quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Óvni Hoje: O Sol provocou a erupção solar mais forte de 2025, causando apagões de rádios em toda a África e Europa.


A erupção de classe X5.1 da mancha solar AR4274 é a erupção solar mais poderosa deste ano e a Terra está na linha de fogo.

O Sol provocou a erupção solar mais forte de 2025
A erupção de classe X5.1 da mancha solar AR4274 marca a erupção solar mais poderosa deste ano, e a Terra está na linha de fogo. (Crédito da imagem: Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA)

O Sol entrou em erupção de forma espetacular na manhã de 11 de novembro, desencadeando uma grande erupção solar de classe X5.1, a mais forte de 2025 até agora e a mais intensa desde outubro de 2024.

A erupção atingiu o pico às 10h GMT na mancha solar AR4274, que tem apresentado intensa atividade nos últimos dias. A explosão provocou fortes apagões de rádio (nível R3) na África e na Europa, interrompendo as comunicações de rádio de alta frequência no lado iluminado do planeta.

Essa explosão é a mais recente de uma série de intensas erupções solares da AR4274, que também produziu uma erupção de magnitude 1,7 em 9 de novembro e uma de magnitude 1,2 em 10 de novembro… A EMC liberada também pode se juntar ao fenômeno, enquanto se desloca em direção à Terra a 7 milhões de km/h. A NOAA prevê que a EMC poderá impactar a Terra por volta do meio-dia de 12 de novembro. Com essa terceira EMC adicionada ao cenário, é possível que experimentemos condições severas de tempestade geomagnética (G4).

As erupções solares são classificadas por intensidade em cinco classes: A, B, C, M e X, sendo que cada nível representa um aumento de dez vezes na produção de energia. As erupções solares de classe X são as mais poderosas, e o número após o X descreve a intensidade da erupção. Com X5.1, esta última erupção está entre as mais intensas da escala.

A erupção enviou uma onda de raios X e radiação ultravioleta extrema em direção à Terra, ionizando a atmosfera superior e causando degradação generalizada do sinal de rádio. Fortes interrupções de rádio (R3) foram registradas na África e na Europa.

Essa região ativa se tornou uma das produtoras de erupções solares mais prolíficas do Ciclo Solar 25, marcando um pico intenso no que já foi uma semana extraordinária para a atividade solar.

A ejeção de massa coronal (CME) liberada durante a erupção solar X5.1 deverá atingir a Terra em 12 de novembro. De acordo com a NOAA, a CME poderá desencadear condições de tempestade geomagnética severa (G4) em 12 de novembro.

(Fonte)

Fonte:  https://www.ovnihoje.com/2025/11/12/o-sol-provocou-a-erupcao-solar-mais-forte-de-2025/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_source_platform=mailpoet&utm_campaign=ovni-hoje-newsletter-total-artigos-neste-e-mail_1

Nenhum comentário:

Postar um comentário