta, ordenando-as pela numeração que tinha nas mesmas, fiz a sobreposição com a ajuda do "Photoshop", ajustando os elementos em comum da paisagem, e com isso pude observar a "trajetória" do ponto que aparece nas mesmas.
Pude
também pude verificar "sangramento de cores vermelhas", e obeservei que foram tiradas em pontos diferentes, a câmera não estava fixa, ou então foi usado recurso de "zoom".
Como as mesmas foram tiradas contra luz, e com minha experiência
em ótica e imagens contra luz feita por câmeras filmadoras, acredito tratar-se de reflexos dos raios solares nas lentes do equipamento, que ocasionou o "ponto", que se "moveu" em virtude da câmera não estar fixa, fato comum que ocorre quando cinegrafistas fazem imagens filmando o sol, gerando "pontos" e bolas coloridas, e imagens belíssimas como as que me mandou, impercetíveis a olho nu, como relata o internauta, que só percebeu depois.
Não se trata de OVNI, e sim, reflexo da luz solar nas lentes da câmera que foi usada para
fotografar, e o "ponto que se moveu", foi na realidade a câmera que foi movida, não estava fixa, ocasionando e efeito que pudemos visualisar.
Fiquemos atentos, e caso quera constestar minha análise, faça a experiência de fotografar o nascer ou o por do sol de frente, mudando só um pouco o ângulo da câmera ou mexendo no zoom, e com certeza aparecerão ponto ou pontos que parecem ser objetos voadores não identificados.

Após essa verdadeira "aula" de óptica e argumentos técnicos, o CSPU agradece a brilhante contribuição do nosso membro Cláudio Dias, responsável pelo blog REPLAY VÍDEO e coloca-se à disposição dos internautas para avaliar algum material que você julge interessante e com possibilidade de ser algum objeto não-identificado.
São por trabalhos como este que fazem do CSPU um dos grupos de maior credibilidade em nosso país.


Um comentário:

  1. alien pictures 2012 http://imageshack.us/photo/my-images/594/alieninvadereditbykapax.jpg/ or http://img594.imageshack.us/img594/4794/alieninvadereditbykapax.jpg

    ResponderExcluir