Já ouviu falar da mensagem de Arecibo? Transmitida para possíveis formas de vida extraterrestres pelo SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) em 1974, o assunto não é um dos mais comentados atualmente. Tudo consiste em pequenas mensagens cifradas enviadas por um radiotelescópio de nome Arecibo, a uma distância de 25.000 anos-luz, com direção a um agrupamento estelar específico. Contudo, tais formas de comunicação não tiveram respostas comprovadas.
Hoje, os astrofísicos Dimitra Atri, Julia DeMarines e Jacó Haqq-Misra têm uma possível solução, que permite a comunicação com alienígenas: "As transmissões do SETI aumentaram em conteúdo e complexidade, mas a falta de um protocolo fixo deixou tudo desorganizado ou com mensagens cifradas difíceis de serem interpretadas", disseram os astrofísicos em entrevista ao TGdaily.
Os três criaram um novo padrão para a codificação do sinal, o comprimento da mensagem e o conteúdo da mesma. Eles sugerem a utilização de novas frequências e algoritmos simples. Outra grande ideia do grupo é um site interativo, onde pessoas do mundo inteiro podem trocar mensagens baseadas no protocolo entre si. Assim, seria possível enviar mensagens mais adequadas para fora da Terra, levando em conta a possível diversidade cultural de outro planeta.
Se isso dará certo ou não, é impossível ter certeza, mas é bem legal ver alguém tomando novas atitudes depois de 37 anos.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/nova_forma_de_comunicacao_com_extraterrestres
Nenhum comentário:
Postar um comentário