sábado, 12 de abril de 2025

Óvni Hoje: Uma visão medieval dos OVNIs no Kosovo


No coração do Kosovo, entre as montanhas que separam os tempos modernos da história profunda, fica o Mosteiro Vysokie Dečani. Um testemunho majestoso da arte ortodoxa sérvia do século XIV e, ao mesmo tempo, o cenário de um enigma que desafiou historiadores, teólogos e ovniólogos.

Renderização em 3D de parte do afresco, gerada por IA.

Foi em 1964 que um jovem estudante da Academia Iugoslava de Arte, Alexander Paunovich, apontou sua câmera para um dos afrescos da igreja do mosteiro: a Crucificação de Cristo. O que ele viu depois, quando revelou as fotografias em casa, o deixou perplexo. Nos cantos superiores da pintura, duas figuras inusitadas parecem pilotar cápsulas ou veículos aéreos com detalhes que nenhum artista medieval poderia imaginar.

Um dos supostos “pilotos” parece estar manobrando com uma mão o que parece ser um controle, enquanto vira a cabeça, como se estivesse observando um perseguidor. A outra, no lado oposto, se funde com uma estrutura que lembra — perigosamente — uma nave com luzes laterais.

O personagem parece estar tocando em algo enquanto olha para trás.
Detalhe da pintura mostrando algo estranho

Para muitos observadores, esses não são simplesmente elementos simbólicos do Sol e da Lua, como afirmam os monges do mosteiro. Elas são, de acordo com uma crescente comunidade de pesquisadores, representações impossíveis de objetos voadores não identificados. Naves que, segundo os defensores desta hipótese, não pertencem à imaginação de um pintor devoto… mas sim a outra fonte, menos desconhecida.

Uma imagem que não deveria existir

Análises subsequentes descartaram qualquer falsificação ou alteração moderna. As pinturas, assim como os demais afrescos em Vysokie Dečani, foram feitas há mais de 650 anos, usando técnicas e pigmentos verificados por especialistas. A perplexidade aumentou quando outra cena próxima foi examinada, a chamada “Descida ao Inferno“, onde Cristo aparece dentro de uma estrutura semelhante a uma cápsula, cercada por aletas triangulares que lembram assustadoramente os estabilizadores de uma bomba moderna ou módulo de escape.

Outra cena perturbadora.

Para os olhos de hoje, treinados em séculos de tecnologia e ficção científica, a imagem parece menos uma alegoria espiritual e mais uma janela para o impossível.

A IA reinterpreta afrescos

Recentemente, artistas digitais usaram inteligência artificial para recriar esses supostos dispositivos retratados nos afrescos. O resultado é impressionante: as figuras assumem dimensões tridimensionais que lembram cápsulas espaciais, drones avançados e até veículos de reconhecimento. Essas reinterpretações, longe de resolverem o mistério, apenas o aprofundam. Estamos projetando nossos medos e esperanças tecnológicas em uma pintura medieval? Ou há algo mais?

Enquanto isso, os monges de Vysokie Dečani permanecem imperturbáveis. Para eles, os afrescos são simples símbolos teológicos, encarnações do eclipse solar e do terremoto que, segundo os evangelhos apócrifos, sacudiu a terra durante a crucificação. Mas os detalhes não fazem muito sentido: a Lua, por exemplo, não deveria estar visível durante um eclipse solar na Páscoa, quando a Lua está cheia.

A IA nos permite explodir um dos objetos misteriosos pintados na Crucificação de Cristo exibidos pelo Mosteiro de Visoki Dečani, desde 1350″Josep Guijarro

E então surge uma pergunta que beira o profano

O que aquele pintor do século XIV viu que decidiu incluir em sua obra algo tão fora do lugar quanto um piloto no céu?

Embora vários nomes de artistas apareçam assinados nas paredes do mosteiro — Longin, Srdj, Conde Vuk, entre outros — nenhum foi definitivamente associado a este afresco em particular. Sua autoria, assim como sua inspiração, permanece nas sombras. Foi um sonho, uma visão ou uma história passada de geração em geração que finalmente encontrou seu lugar na parede de uma igreja?

A verdade é que, sete séculos depois, essas figuras continuam pairando sobre a cena da crucificação, desafiando crentes e céticos, como testemunhas silenciosas de algo que não deveria estar ali.

Ou talvez, algo que sempre esteve lá… esperando que olhemos novamente.

(Fonte-EM)

Fonte:  https://www.ovnihoje.com/2025/04/11/uma-visao-medieval-dos-ovnis-no-kosovo/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_source_platform=mailpoet&utm_campaign=ovni-hoje-newsletter-total-artigos-neste-e-mail_1

 

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