quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Conheça a maior foto já feita da Via Láctea

 

A imagem de 46 bilhões de pixels levou cinco anos para ser feita pelos astrofísicos e pode ser vista em uma plataforma online

Estrela Eta Carinae, situada na constelação Quillla. Visível apenas no Hemisfério SulUma pequena fração da imagem feita pelos astrofísicos da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, mostra a Estrela Eta Carinae, situada na constelação Quillla e visível apenas no Hemisfério Sul(Ruhr Universität Bochum/Divulgação)

A maior foto já feita da Via Láctea é uma grande variedade de tons esverdeados sobre um fundo negro profusamente estrelado. A foto, de 46 bilhões de pixels, feita por uma equipe de astrofísicos da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, está disponível desde o fim de outubro em uma plataforma online (no endereço gds.astro.rub.de). É possível aumentar a imagem (um arquivo de 194 Gigabytes) e descobrir detalhes que, até então, só eram conhecidos dos cientistas.

Leia também:

Estrela misteriosa intriga cientistas. Seria vida extraterrestre?

Oito fotos espetaculares feitas pelo astronauta que "mora" na ISS

Publicidade

A nova fotografia é resultado de cinco anos de observações feitas por telescópios que a universidade mantém no deserto do Atacama, no Chile. Durante esse tempo, foram localizados cerca de 50 000 novos corpos celestes que jamais haviam sido vistos pelos pesquisadores.

A área que os especialistas observaram é tão grande que foi preciso dividi-la em 268 seções. As imagens de cada divisão foram feitas com intervalos de vários dias e, por meio de análises e comparações, o grupo conseguiu identificar todos os objetos brilhantes. Após os estudos, a equipe reuniu as fotos individuais de cada uma das partes analisadas para formar a imagem universal.

De acordo com os cientistas, a tonalidade esverdeada é resultado de um filtro que tira um pouco do brilho do cenário e torna mais fácil identificar os corpos celestes. Com a foto, os amantes da astronomia podem "navegar" pela galáxia, procurando objetos celestes, obtendo visões gerais da Via Láctea e vendo de bem perto (e com alta resolução), áreas específicas

(Da redação)

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/conheca-a-maior-foto-ja-feita-da-via-lactea/

Nenhum comentário:

Postar um comentário