domingo, 15 de outubro de 2017

Suposta queda de OVNI no Chile: 19 anos de acobertamento.


A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Thiago Luiz Ticchetti - ufólogo/UFO researcher

Ontem às 11:49

Queda de OVNI no Chile: 19 anos de acobertamento.

Considerado por alguns o "Caso Roswell do Chile", a queda de um objeto desconhecido sobre o monte Las Mollacas, situado na região norte do Chile, completou 19 anos recentemente. Em 07 de outubro de 1998 a tarde estava quente quando numerosas testemunhas afirmam terem observado a queda de um objeto de cor prateada contra o monte, próximo a seu cume. A ocorrência gerou uma autêntica romaria à região de difícil acesso, fartamente cobertos pela imprensa chilena na ocasião. Boa parte das testemunhas, além de ufólogos que visitaram a região logo após o fato, descrevem que era comum observar brilhos estranhos no Las Mollacas nos dias imediatamente posteriores ao incidente.

Uma das testemunhas foi Raúl Flores, que disse: "Pude ver o objeto no monte, era parecido com um disco que refletia o Sol com brilho metálico, o vi junto a várias outras pessoas. Nunca havia visto nada parecido". Marco Antonio Gallardo, conhecido comunicador do país, igualmente afirmou ter visto o objeto, dizendo que soltava fumaça, era cilíndrico e com 3 ou 4 metros de diâmetro, com coloração vermelha. Em 09 de outubro alguns civis acompanharam um grupo de Carabineros, vindos de Paihuano, na tentativa de chegar ao local onde caiu o UFO. Não encontraram nada de anormal no lugar de difícil acesso, onde se chegava após seis horas de caminhada.

No dia seguinte, 10 de outubro, mais um grupo de Carabineros fez o trajeto até o local do incidente, desta vez acompanhado por funcionários do Grupo de Operações Especiais (GOPE) vindos de Santiago. O esforço foi tamanho que um dos cavalos usados, de nome Calambrito, morreu, e novamente nada se encontrou na região da suposta queda do UFO. Houve muita especulação a respeito da presença de pessoal do Exército, com caminhões e helicópteros, nas horas imediatamente posteriores ao ocorrido e que chegaram ao local da queda por outro caminho, na parte posterior de Las Mollacas. Uma das possíveis explicações para o caso veio do especialista em fotografia astronômica do observatório de Cerro Tololo, Arturo Gómez, destacando a possibilidade de ter sido um meteoro que explodiu antes de atingir a superfície, espalhando pequenos pedaços pela região.

Juan Castillo, um dos principais ufólogos do Chile e autor de vários artigos e livros sobre o assunto, afirmou que o caso deveria ser aberto para uma investigação mais aprofundada. Ele descreveu rumores de que em uma recente operação militar, chamada Operação Unitas, três drones militares se aproximaram do local da suposta queda em 1989 e um deles caiu sobre o Las Mollacas. Castillo acredita que ainda possam existir vestígios do UFO de 1998 no monte, e critica os pesquisadores que na época poderiam ter se dirigido ao local para investigar e não o fizeram. Os planos de Juan Castillo ainda envolvem um levantamento completo das testemunhas do incidente que ainda vivem na região, e realizar entrevistas com elas a fim de tentar esclarecer o mistério.

Fonte: https://www.facebook.com/groups/pesquisasufo/permalink/1732295253732517/

Nenhum comentário:

Postar um comentário