terça-feira, 31 de agosto de 2010

Objetos voadores também no interior de Minas Gerais

A cidade mineira de Piraúba, distante cerca de 260 km da capital Belo Horizonte, tem registrado relatos de objetos voadores não identificados. Há cerca de um mês, por exemplo, um artefato em forma de disco e cor prateada, brilhante, pairou sobre um ponto da cidade, onde várias pessoas puderam notá-lo. De início, se achou que era um balão, mas ninguém deu muita importância, mesmo que tenha sido interessante a forma com que o mesmo saiu de cena, "num movimento brusco e rápido, sem nenhum som, ele simplesmente acelerou e sumiu, isto ocorreu por volta das 12h00", contou um dos moradores.
Entretanto, na madrugada da última segunda-feira, por volta das 04h00, um estranho acontecimento voltou a despertar curiosidade e alguns comentários. Uma luz muito forte foi vista por diversas testemunhas, segundo elas, parecia um foco de luz branca entrando por uma janela, seguida de um barulho que lembrava um enxame de abelhas.
O fenômeno não só acordou habitantes, que estavam em casa dormindo, como também atraiu a atenção de quem saia para o trabalho, que relataram a mesma coisa. Essa luminosidade veio do lado de uma comunidade rural, atravessou o bairro e desapareceu atrás de um morro, num período aproximado de tempo decorrido entre um e 2 minutos. Vale ressaltar novamente o tipo de zumbido ouvido, narrado como semelhante a um "enxame de abelhas". Pessoas da zona rural também confirmaram a ocorrência.

Portal da Ufologia Brasileira, link:

Luzes e objetos insólitos assustam moradores no Ceará

Aparições regulares e intensas provocam medo e angústia na região norte do estado
crédito: Bill Stanley

 

Anomalias luminosas recorrentes no interior do Ceará

Um fenômeno vem intrigando a população da região norte do Ceará e, segundo os moradores, é constante o aparecimento de luzes estranhas no céu. Muitos acreditam serem discos voadores e pesquisadores estão na região para acompanhar essas aparições. Algumas pessoas temem sair de casa com medo, diversos casos semelhantes foram registrados em três municípios da redondeza.
Conforme depoimento de testemunhas, a primeira aparição foi em Massapê, 15 dias depois em Santana do Acaraú, e Cariré também apresentou o fenômeno. Os moradores contam que luzes estranhas sobrevoam as residências iluminando o solo. O Centro de Pesquisas Ufológicas de Sobral (CPUS) registrou, no início do mês de agosto, mais um surgimento de objeto não identificado na localidade de Anil em Cariré.

VISITA DO CSPU AO CPU DE FORTALEZA - 21.07.2010


Visita de membros do Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica, composta pelo seu presidente Jacinto Pereira de Sousa, cinegrafista Cláudio Dias, pesquisador da pré-história Célio Cavalcante, e dos catedráticos Sebastião Mendonça e Francisco de Assis Carlos, ao Centro de Pesquisa Ufológica (CPU).
Na oportunidade, foi mostrando parte do acervo acumulado do CPU, tendo como presidente o professor e escritor Reginaldo Athayde, com a ajuda da sua esposa a Sra. Maria Zilma Braga de Athayde. Imagens/edição: Cláudio Dias - Replay Vídeo TV Brasil.

domingo, 29 de agosto de 2010

Reunião mensal faz análise do vídeo do caminhoneiro

Foto da equipe do CSPU no final da reunião


A reunião mensal do CSPU de agosto foi bastante movimentada e na ocasião analisamos o vídeo publicado recentemente em nosso blog.
Ainda esta semana publicaremos o podcast com o áudio da reunião, mas o assunto do vídeo já pode ser comentado.
Mais uma vez contamos com a honrosa colaboração do membro do CSPU Cláudio Dias, especialista em mídia digital de imagens, que fez uma apresentação do vídeo e teceu comentários técnicos, e no final deu dicas de como filmar um UFO, evitar erros e aproveitar melhor uma filmagem.
Segundo Cláudio Dias, o vídeo apresentado do suposto objeto confirma o que alguns internautas já tinham percebido, sua de postagem é datada de 2009, ou seja, trata-se de um vídeo antigo. Para o especialista, o vídeo pode até ser de um objeto, mas não há elementos que comprovem sua veracidade, como um ponto de referência e mudança de angulação, podendo ser tanto um UFO como uma lanterna. Na verdade, a análise não desqualifica o material, apenas relata que não há elementos suficiente para comprovar que a filmagem é realmente de uma nave desconhecida.
No final de sua apresentação, Claúdio deu excelentes dicas de como fazer boas imagens, falou sobre o uso de zoom nas câmeras e foi enfâtico "Não deixem de registrar qualquer imagem, o registro é muito importante".
Informamos aos internautas que estiverem interessados em participar de nossas reuniões, elas são abertas e gratuitas e acontecem na última sexta-feira de cada mês na cidade de Sobral.
Sobre análise de material, nossa equipe está disposta a fazer análise de materiais, basta enviá-los para nosso e-mail: cspusobral@gmail.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Investigações realizadas pelo Centro

Alguns internautas têm enviado mensagens sobre avistamentos e fenônemos inexplicados, sendo que em alguns casos, solicitam uma análise técnica ou até mesmo uma visita de nossos especialistas.
Informamos que tais atividades podem ser realizadas, desde que informações mais precisas sejam fornecidas para o CSPU.
Temos um e-mail disponível para contato direto: cspusobral@gmail.com, onde os interessados podem nos enviar material com descrição o mais detalhada possível ou até mesmo entrar em contato com nosso presidente, Jacinto Pereira, para contato direto através de seu celular, disponibilizado na barra lateral do blog.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CSPU dá seguimento às atividades e traz vídeo inédito

Texto: Jânder Magalhães

Fruto do trabalho sério e investigativo realizado pelo nosso Centro, a cada dia aumenta o número de internautas e pessoas interessadas em conhecer o trabalho e participar das reuniões mensais do CSPU.

Via de regra, as reuniões do CSPU acontecem na última sexta-feira de cada mês, com início por volta de 19h e encerramento 21h30, e com uma programação que conta com palestras, exibição e análise de algum material, relatos de testemunhas e demais atividades voltadas ao tema ufologia. Todavia, especialmente no mês de agosto, a nossa reunião acontecerá numa quinta-feira, dia 26, no auditório da Eletromil, situado na R. Cel. Diogo Gomes, 1303, defronte ao Banco do Brasil, no Centro de Sobral/CE.

Todos podem participar das reuniões, o Centro não cobra nenhum tipo de taxa, contribuição ou qualquer cobrança pecuniária, trata-se de um grupo inteiramente filantrópico, formado por pessoas sérias e com o objetivo comum de trazer à tona a verdade sobre o fenômeno OVNI.

E por falar em fenômeno, começam a aparecer as evidências da onda de avistamentos na região norte do estado do Ceará, e neste post apresentamos uma filmagem realizada por um motorista numa rodovia Federal, a BR 222, enviado ao Centro pelo operador de audio da rádio Caiçara, Ivo Zaranti

O material ainda não foi analisado pela equipe técnica do CSPU, que deve emitir em breve um parecer sobre a filmagem, veja abaixo o vídeo:


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Convite

Convidamos a todas as pessoas que gostam de Ufologia para participar da próxima reunião do Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica a ser realizada na próxima quinta-feira dia 26 deste no auditório da Eletromil, situada na Rua cel.. Diogo Gomes, 1303 Centro- Sobral.

Este mês, não vamos realizar a reunião na sexta, como de sempre, porquê a Eletromil estará realizando seu sorteio  neste dia. Como só fomos avisado agora, fica mais difícil articularmos outro local. Por isso, de já agradecemos a compreensão de todos.

Nossa pauta para a reunião deste mês, não agendamos palestras específica, vamos tratar das notícias da recente onda ufológica acontecida em nossa região, principalmente os casos de Cariré. Haverá novos depoimentos de pessoas que presenciaram o aparecimento de luzes em localidades de próximas a Sobral. Vamos ter a presença de repórter da TV Jangadeiro e de emissoras de rádios.

O horário será o mesmo, ou seja, 19:00hs o início, com o encerramento previsto para as 21 horas e 30 minutos.

Nossos pesquisadores estarão a disposição para os questionamentos.

Abraço

Jacinto Pereira

domingo, 22 de agosto de 2010

XVI Diálogo com o Universo reúne pesquisadores da Turquia, Rússia, Inglaterra, México e Argentina

O tradicional evento está em sua 16ª edição

crédito: Arquivo UFO

 

Mais um histórico encontro será realizado de 04 a 07 de setembro, em Curitiba

Um dos principais e porque não o mais aguardado evento do ano está próximo, a XVI edição da série Diálogo com o Universo. O congresso é uma promoção do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU) e será é realizado em Curitiba, Paraná. Nesta 16ª edição, tradicionalmente conhecida por toda Comunidade Ufológica Brasileira, estarão presentes conferencistas da Rússia, Inglaterra, Turquia, México, Argentina e Brasil, apresentando os mais polêmicos assuntos relacionados à Ufologia, ciência e espiritualidade.
O congresso será realizado de 04 a 07 de setembro, com abertura especial do co-editor da Revista UFO Marco Antônio Petit, apresentando A Presença Extraterrena e sua Interação com o Programa Espacial. Para fechar os quatro dias de encontro o editor da UFO A. J. Gevaerd ministrará a palestra Aliens no Brasil: Uma Análise de sua Ação em Nosso País. Haverá também a participação especial do coronel Antônio Celente Videira e do brigadeiro José Carlos Pereira, ambos militares que apóiam a abertura ufológica por parte do Governo Brasileiro.

Na ocasião Andy Thomas, da Inglaterra; Mônica Medeiros, do Brasil; Paul Stonehill, da Rússia e Alejandro de Negri e Clóris Rojo, do México estarão à frente de workshops especiais abordando temas como aparições religiosas, ufoarqueologia, o mistério de Tunguska e exopsicobiología.
Mais informações a respeito da XVI edição da série Diálogo com o Universo podem ser obtidas através do telefone (41) 3324-0805 ou pelo site www.npubrasil.com.br. Confira a programação completa acessando nossa galeria de eventos ou clicando aqui.

Nick Pope fala sobre MoD, UFOs e projetos

Responsável pelo Projeto UFO [UFO Project] no Reino Unido e encarregado da abertura ufológica neste país, ele conversa sobre diversos assuntos

 

Considerado um verdadeiro Fox Mulder do Ministério de Defesa britânico (MoD), tem sido durante vários anos o máximo responsável pelo Projeto UFO do Governo inglês, uma iniciativa que tinha como objetivo pesquisar os avistamentos de objetos desconhecidos e todo o relacionado com os UFOs. Nick Pope considerava-se um cético, mas sua experiência na investigação ufológica o fez mudar de atitude frente ao fenômeno. Depois da recente desclassificação dos "arquivos X Ufológicos" britânicos, converteu-se em um habitual freqüentador dos meios de comunicação em escala mundial e tem participado em numerosos congressos internacionais sobre Ufologia e Exopolítica, sendo hoje uma referência na temática. A revista Más Allá entrevistou-lhe em sua edição 254.
Que papel desempenhava no MoD dantes de pesquisar UFOs?

Tenho estado vinculado ao MoD desde 1985. Trabalhava em uma divisão chamada Secretariat Air Staff [Secretariado Pessoal do Ar]. Estive ali no período prévio à primeira guerra do Golfo, durante a própria guerra e depois do conflito. Por um breve período de tempo, encarreguei-me de preparar o material-chave para as reuniões diárias dos ministros e os chefes de serviço. Meu trabalho consistia em recompilar informação sobre as operações da Royal Air Force (RAF) e selecionar as mais relevantes para os superiores: detalhes de algumas baixas e perdas, objetivos atacados ou avaliação dos dados das batalhas, entre outras coisas. Era interessante e tinha um ritmo de trabalho muito alto. E como surgiu a possibilidade de dirigir o Projeto UFO? Por aqueles tempos a política do MoD era remanejar o pessoal a cada dois ou 3 anos, fosse por motivos de promoção ou por translado. Assim, todos ganhávamos experiência em uma ampla gama de trabalhos e cargos: política, intervenções, pessoal, finanças etc. Perguntaram-me se após concluir meu trabalho no Centro de Operações Conjuntas se queria me ocupar do Projeto UFO, que tinha sido atribuído a outra seção da Secretariat Air Staff. E eu aceitei, porque, de certo modo, foram eles que vieram me buscar.
O processo de abertura
Por que o Governo britânico tem decidido desclassificar os arquivos ufológicos?

Esta decisão foi tomada por três razões, relacionadas entre si. Em primeiro lugar, o MoD tinha recebido mais solicitações do Freedom of Information Act [Lei de Liberdade de Informação, FOIA], que de qualquer outro tema, e despachá-las caso a caso resultava cada vez mais complicado. Por isso, se pensou que desclassificando todos os documentos sobre UFOs, aqueles que fizessem futuras solicitações sobre este tema, poderiam ser remetidos ao The National Archives [Arquivos Nacionais, TNA]. Em segundo lugar, o governo francês havia liberado seus arquivos em 2007, e isto marcou um precedente que o Executivo britânico não podia ignorar. Finalmente, o MoD tinha a esperança de que a abertura refletisse para opinião pública e nos meios de comunicação o compromisso do governo com a liberdade de informação.
Tem havido transparência no processo de desclassificação?

Sim, ainda que com algumas exceções. Determinados documentos têm sido retidos, de acordo com as exceções que dita a FOIA, para assegurar que a informação classificada e os dados pessoais não sejam revelados. Nomes, direções e outros detalhes pessoais relativos às testemunhas e aos oficiais devem eliminar-se para cumprir com a FOIA e com a Lei de Proteção de Dados. Outras exceções cobrem categorias, tais como a defesa e a segurança nacional: limita-se a informação referida aos sistemas militares de radar, a fornecida ao Reino Unido confidencialmente por países aliados, a que resulta comercialmente sensível e aqueles documentos que podem revelar dados importantes sobre os serviços de inteligência ou seus métodos.
Como era o trabalho cotidiano no Projeto UFO?

A cada dia era diferente. Algumas vezes, pesquisava informações sobre avistamentos recém ocorridos. Ademais, tinha acesso aos arquivos ufológicos anteriores, alguns dos quais têm sido classificados como altamente secretos. Isto possibilitou que empreendesse vários projetos de investigação com determinadas linhas diretrizes. Em outras ocasiões, dedicava-me a redigir rascunhos para os ministros de Defesa respondendo as questões propostas pelos membros do Parlamento ou pelos meios de comunicação.
Como atuavam quando recebiam um aviso de avistamiento?

A metodología de uma investigação era bastante regular. Em primeiro lugar, entrevistávamos às testemunhas para obter a maior informação possível sobre o caso: data, hora e localização do avistamento, descrição do objeto, sua velocidade e altura etc. Depois, tentávamos relacionar o acontecimento com alguma atividade aérea da zona, como vôos civis, exercícios militares ou lançamentos de balões sonda. Contrastávamos os dados com os do Real Observatório de Greenwich, para saber se algum fenômeno astronômico, como a queda de um meteorito, podia explicar o caso. Também comprovávamos se algum radar tinha detectado um objeto estranho e, se dispúnhamos de uma fotografia ou um vídeo, passávamos a vários especialistas do MoD, que se encarregavam de ampliar e analisar as imagens. Assim mesmo, trabalhávamos em colaboração com o pessoal do Sistema de Alerta Temporário de Mísseis Balísticos da RAF de Fylingdales, que dispõe de um radar especial. Por último, em questões técnicas e científicas, colaborávamos estreitamente com o pessoal dos serviços de inteligência de Defesa, departamento sobre o qual não posso entrar em detalhes.
Passavam os avisos de avistamentos por algum filtro ou chegavam diretamente a seu departamento?

Também dependia do caso. Alguns relatórios chegavam diretamente, no entanto, quando as testemunhas informavam dos avistamentos à polícia ou às bases aéreas militares, tínhamos um sistema em que esses relatórios eram reenviados ao MoD.
Que tipo de documentos utilizavam para a investigação?

Dependia de cada caso, na maioria das investigações fazia-se por telefone, pelo que não tinha que redigir demasiados documentos, só uma ou duas páginas sobre cada avistamento. Mas em outras ocasiões, tinha que fazer relatórios mais detalhados e lhes fornecer a outros oficiais do MoD.
Como acuavam ante os incidentes que careciam de uma explicação racional?

Muitos dos documentos que se fizeram públicos até agora não têm uma valoração concreta, não se indica se o caso foi catalogado como um incidente explicável, inexplicável ou com dados insuficientes, pelo que não posso contestar esta pergunta. A política do MoD tem sido sempre lhe restar importância ao Fenômeno UFO, mas sem o encobrir. Nós fomos cautelosos na hora de colocar por escrito algumas declarações, sobre aqueles avistamentos aos quais não se podia dar uma explicação racional. Fazer em várias ocasiões, como por exemplo, no incidente de Cosford (sul de Reino Unido) de 1993. De alguma forma, um caso ufológico incompleto é como um crime não resolvido em um arquivo de polícia: guarda-se o relatório e não ocorrerá nada, a não ser que apareçam novos dados.
Plena liberdade
Tinha acesso a todo tipo de documentos ou havia relatórios restringidos também para você?

Sempre tenho tido acesso às ferramentas que tenho precisado para desenvolver meu trabalho, dos quais consistiam, principalmente, em contatar os especialistas encarregados de interpretar as fitas de radar, analisar as fotografias etc.
Nunca o MoD lhe impediu ou negou algo na hora de realizar seu trabalho?

Foi um trabalho interessante e esgotador, mas nunca senti que pusessem obstáculos em meu caminho. Em certas ocasiões, alguns de meus superiores pensaram que devia parar de pesquisar, quando não conseguia encontrar uma explicação após um dia ou dois, mas não acho que tivesse nada estranho quando me davam ordens desse tipo.
Acha que o MoD ocultou alguma vez de você informações que só uma série de privilegiados poderiam acessar?

Não acho que isto tivesse sido possível. E mais, além de estar autorizado a concordar com qualquer tipo de informação, tinha a obrigação de conhecer à fundo cada solicitação, não houve necessidade de que ninguém me ocultasse nada.
Nem sequer sobre o suposto contato com extraterrestres?

O MoD não tem provas de que tenha tido contato com extraterrestres, e não se trata de uma informação que tenha motivos para encobrir.

Continue lendo, a entrevista completa está no Portal da Ufologia Brasileira, com imagens e todos os detalhes, link: http://www.ufo.com.br/noticias/nick-pope-fala-sobre-mod-ufos-e-projetos

Grande abraço;

Paulo R. Poian.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Reportagem da TV Diário sobre OVNI e com o CSPU

As frequentes postagens publicadas pelo blog do CSPU, fruto de investagação de seus membros, tiveram o reconhecimento da imprensa como casos verídicos.

Nessa semana, dois programas da TV Diário exibiram reportagem sobre o assunto, um deles foi o Nordeste Notícias, com matéria que apresentamos na íntegra logo abaixo. Além de relatos de testemunhas, o Presidente do CSPU, Jacinto Pereira, e o também ufólogo do Centro, Jânder Magalhães, emitiram opinião sobre o assunto.

As investigações sobre a onda de aparições continuam, e ainda nesta semana deveremos publicar no blog um dos relatos mais impressionantes dos últimos tempos, no qual um empresário foi perseguido e teve seu veículo desligado por um forte luz.

Assistam o vídeo e lembrem-se de fazer seus comentários.

 


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Gra-Bretanha libera novos arquivos sobre ovnis

Milhares de páginas incluem relatos sobre aparições de objetos voadores entre 1994 e 2003.

O Ministério da Defesa e os National Archive da Grã-Bretanha liberaram mais um lote de documentos que incluem relatos de aparições de óvnis (objetos voadores não identificados) entre 1994 e 2003.
Os documentos liberados em 05 Agosto 2010 mostram como o assunto foi levado a sério pelos gabinetes ingleses, e em 1957 foram discutidos pelo Cabinet Office's Joint Intelligence Committee (JIC).
Os arquivos contém dezenas de aparições de OVNIs (UFOs) registradas ao Ministério da Defesa (MoD) entre os anos de 1995 e 2003, incluindo mais de 600casos só em 1996. Os arquivos estão disponíveis para download por um mês, sem custo no seguinte endereço:
http://ufos. nationalarchives .gov.uk/480. htm
Um deles inclui a aparição de óvnis que sobrevoavam o Chelsea, clube de futebol de Londres, e a residência de um ex-ministro do Interior, Michael Howard.
Os relatos dão detalhes sobre a aparência dos objetos - de vários formatos e tamanhos - e incluem desenhos feitos por testemunhas.
Um homem disse à polícia que vomitou e adquiriu "um distúrbio de pele" depois que um estranho "tubo de luz" envolveu o seu carro no Vale de Ebbw, no País de Gales, no dia 27 de janeiro de 1977.
Em outro caso, um óvni visto por policiais de Skegness, no leste da Inglaterra, foi filmado.
A aparição foi informada à guarda costeira, que alertou embarcações no Mar do Norte. A tripulação de um barco disse que viu mais óvnis.


---

Repórter fez vigília em Cariré

      O radialista Clevis Oliveira, apresentador do programa “ Plantão Alerta” , que vai ao ar na Rádio Tupinambá AM de Sobral, das 22:00 ÀS 00:00h, fez uma vigília ufológica em Cariré  depois de seu programa, ficando lá até as três horas de hoje e não viu nada relacionado a Óvnis

OVNI persegue veículo de empresário em Sobral

Texto: JânderMagalhães

A onda de avistamentos de objetos na zona norte do estado do Ceará, com recorrentes registros nos últimos 30 dias, a cada dia apresenta novidades.

O caso mais recente descoberto e investigado pelo nosso centro foi um contato de um conhecido empresário da cidade de Sobral, com um relato incrível.

As primeiras informações dão conta de que ao se dirigir a uma localidade do município de Sobral/CE denominada Marrecas, o empresário, que dirigia sua caminheta SUV, foi acompanhado por uma forte luz que parou sobre seu carro, a poucos metros. Nesse momento, o veículo desligou inexplicavelmente o motor e o rádio para surpresa do empresário e logo em seguida alçou vôo.

Na manhã desta quarta-feira, 18, o CSPU fez contato direto com o empresário e agendou uma entrevista para amanhã, 19, onde serão colhidos detalhes e aplicada uma ficha de investigação e registro do Centro. Todas as informações sobre esta investigação serão publicadas aqui mesmo no blog.

Outro caso que está sendo investigado diz respeito a suposta marca de pouso de uma nave na localidade de Anil,  município de Cariré. Uma das iniciativas pensadas pelo CSPU nos dois casos foi a medição do nível de radiação, tanto do local do suposto pouso como do veículo do empresário, análise que só é possível ser feita com um aparelho chamadmo "Medidor Geiger".

Na tarde desta terça-feira, o CSPU manteve contato com uma professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú para consulta sobre a disponibilidade do equipamento, a qual ficou de nos dar uma retorno ainda esta semana.

As investigações do CSPU continuam, agradecemos todas as mensagens que chegam ao nosso Centro e o incentivo dado por todos. Participem conosco, enviando mensagens, materiais para análise e relatos.

sábado, 14 de agosto de 2010

TV Diário exibiu reportagem com o CSPU

Foi ao ar na tarde deste sábado, 14/08/2010, reportagem sobre as aparições na região norte do estado do Ceará.
O programa "Os Malas e a Lei" foi exibido pela TV Diário e teve como referência a fala do Presidente do CSPU, Jacinto Pereira e de Jânder Magalhães, ufólogo do Centro.
Sobre o conteúdo da matéria, o Centro parabeniza do jornalista Júnior Diniz pelo excelente material apresentado, com uma visão bem imparcial e dando oportunidade às testemunhas de falarem sobre os avistamentos de forma séria.
Um dos pontos altos da reportagem foi quando o repórter exibiu o provável local de pouso de uma suposta aeronave. O CSPU agendou visita ao local e deve trazer novidades na próxima semana.
Quanto à exibição da matéria, aguardamos a entrega do material no início da semana para posterior publicação aqui no blog.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CSPU desvendando a Operação Prato I

Texto: Jânder Magalhães

Pouquíssimos casos ufológicos na história de nosso país tiveram tantas evidências claras e substanciais quanto a "Operação Prato" ou "Chupa-chupa", considerada também pelo CSPU como um caso clássico.

Pouco divulgada pela mídia, conhecida por uma parcela ínfima da população brasileira, este caso pode ser até mesmo considerado uma das grandes causuísticas ufológicas mundiais.

Mas o que esse caso tem de tão impressionante?

Bem, essa pergunta não será respondida pelo CSPU, fizemos questão de respondê-la através de um vídeo do comandante desta operação, o Coronel da Aeronáutica Uyrangê Holanda, encontrado morto misteriosamente em seu apartamento em meados da década de 1980, poucos anos após o término da operação e ele buscar a imprensa para falar do caso.

Confira esta primeira parte da entrevista e tire suas próprias conclusões:

CSPU na TV Diário

As aparições ocorridas na região norte do Estado do Ceará, relatadas em postagem pelo nosso blog nesta semana, tiveram grande repercussão, levando a imprensa a dar crédito aos avistamentos.

A entrevista concedida pelo Presidente do CSPU Jacinto Pereira e pelo ufólogo do Centro, Jânder Magalhães, fará parte da matéria que irá ao ar no início da tarde deste sábado, 14/08/2010, na TV Diário para todo território nacional e parte da América do sul.

Após a conversa com nossa equipe, o jornalista Júnior Diniz, responsável pela matéria, visitou algumas localidades da região, como os municípios de Santana do Acaraú, Massapê e o próprio Cariré. Segundo informações do repórter e do cinegrafista JC Braga, os relatos foram fortes, inclusive com uma pessoa afirmando ter visto uma nave realizar um pouso, com local apontado pela própria testemunha.

O nome do programa da TV Diário é "Os Malas e a Lei", atualmente apresentado pelo próprio Júnior Diniz, e vai ao ar 12h30 deste sábado, sintonizem e acompanhem mais esse momento de destaque da ufologia nacional

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OVNI é visto em Pretória, África do Sul

Um objeto voador não identificado (OVNI), que, aparentemente, consistia de três luzes brilhantes, surpreendeu os moradores de Booysens em Pretória, por duas noites consecutivas por várias horas.
Engela van der Spuy, 67, que vive na rua Attie em Booysens , viu o estranho conjunto de luzes por duas noites seguidas. "Eu não estou dizendo que são homenzinhos verdes do espaço", disse Van der Spuy.

"Nós só queremos saber o que é." Van der Spuy viu o OVNI pela primeira vez a Oeste na noite da quarta-feira, 21 de julho, logo depois do por do sol.
"Eu não consegui distinguir a forma do objeto, pois as três luzes eram muito brilhantes, mas parecia o formato de um coração, porque havia duas luzes no alto, uma luz azul no lado esquerdo e uma luz verde esmeralda no lado direito, com uma grande luz brilhante branca debaixo dela", disse.

Segundo ela, o OVNI pairou no ar por duas horas sem se mover e, em seguida, aproximadamente às 20:30 hs , lentamente começou a se mover para baixo, em diagonal para a esquerda, desaparecendo por detrás do horizonte.

Na quinta-feira, o OVNI apareceu novamente pouco depois do sol e às 20:30 hs. novamente começou a se mover para baixo antes de desaparecer.
"Liguei para todos os vizinhos e nós olhamos juntos, mas ninguém conseguia descobrir o que poderia ser. Tudo o que sabemos, é que ele definitivamente não era uma estrela ou um avião normal".

Henrico Swart, 19, vizinho de Engela, viu o OVNI através de binóculos, e ficou estupefato." Tem que ter uma forma muito estranha, porque mesmo através dos binóculos eu não consegui distinguir a forma ", disse Swart. "Tudo que você podia ver, eram três luzes brilhantes".

Na investigação, o porta-voz da delegacia de Hércules, o Planetário de Joanesburgo e a Força Aérea Sul Africana foram incapazes de explicar o fenômeno.

"Eu não acho que é um disco voador, porque nós teríamos sido capazes de ver a forma de disco. Isso é algo ainda mais estranho", disse Van der Spuy.
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: News 24.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aeronáutica regulamenta o que fazer com notificações de óvnis no Brasil

Pelo texto, comando deve apenas registrar e encaminhar 'ocorrências' .
Destino final das notificações sobre óvnis é o Arquivo Nacional.

Do G1, em São Paulo

 

Uma portaria publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União regulamenta como a Aeronáutica deve proceder com notificações de "objetos voadores não identificados" (óvnis) no espaço aéreo brasileiro. De acordo com o documento, o Comando da Aeronáutica (Comaer) deve restringir sua atuação neste campo ao registro de ocorrências e ao encaminhamento desses registros para o Arquivo Nacional.

O texto, portaria 551/GC3, de 9 de agosto de 2010, aponta ainda o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) como responsável por receber e catalogar as notificações referentes a óvnis. Os registros ("relatados por usuários dos serviços de controle de tráfego aéreo") devem seguir para o Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (Cendoc), conforme determina a portaria.

O Cendoc, por sua vez, é indicado como responsável por arquivar cópias dos registros encaminhados e enviar os originais ao Arquivo Nacional.

Fazendeiro estraga agroglifo descoberto no domingo

ampliar

Judiação: agroglifo detectado no domingo é dilacerdado por tratores

Neste último domingo, 08 de agosto, apareceu uma das figuras mais formosas da temporada 2010 dos agroglifos na Inglaterra, em frente ao Pewsey White Horse, Wiltshire. Tratou-se de um grande desenho, composto por 40 círculos que iam desde pequenos até o maior, no que poderíamos considerar a zona norte desta figura.
Nas imagens, os vemos acompanhados de mais dois, bem menores, em sua periferia. Na parte interna, observamos que há duas grandes circunferências, que por sua vez abrigam a outros dois, maiores, parecendo ser o positivo e o negativo, que estão imersos em outro grande círculo. Lamentavelmente, horas após o aparecimento desta figura, ao chegarem ao local dos fatos, os pesquisadores se depararam com a surpresa de que os encarregados do terreno já estavam cortando o cultivo, dilacerando- o, como se vê na fotografia principal. Uma pena e perda sem tamanho.

Abaixo, as fotos conseguidas antes do ceifamento:

crédito: Pierre Beake

CropCircleConnector

CropCircleConnector

crédito: Matthew Williams

CropCircleConnector

CropCircleConnector

crédito: Matthew Williams

CropCircleConnector

CropCircleConnector

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Revista de Portugal solicita entrevista ao CSPU

Uma das principais revistas de Portugal, a revista "Sábado", entrou em contato com o CSPU recentemente para publicar uma entrevista sobre as atividades do nosso Centro.
A mensagem foi enviada pela jornalista portuguesa Patrícia Tadeia, interessada em saber detalhes do trabalho desenvolvido em Sobral pelo CSPU.
Esta não é a primeira vez que nosso Centro é procurado por entidades internacionais para solicitar esclarecimentos sobre as investigações e posicionamento do nosso grupo sobre relatos de aparecimentos e contatos com seres e objetos não-identificados.
Um grupo de americanos do estado de Nevada, filiados a entidade denominada Bigelow Aerospace, esteve em Sobral no ano de 2009 para participar de uma reunião do CSPU, e em outra oportunidade, participamos de uma entrevista a um programa de rádio na cidade de Sevilha, na Espanha, matéria publicada recentemente no blog.
Quanto ao contato com a revista "Sábado", foram enviadas respostas aos questionamentos da jornalista Patrícia Tadeia e aguardamos notícias sobre a publicação, a qual será divulgada aqui mesmo no blog, aguardem.

CSPU analisa material fotográfico de internauta

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo nosso Centro é a análise minuciosa de materiais que tivermos acesso e considerarmos relevantes sobre OVNI.
No início do mês de julho, um internauta nos enviou uma foto capturada nas proximidades de Sobral/CE, no dia 02/07/2010, por volta das 6h da manhã, ao nascer do sol, através de um aparelho smartphone. Ainda de acordo com o internauta, o objeto capturado na foto não foi visto a olho nu e se encontrava em posições diferentes em dois momentos, conforme publicamos abaixo:





Algumas características tornam o CSPU um grupo de destaque no meio ufológico e da sociedade em geral, aqui podemos destacar a seriedade do trabalho e a excelente qualificação de seus membros.
Para este material, o Presidente do Centro, Jacinto Pereira, solicitou o apoio do Membro Cláudio Dias, um cinegrafista profissional com trabalho desenvolvido em grandes emissoras do país. Especialista em produção de material audiovisual e uma referência na área, Cláudio Dias trabalha com material de última geração e para ele, assim como para o Centro, não é qualquer imagem que impressiona.
Após análise, o especialista emitiu seu parecer sobre o caso, esclarecendo a dúvida do internauta e de todos nós. Vejam o que disse Cláudio Dias após sua avaliação:

"Depois de analisar as fotos enviadas pelo internauta, ordenando-as pela numeração que tinha nas mesmas, fiz a sobreposição com a ajuda do "Photoshop", ajustando os elementos em comum da paisagem, e com isso pude observar a "trajetória" do ponto que aparece nas mesmas.
Pude
também pude verificar "sangramento de cores vermelhas", e obeservei que foram tiradas em pontos diferentes, a câmera não estava fixa, ou então foi usado recurso de "zoom".
Como as mesmas foram tiradas contra luz, e com minha experiência
em ótica e imagens contra luz feita por câmeras filmadoras, acredito tratar-se de reflexos dos raios solares nas lentes do equipamento, que ocasionou o "ponto", que se "moveu" em virtude da câmera não estar fixa, fato comum que ocorre quando cinegrafistas fazem imagens filmando o sol, gerando "pontos" e bolas coloridas, e imagens belíssimas como as que me mandou, impercetíveis a olho nu, como relata o internauta, que só percebeu depois.
Não se trata de OVNI, e sim, reflexo da luz solar nas lentes da câmera que foi usada para
fotografar, e o "ponto que se moveu", foi na realidade a câmera que foi movida, não estava fixa, ocasionando e efeito que pudemos visualisar.
Fiquemos atentos, e caso quera constestar minha análise, faça a experiência de fotografar o nascer ou o por do sol de frente, mudando só um pouco o ângulo da câmera ou mexendo no zoom, e com certeza aparecerão ponto ou pontos que parecem ser objetos voadores não identificados.

Após essa verdadeira "aula" de óptica e argumentos técnicos, o CSPU agradece a brilhante contribuição do nosso membro Cláudio Dias, responsável pelo blog REPLAY VÍDEO e coloca-se à disposição dos internautas para avaliar algum material que você julge interessante e com possibilidade de ser algum objeto não-identificado.
São por trabalhos como este que fazem do CSPU um dos grupos de maior credibilidade em nosso país.


TV Diário entrevista membros do CSPU

Os frequentes avistamentos ocorridos na região norte do Estado do Ceará nos últimos dois meses têm chamado muita atenção, não só da população local e dos membros do CSPU, mas também da imprensa.
Na tarde desta terça-feira, 10/8/2010, o Presidente do CSPU, Jacinto Pereira, e um membro da diretoria, Jânder Magalhães, foram procurados pela reportagem da TV Diário, emissora cearense de cobertura nacional, para falar sobre os avistamentos e o trabalho realizado pelo CSPU.
Sempre que são registrados casos de aparecimentos de luzes e objetos não-identificados, o nosso Centro é a primeira referência da imprensa, tendo em vista o sério trabalho desenvolvido por seus membros.
O responsável pela cobertura da TV Diário foi o renomado repórter Júnior Diniz (foto), que informou que visitará outras localidades e irá publicar a matéria nos próximos dias.
Uma cópia da matéria já foi solicitada e deve ser publicada em nosso blog para acesso de nossos internautas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Relatos de ovnis divulgados pelo governo britânico

O Arquivo Nacional do Reino Unido divulgou na quinta-feira um novo lote de documentos secretos sobre casos de objetos voadores não identificados (ovnis).  Os arquivos contêm dezenas de relatos de ovnis entregues ao ministro da Defesa entre 1995 e 2003. Entre os documentos, está esse esboço de um relato de um objeto em forma de U visto em Edimburgo em outubro de 1995  Foto: Divulgação
O Arquivo Nacional do Reino Unido divulgou na quinta-feira um novo lote de documentos secretos sobre casos de objetos voadores não identificados (ovnis). Os arquivos contêm dezenas de relatos de ovnis entregues ao ministro da Defesa entre 1995 e 2003. Entre os documentos, está esse esboço de um relato de um objeto em forma de "U" visto em Edimburgo em outubro de 1995

Segundo a BBC, entre os inúmeros documentos, está um que indica que o ex-primeiro-ministro Winston Churchill (esq.), ordenou que os casos ficassem ocultos durante 50 anos as supostos registros de objetos ovnis pela Força Aérea, para não provocar pânico. Ele e o presidente americano Dwight Eisenhower teriam inclusive ocultado uma imagem de ovnis feita pela tripulação de um avião da força aérea (leia mais no link abaixo)  Foto: Divulgação

Segundo a BBC, entre os inúmeros documentos, está um que indica que o ex-primeiro- ministro Winston Churchill (esq.), ordenou que os casos ficassem ocultos durante 50 anos as supostos registros de objetos ovnis pela Força Aérea, para não provocar "pânico". Ele e o presidente americano Dwight Eisenhower teriam inclusive ocultado uma imagem de ovnis feita pela tripulação de um avião da força aérea (leia mais no link abaixo)

Uma representação de um objeto triangular, que lembra uma aeronave invisível ao radar, também estava entre os arquivos  Foto: Divulgação

Uma representação de um objeto triangular, que lembra uma aeronave invisível ao radar, também estava entre os arquivos

Mapa mostra a distribuição de relatos entre 1995 e 2000  Foto: Divulgação

Mapa mostra a distribuição de relatos entre 1995 e 2000

Registro de um pequeno foguete e outra aeronave que foram vistos em 1984  Foto: Divulgação

Registro de um "pequeno foguete" e outra aeronave que foram vistos em 1984

Este ovni triangular teria sido visto em Durham  Foto: Divulgação

Este ovni triangular teria sido visto em Durham

Esta formação circular de luzes foi relatada por um morador de Bristol em 1996. De acordo com o governo britânico, há uma possível conexão com um aparato de laser  Foto: Divulgação


Esta formação circular de luzes foi relatada por um morador de Bristol em 1996. De acordo com o governo britânico, há uma possível conexão com um aparato de laser

Estas luzes foram relatadas por uma pessoa que dizer tê-las visto em uma localidade próximo a Bristol, na véspera de Natal de 1995  Foto: Divulgação

Estas luzes foram relatadas por uma pessoa que dizer tê-las visto em uma localidade próximo a Bristol, na véspera de Natal de 1995

Esse desenho representa um ovni que teria sido visto em Manchester e estaria relacionado a outro caso de objeto visto a partir de um avião 737. A pessoa que relatou ter visto do chão, disse que o ovni tinha 20 vezes o tamanho de um campo de futebol. Um ufologista investigou o caso para o governo e disse que o relato não parecia ser verdadeiro  Foto: Divulgação

Esse desenho representa um ovni que teria sido visto em Manchester e estaria relacionado a outro caso de objeto visto a partir de um avião 737. A pessoa que relatou ter visto do chão, disse que o ovni tinha "20 vezes o tamanho de um campo de futebol". Um ufologista investigou o caso para o governo e disse que o relato não parecia ser verdadeiro

Este desenho foi feito por uma pessoa que disse ter visto um disco voador sobre uma plantação de milho em East Grinstead, Surrey  Foto: Divulgação

Este desenho foi feito por uma pessoa que disse ter visto um disco voador sobre uma plantação de milho em East Grinstead , Surrey

Neste caso, a pessoa que enviou o relato disse que o ovni parecia uma estação espacial, com luzes coloridas. O caso supostamente ocorreu em Crumlin, Gwent, em março de 1998  Foto: Divulgação

Neste caso, a pessoa que enviou o relato disse que o ovni "parecia uma estação espacial", com luzes coloridas. O caso supostamente ocorreu em Crumlin, Gwent, em março de 1998

Mais um caso de ovni triangular. Nesse caso, a análise levou a mencionar que o caso seria realmente relacionado a uma aeronave militar invisível a satélites, assim como em outros relatos  Foto: Divulgação

Mais um caso de ovni triangular. Nesse caso, a análise levou a mencionar que o caso seria realmente relacionado a uma aeronave militar invisível a satélites, assim como em outros relatos

Neste caso, a pessoa que enviou o relato diz ter visto o ovni em Irvine, na Escócia  Foto: Divulgação

Neste caso, a pessoa que enviou o relato diz ter visto o ovni em Irvine, na Escócia

Julio Barone Neto

CSPU investiga OVNI em Cariré

Notícias sobre aparecimento de luzes desconhecidas realizando evoluções nos céus do distrito do Jucá, município de Cariré, localizado há aproximadamente 250 Km de Fortaleza, chegaram ao conhecimento do CSPU na manhã desta segunda-feira, 09/08/2010. (foto: estrada que liga a sede do município à localidade de Jucá)

Segundo as primeiras informações, os avistamentos teriam iniciado há aproximadamente três semanas entre as localidades do Jucá e Anil, ambas no município de Cariré. O jovem Danilo Castro, filho de uma liderança local, afirmou ter visto luzes recentemente quando andava pela região no período da noite, 22h30, próximo ao leito do rio, numa aparição que demorou por volta de 10 minutos "com luzes clareando para o chão" como afirma. Outros relatos de avistamentos são registrados nesta mesma região durante o mesmo período, com uma curiosidade toda particular, as aparições são registradas sempre próximas ao leito do rio Acaraú, que corta a região.

O CSPU já iniciou seus procedimentos de levantamento do caso e em breve trará mais informações sobre o caso Cariré.

Churchill ordenou sigilo sobre visões de ovnis para evitar pânico

Segundo especialistas "a maior parte do material de arquivo dos anos 50 foi destruída"

EFE

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill ordenou que ficassem ocultos durante 50 anos as supostos registros de objetos voadores não identificados (ovnis) pela Força Aérea, para não provocar "pânico na população".

A informação surgiu em uma série de documentos do Ministério da Defesa britânico que acabam de se tornar públicos e que documentam a seriedade com a qual o tema foi tratado em círculos dos serviços de inteligência, informa a "BBC".

O Governo de Londres chegou a encarregar um comitê de analistas em questões de inteligência a apresentar um relatório semanal sobre registros de ovnis. Segundo um desses especialistas chamado Nick Pope, citado hoje pela "BBC", "a maior parte do material de arquivo dos anos 50 foi destruída".

"Mas um cientista cujo avô era um dos seguranças de Churchill disse que ele e (o então presidente dos Estados Unidos Dwight) Eisenhower decidiram ocultar do público uma extraordinária imagem de ovnis pela tripulação de um avião da Royal Air Force que retornava de um bombardeio", disse Pope.

"O motivo da ocultação é que Churchill achava que poderia causar pânico em massa ou transtornar os ideais religiosas do povo", afirmou.

Entrevista do CSPU à Rádio Sevilla 91,6 / Espanha

Neste Podcast, um dos momentos marcantes dos trabalhos do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas, onde o membro do Centro Jânder Magalhães presta entrevista ao Programa "A Traves del Cristal", apresentado por Antonio Perreio e J. Jimenez pela Rádio Sevilla 91,6, diretamente da Espanha.

Na entrevista, acontecida no dia 30/10/2008, sexta-feira, o entrevistado fala do trabalho do CSPU e do encontro realizado naquela data em Sobral, quando houve uma palestra do Presidente Jacinto Pereira sobre a ufologia no planeta e outra sobre fraude em ufologia, proferida pelo próprio Jânder Magalhães.

A entrevista acontece toda em espanhol, porém é possível compreender bem o que falam os apresentadores e o entrevistado, numa conversa que gira em torno de 18 minutos, escutem e lembrem-se de deixar seus comentários.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Podcast da Reunião de julho do CSPU

Nosso Centro inaugura uma nova fase, democratizando os trabalhos desenvolvidos e consolidando a seriedade do grupo.
O Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas/CSPU reune-se periodicamente, sempre na última sexta-feira de cada mês, quando seus membros discutem causísticas, analisam material e buscam dar a ufologia seu devido reconhecimento.
Neste novo momento, o CSPU compartilha com os internautas que visitam nosso blog a íntegra do áudio de suas reuniões.
No link abaixo e em formato Podcast, você poderá escutar toda nossa reunião acontecida no dia 30/08/2010, onde houve apresentação do membro do Centro e Oficial aposentado da Polícia Militar do Ceará, Danúsio Melo, que fez uma palestra e expôs material sobre a ufologia voltada para o espiritismo.
No segundo momento, Jacinto Pereira, Presidente do CSPU, fala sobre sua visita à residência de um dos maiores ufólogos do país, Reginaldo de Athayde, sendo este assunto dividivo em duas partes, com a primeira apresentada neste programa.
Vale ressaltar que o Centro tem como tendência a investigação voltada para ufologia científica, sendo o material apresentado por Danúsio Melo uma visão pessoal, não representando a posição oficial do CSPU sobre o assunto.
Lembramos que o formato Podcast não necessita que seja feito download de nenhum material, embora seja possível, bastando clicar na seta abaixo para escutá-lo, e lembre-se de deixar seu comentário sobre o material.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Extraterrestres e discos voadores “aterrissam” no Shopping Aldeota

Existe vida em outro planeta? Essa questão ainda não foi respondida pela ciência, mas o Shopping Aldeota apresenta um pouco desse tema que fascina muitos e amedronta outros. No “Labirinto Alienígena”, crianças, jovens e adultos se divertem ao buscar a saída de um grande labirinto. Curiosidade, determinação e, principalmente, coragem são os pré-requisitos para essa diversão. O Espaço está instalado no piso L4 do Shopping entre os dias 23 de julho e 23 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 14 horas às 22 horas e aos sábados, domingos e feriados das 12 horas às 22 horas. A entrada custa R$ 8 e clientes Aldeota Class pagam R$ 6.

No espaço temático, ET´s, ovnis e personagens inspirados em filmes, imaginário popular e casos ufológicos são as atrações principais de um labirinto com inúmeras divisórias, atalhos e passagens secretas. O espaço também é dividido em salas temáticas: experiências entre extraterrestres e seres humanos, autópsias dos seres de outros planetas, e greys, pequenos seres que correspondem com as especulações humanas – olhos grandes, pele amendoada e cabeça gigante, desproporcional ao corpo.

Serviço:

Labirinto Alienígena no Shopping Aldeota

Data: De 23 de julho a 23 de agosto

Local: Piso L4 do Shopping Aldeota (Av. Dom Luis, 500)

Funcionamento:

Segunda à sexta-feira – das 14 horas às 22 horas

Sábados, domingos e feriados – das 12 horas às 22 horas

Entrada: R$ 8 e R$ 6 para clientes Aldeota Class. O Labirinto não é recomendado para gestantes e hipertensos. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas dos pais ou de responsáveis.

COM AD2M Larissa <larissaviegas@ad2m.com.br>

CSPU na era do Podcast

Compreendendo a necessidade de adaptar-se às novas tecnologias, o CSPU disponibilizará a partir deste mês as audições de suas reuniões ordinárias em formato de Podcast.
Todas as reuniões serão gravadas e posteriormente editadas, quando então serão disponibilizadas no blog para que você, internauta, possa escutar tudo que foi discutido em reunião.
Podcasts são arquivos de áudio facilmente carregáveis e sem necessidade de downloads para se escutar na web, porém, ele pode ser baixado e ouvido em aparelhos MP3 ou outros equipamentos, tudo isso gratuitamente.
A reunião ocorrida dia 30/07/2010, que teve apresentação do oficial da polícia e membro do Centro, Danúsio Melo, e a visita de membros ao ufólogo Reginaldo de Athayde, foi gravada e está passando por um processo de edição e ainda esta semana estará disponível no blog do CSPU, aguardem!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Hacker mostra sistema capaz de interceptar chamadas de 80% dos celulares do mundo

Um hacker tornou pública uma façanha: interceptar ligações de 80% dos celulares de todo o mundo. Do que ele precisa? Apenas um equipamento de US$1.500.

Chris Paget, um pesquisador de segurança, já havia mostrado que é possível hackear à distância tags de identificação de rádiofrequência (RFID). Dessa vez, o pesquisador criou uma torre falsa de telefonia celular do sistema GSM, protocolo utilizado por 80% dos celulares do mundo e também pelas operadoras norte-americanas T-Mobile e AT&T.

Paget afirma que a demontração não é um ataque malicioso, mas que tem o objetivo de levar a conhecimento do público o quanto a rede de telefonia celular é vulnerável. Militares e agências de inteligência podem interceptar chamadas utilizando escutas telefônicas. Porém, o pesquisador mostra que não é necessário um grande equipamento para hackear chamadas.

Basicamente, Paget utilizou duas antenas de grandes dimensões e um laptop equipado com outros equipamentos. O sistema desativa a criptografia do sistema e da rede GSM e não envia uma mensagem de aviso ao usuário, que pode não ter ideia de que suas chamadas estão sendo interceptadas.

A Comissão Federal de Comunicações entrou em contato com Paget antes da demonstração pública, questionando se ele estaria violando leis sobre escutas telefônicas. O pesquisador, por sua vez, procurou a ajuda da Electronic Frontier Foundation antes de mostrar o processo. No dia da apresentação, cartazes foram colocados avisando os convidados de que algumas chamadas feitas na área seriam interceptadas durante a demonstração.

Apenas alguns minutos de monitoramento foram suficientes para que o aparelho detectasse 15 chamadas na rede, feitas por pessoas que estavam na apresentação. Um gerador de ruídos também poderia ser facilmente criado, segundo Paige, para perturbar as chamadas de uma área determinada. No entanto, preferiu não fazer isso, pois poderia derrubar a cobertura de celulares de grande parte de Las Vegas. 

De acordo com ele, o processo não está sendo criado por ele. É algo que existe e, por enquanto, não há nenhuma maneira de se defender.
 
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/hacker-mostra-sistema-capaz-de-interceptar-chamadas-de-80-dos-celulares-do-mundo/13165

domingo, 1 de agosto de 2010

A reunião do CSPU foi muito boa

 

Quero agradecer aos que compareceram ao nosso encontro mensal de ufologia. A palestra do companheiro Danúsio Melo foi interessantíssima, pudemos ver como  o seu grupo de espíritas trabalham com a Ufologia. Também  foi importante mostrar em vídeo, o acervo do Centro de Pesquisa Ufológica-CPU de Fortaleza.  Os compareceram a esta reunião, vão poder ouvir o que se passou lá, pois o Jander Magalhães gravou e o áudio será disponibilizado neste Blog. Aguardem.

Abraço

Jacinto Pereira