sábado, 14 de março de 2009

Ufólogos acham que E.T. é 'realista'

Para especialistas, E.T.s de verdade podem se parecer com personagem do filme. Personagem foi baseado em "colagem de relatos", diz ufólogo.

O cabeçudo e pescoçudo E.T. do filme de Steven Spielberg é aquilo que os americanos chamam de B.E.M. - Bug Eyed Monster, ou monstro com olhos de inseto. É ficção, mas ufólogos garantem que, caso os E.T.s realmente existam, não devem ser muito diferentes do simpático alienígena do filme de Spielberg.

"O personagem do filme se baseia em uma colagem de relatos reais", explica Jeferson Martinho, editor do portal mais antigo da internet brasileira sobre Ufologia (estudo de dados relacionados a objetos voadores não identificados, OVNIs, ou UFOs, em inglês). Martinho lembra também de outra obra do diretor americano, "Contatos imediatos de terceiro grau", que levou em conta estudos de Allan Hynek, um estudioso que criou a expressão que dá título ao filme.

Se em "Contatos" Spielberg não deixa claro tratar-se de alienígenas, em "E.T." ele "dá uma nova identidade à imagem que geralmente fazíamos dos E.T.s", afirma Martinho, que considera o filme um dos melhores a tratar do assunto.

Ufólogo há 41 anos, o engenheiro e co-editor da revista UFO, Claudeir Covo, de 57 anos, também gosta do filme de Spielberg. "Desde a década de 50 do século passado, a grande maioria dos filmes produzidos sobre ETs chegando à Terra batia sempre na mesma tecla, ou seja, de que os E.T.s queriam invadir o nosso planeta e escravizar os seres humanos. De repente, surge o filme "E.T. - o extraterrestre", no qual a criatura é quase humana, dócil e com a simplicidade de uma criança. Isso marcou muito os ufólogos."

Para Covo, "infelizmente, ainda hoje têm pessoas que acreditam que a qualquer hora seremos invadidos e escravizados por E.T.s, o que não é verdade. Existem registros de que eles nos visitam há mais de 40 mil anos e nunca invadiram o nosso planeta, conseqüentemente, não farão isso agora. Eles vêm e vão, sempre pesquisando a vida aqui."

Covo também acha que o E.T. mostrado no filme é uma possibilidade. "Dizem que têm muitos E.T.s do tipo beta - parecido com os seres humanos - vivendo em nosso meio. Mas, nesses 41 anos de pesquisa, nunca tive uma prova concreta de E.T.s vivendo aqui na Terra."
Mesmo gostando do E.T. bonzinho, Covo acredita que os E.T.s não são bons nem maus. "Esse conceito é muito terrestre. Eu acho que eles são neutros, frios e calculistas."

Apesar do sucesso de "E.T. - o extraterrestre", o filme sobre o assunto que mais arrecadou na história mostra os alienígenas como vilões. "Independence day" está alguns milhões à frente de "E.T.", na 16ª posição entre os filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL50164-7086,00.html

Postado por: Jacinto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário