quarta-feira, 4 de março de 2020

Depois de 50 anos abandonado no espaço satélite volta a enviar sinais


02/03/2020 Redação Vigília 0 comentários

Depois de 50 anos um satélite abandonado no espaço desde 1967 voltou misteriosamente a transmitir sinais. As notícias mexeram com a comunidade astronômica e os especialistas estão confusos sobre como e por que o satélite desatualizado voltou a ficar online.

O britânico Phil Williams, um radioastrônomo amador da Cornualha, foi o primeiro a captar os sinais do LES1, construído pelo MIT em 1965.

Williams notou um “som fantasmagórico” no sinal do satélite levando alguns a acreditar que ele poderia ter sido sequestrado por algum alienígena tentando se comunicar com a Terra.

Sinais do satélite abandonado

O LES1 foi lançado de Cabo Canaveral, na Flórida, em 11 de fevereiro de 1965, mas não cumpriu os objetivos de sua missão. Por conta da conexão incorreta dos circuitos ele nunca atingiu a órbita proposta e acabou fora de controle e inutilizado. Em 1967 ele deixou de transmitir em definitivo.

Phil Williams disse acreditar que uma falha de componentes fez com que o transmissor do satélite reiniciasse agora em 237MHz e voltasse a enviar sinais.

Entretanto, o LES1 só funciona quando a luz atinge seus painéis solares. Por isso, os sinais em repetições são enviados a cada quatro segundos, que é quando o equipamento gira e encontra a luz solar.

satélite volta a enviar sinais

De acordo com os cientistas do MIT, o LES1 foi enviado ao espaço mais de uma década antes da sonda Voyager-1. Esta segunda tinha como objetivo explorar os mundos externos do sistema solar.

Os equipamentos eletrônicos usados ​​na década de 1960 eram muito mais simples do que os usados atualmente, por isso, a retomada de transmissão da LES1 intrigou ainda mais os especialistas. Segundo eles, os componentes já deveriam ter virado lixo espacial.

Satélite transmite misteriosamente

Esta não é a primeira vez que uma sonda solar da NASA é perdida e encontrada novamente. Em 1998 a espaçonave do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), muito mais cara, desapareceu sem deixar rastos. SOHO parou de enviar sinais enquanto realizava a missão de observar o Sol.

Depois de quase 2 anos, misteriosamente, a espaçonave reapareceu. Os astrônomos então reestabeleceram contato enquanto ela girava imponente no espaço.

No caso de SOHO, uma falha no software teria levado ao mau funcionamento da nave. O satélite acabou por ser totalmente recuperado e continuou sua missão definida.

Fonte: https://www.vigilia.com.br/depois-de-50-anos-abandonado-no-espaco-satelite-volta-a-enviar-sinais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário