Há muitas pesquisas sobre o tema, mas não
há uma resposta unânime. E, de acordo com um novo artigo, as chances d a
vida ter surgido por puro acaso na Terra são tão pequenas que é
possível que nosso planeta tenha sido semeado por “extraterrestres
avançados”.
Embora o professor de biologia de sistemas do Imperial College London, Robert Endres, admita que o surgimento da vida ainda pode ter sido o resultado de reações químicas que passaram de arranjos altamente desordenados para arranjos ordenados, como relata o Universe Today, ele também deixa em aberto essa possibilidade muito mais exótica.
A hipótese de que “alienígenas fizeram isso violaria a navalha de Occam“, admitiu Endres em seu artigo ainda não revisado por pares, mas ele se recusa a descartá-la como uma “alternativa especulativa, mas logicamente aberta“.
Panspermia, como você deve se lembrar, é a teoria de que a vida se espalhou pelo universo por meio de planetoides, asteroides ou outros objetos naturais. Levando a ideia um passo adiante, você chega à “panspermia dirigida“: a hipótese de que uma civilização extraterrestre deliberadamente trouxe vida à Terra.
A teoria foi proposta pela primeira vez no início da década de 1970 para explicar a incrível improbabilidade da vida na Terra. Mesmo na época, os autores — incluindo o biólogo molecular Francis Crick, famoso pela descoberta da estrutura helicoidal do DNA, e a química Leslie Orgel, do Instituto Salk de Estudos Biológicos — admitiram que “evidências científicas” eram “inadequadas” para “dizer qualquer coisa sobre a probabilidade“.
Para sua pesquisa, Endres desenvolveu uma “estrutura baseada na teoria da informação e na complexidade algorítmica” para estimar a “dificuldade de reunir informações biológicas estruturadas em condições pré-bióticas plausíveis“.
Ele concluiu que uma “sopa puramente aleatória“, composta de moléculas que eventualmente permitiram a formação da vida na Terra, era “muito perecível” e que “alguma forma de estrutura informacional pré-biótica deve preceder a evolução darwiniana“.
Endres também explorou a questão “irresistível” de se nosso planeta foi terraformado por outra espécie.
O artigo diz:
“Hoje, os humanos cogitam seriamente a possibilidade de terraformar Marte ou Vênus em revistas científicas. Se civilizações avançadas existem, não é implausível que tentem intervenções semelhantes — por curiosidade, necessidade ou planejamento.”
Ainda assim, ele admite que é uma aposta arriscada.
Endres escreveu:
“Invocar a terraformação acrescenta complexidade explicativa sem restrições.”
Ele acrescentou, referindo-se a um processo natural hipotético pelo qual a vida surgiria de matéria inanimada:
“E embora não possamos provar que a abiogênese é inevitável, ela permanece consistente com a termodinâmica.”
Fonte:https://www.ovnihoje.com/2025/09/14/a-terra-pode-ter-sido-semeada-por-extraterrestres-avancados/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_source_platform=mailpoet&utm_campaign=ovni-hoje-newsletter-total-artigos-neste-e-mail_1
Sugerido por: MaryH
Nenhum comentário:
Postar um comentário