4.1- O que é uma abdução?
Consiste no sequestro de seres humanos por inteligências não terrestres que utilizam recursos tecnológicos além da capacidade científica que temos para tal. O abduzido pode ou não estar consciente do evento, tendo participação ativa ou passiva, ou seja, a abdução pode ocorrer com consentimento consciente ou ser levada a efeito de forma subjugadora por parte dos extraterrestres envolvidos. Assim, pode ser um processo pacífico ou violento.
Segundo a Ufologia de abordagem espiritualista, as abduções podem ser realizadas a nível físico ou extrafísica. No primeiro, o abduzido é levado em corpo físico para a nave. No segundo caso, quando ocorre a nível extrafísico, o abduzido é levado sem seu corpo físico, mas sim, em seu corpo energético. Isso dependerá da dimensão em que estão os extraterrestres responsáveis pela abdução.
4.2- Como acontece uma abdução?
Acredita-se que o alvo da abdução passa por um período de observação por parte dos extraterrestres. A maioria dos relatos informa a visualização de uma luz muito forte, onde se percebem formas humanoides, com diferenças morfológicas ou não com relação à nossa própria raça. A partir daí o abduzido parece entrar em um processo de confusão mental, sendo conduzido para a nave pacificamente ou por uso de força mental por parte dos extraterrestres.
A bordo da nave ocorre um exame físico e procedimentos são realizados por parte dos abdutores, como retirada de amostras de pele, sangue, sêmen, óvulos, análise de órgãos. Este procedimento pode ser ou não doloroso. Muitos abduzidos parecem receber implantes ou chips em diferentes partes do corpo, sendo que a maior incidência se dá nas extremidades (braços, mãos, pernas, pés), na nuca, sob o couro cabeludo, ou ainda introduzidos pela narina, na região frontal do crânio.
Terminada a operação que motivou a abdução, o humano aparentemente sofre ação mental por parte dos extraterrestres apresentando amnésia lacunar que impede o mesmo de recordar-se dos eventos ocorridos. Na quase totalidade dos casos, o abduzido é devolvido ao local onde foi raptado.
Se a abdução ocorrer no plano extrafísico, o abduzido pode passar por programações hipnóticas por parte dos extraterrestres que, de acordo com a abordagem ufológica espiritualista, destinam-se a promover avanços científicos, possibilitar análises mais corretas de eventos envolvendo a ufologia e fornecer ferramentas paranormais mais eficientes. Ainda aqui, implantes extrafísicos são colocados.
4.3- Quais os sintomas decorrentes de uma abdução?
A amnésia é intensa e causa uma desorientação espaço-temporal de leve a acentuada. O abduzido perde a noção de tempo, e normalmente demora a perceber onde está. Pode desenvolver fobias como medo de escuro, medo de luzes intensas, sono irregular, pesadelos em que se vê perseguido. É comum o relato da visão de seres com aparência não humana em suas casas.
Podem ocorrer alterações fisiológicas como crises alérgicas em pessoas que nunca apresentaram tais fenômenos, crises de pressão alta, alterações de hábitos alimentares, dores de cabeça, sudorese excessiva. Alguns abduzidos passam a demonstrar uma mudança de personalidade, quer seja tornando-se mais introspectivos, quer seja no sentido oposto. A sensação de que "perderam" algo importante é relatada por um número expressivo de abduzidos extrafísicos.
4.4- Como saber se é vítima de uma abdução?
A sensação de que algo insólito ocorreu, porém acompanhada da ausência de lembrança deste é o sintoma mais frequente, mas pequenos hematomas em braços e pernas são os sinais mais importantes se nenhuma explicação de trauma físico existir.
Imediatamente após a abdução, a vítima pode ter como primeira pista de que algo estranho aconteceu a sensação de tempo perdido. Esse lapso de tempo é percebido comumente quando a pessoa é abduzida durante uma viagem de carro, se dando conta de que a viagem levou muito mais tempo do que o previsto, sem que por outro lado tenha sido consumido combustível do veículo suficiente para aquela distância.
A sensação de estar vendo seres não humanos em sua casa ou quarto, assim como a sensação de estar sendo observado também constituem sinais importantes. O desenvolvimento de fobias ou alterações emocionais podem ter outras explicações e devem ser avaliadas no conjunto que se apresenta. Dores em braços, mãos, pernas, pés e nuca devem ser investigados com raio-X que pode demonstrar implantes metálicos.
4.5- Por que acontecem, e qual o objetivo das abduções?
Podem ser listadas muitas razões para as abduções. A busca de material genético parece ser uma das mais importantes. Há relatos de abduzidos que foram usados como banco de material genético para supostamente gerarem seres híbridos entre terrestres e extraterrestres. Estes relatos são principalmente descritos tendo os alienígenas do tipo gray ou cinza (ou tipo alfa na terminologia brasileira) como os agentes das abduções.
Outra razão importante, segundo a abordagem espiritualista, seria a transmissão de informações técnicas ou espirituais julgadas necessárias ao processo de harmonização do planeta Terra e de sua recuperação.
Outros pesquisadores alegam que a humanidade terrestre seria uma cobaia de certas raças abdutoras, e ainda existem mais teorias, alegando que as abduções fazem parte de um processo muito maior, objetivando a integração da humanidade na vida galáctica. Os adeptos de tal teoria alegam que isso pode significar uma preparação para o contato em massa entre estes seres e a humanidade terrestre.
4.6- Abduções podem ser evitadas?
Muitos pesquisadores acreditam que as abduções não ocorrem ao acaso. Existiriam indícios de uma raiz genética norteando as abduções porque, numa mesma família, normalmente, há mais de um abduzido, seguindo uma sequência genealógica. Assim, segundo essas teorias, aparentemente existiria uma ligação entre abduzidos e abdutores transcendendo ao tempo e ao espaço.
Não existe tecnologia para evitar uma abdução, até onde se saiba. Na Ufologia Psíquica, alegam que se deve buscar a elevação espiritual e harmonização com o meio e os semelhantes, a fim de supostamente atrair a presença de raças alienígenas mais éticas e de maior evolução, devido a lei da afinidade (semelhante atrai semelhante), inerente a tudo e todos. Assim, nossos pensamentos são ondas que se propagam de acordo com seu quantum energético e atraem ondas similares – nunca opostas.
4.7- O que são implantes?
Seriam dispositivos colocados no corpo dos abduzidos, possuindo diferentes funções. Alguns pesquisadores afirmam ter removido dezenas de tais dispositivos de abduzidos, que revelam-se como pequenos objetos aparentemente metálicos, recobertos com o que parece ser tecido orgânico do próprio organismo do abduzido. Apesar de muitas análises físicas e químicas terem sido realizadas em tais objetos, ainda não ficou provado de forma inequívoca de que se trata de artefatos alienígenas. De acordo com a abordagem interdimensional, os implantes, além de físicos, podem ser extrafísicos – e neste caso são colocados no corpo energético com diferentes funções.
4.8- Como os implantes são descobertos?
Quando são físicos, dependendo do material com que supostamente são feitos, aparecem em exames de imagem tais como raio-X, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia. Podem também sensibilizar equipamentos radiônicos, atrair imãs, e sobressair na própria pele do abduzido. Se forem extrafísicos, produzem ondas de diferentes comprimentos e velocidade visíveis no campo energético do abduzido.
4.9- O que os implantes causam?
Embora não se tenha certeza quanto a isso, sendo todas as possíveis teorias altamente especulativas, a teoria mais aceita afirma que servem para monitorar o abduzido, tornando mais fácil aos alienígenas localizá-lo em caso de necessidade. Alguns pesquisadores alegam que além desses implantes de monitoramento e localização (chamados implantes neutros), existiriam também os implantes maléficos, que serviriam para os alienígenas comandarem suas vítimas, levando-os as ações e reações controladas, assim como os benéficos, que visam auxiliar de alguma forma os abduzidos, concedendo-lhes capacidades de cura, expansão de memória, processos mentais e afins.
4.10- Implantes podem ser removidos?
Muitos supostos implantes já foram removidos de abduzidos, por meio de processos cirúrgicos rápidos e simples (desde que sua remoção não seja mais danosa ao paciente do que a sua presença no corpo). Quando os implantes são extrafísicos e, portanto, estão presentes no corpo energético, podem ser removidos por cirurgias extrafísicas ou desmaterialização.
4.11- Como funciona a hipnose?
É um estado de alteração da consciência e da percepção, com profundo relaxamento, induzido por um operador que utiliza-se de voz monotônica e outros recursos para induzir o paciente a um estado de imersão da mente em ondas lentas, alfa e teta, existentes no sono.
4.12- A hipnose pode tratar os abduzidos?
Supõe-se que a hipnose seja a única ferramenta conhecida para conseguir acessar os acontecimentos decorrentes de abduções que estão em estado de amnésia lacunar induzida. Já que este recurso coloca o paciente num estado de alteração da consciência, caracterizado pelas ondas alfa e teta que estão aquém da consciência, e lhe permitiria vivenciar novamente o que passou.
4.13- Quais os cuidados que um hipnólogo deve tomar?
A avaliação psicológica do paciente é fundamental para que a hipnose consiga obter um resultado satisfatório. O transe hipnótico sempre é um momento único que não se repete, da mesma forma como os acontecimentos da vida são únicos. Durante um transe hipnótico, quando a mente está emitindo ondas cerebrais mais lentas, do tipo alfa ou teta, ocorrem fenômenos hipnóticos como catalepsia, alucinações, pregressão ou progressão no tempo. O hipnólogo deve ser muito atento para, no transe, não induzir memórias não existentes nem influenciar de qualquer forma o suposto abduzido.
4.14- Qual a diferença entre hipnose clínica e a usada em shows?
A hipnose é uma terapia reconhecida pelas sociedades internacionais médicas e psicológicas. A hipnose clínica é aquela empregada para tratar um problema emocional ou físico. Baseia-se em estudos científicos comprovados de resultados obtidos através da utilização deste método. A hipnose utilizada em shows não visa o tratamento de problemas, mas a exibição de alteração do estado da consciência e da percepção.
4.15- Distúrbios do sono podem ser confundidos com uma abdução?
Devemos considerar que a mente humana é algo extraordinariamente complexo, capaz de criar ao infinito, e sugestionável, dependendo do estado de humor, de estresse físico e mental, do grau de excitação com determinado assunto. A mente é capaz de criar com detalhes impressionantes cenas não vivenciadas. Assim, numa pessoa sugestionável, existe real possibilidade do paciente crer numa abdução que não ocorreu. Por isso, sempre se deve ter em mente a análise consciente de tudo. Os fatos materiais são mais facilmente comprováveis.
Está muito bem documentada a existência de distúrbios do sono nos quais a pessoa apresenta os mesmos sintomas descritos pela maioria dos supostos abduzidos. Paralisia corporal que torna impossível qualquer movimento, sensação de uma presença estranha nas proximidades, alucinações e supostas visões de luzes e sombras... É absolutamente necessário que o pesquisador que vá analisar um suposto caso de abdução tenha em mente essa realidade, e não se deixe levar por relatos fantasiosos.
4.16- Questionamentos e problemas com as teorias de abdução
Uma das teorias mais persistentes a respeito das abduções é a que alega que uma grande quantidade de pessoas da sociedade terrestre já teria sido abduzida. Fala-se até mesmo em um por cento da humanidade. Se levarmos em conta que a população mundial é estimada em seis bilhões de pessoas, teremos um número altíssimo.
Diante de tal suposta enorme quantidade de abduzidos, a falta de evidências mais concretas, especialmente diante das que existem em outros campos do estudo ufológico, torna tal alegação altamente questionável. Outro fator a ser levado em conta são as alegadas abduções em série. Levando-se em consideração afirmações de cientistas, tal como o conhecido Carl Sagan, em seu livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, pode-se tecer sérios questionamentos a respeito.
Por exemplo, a própria ciência humana realizou um dos mais gigantescos projetos de estudo científico já produzidos, o levantamento de todo o genoma humano. Alegam os defensores de um elevado número de abduzidos entre a população mundial que os extraterrestres estão nos estudando. Entretanto, nós mesmos realizamos o mapeamento de todos os genes de nosso código genético, portanto chega a ser incoerente a afirmação de que são necessárias tantas abduções a fim de que os alienígenas façam essencialmente a mesma coisa.
Sagan também perguntou em O Mundo Assombrado... como os alienígenas podem ser tão adiantados em viagens interestelares, e tão atrasados em biologia e genética, conforme a constatação do último parágrafo. Trata-se de problemas com as teorias de abduções, que não são consenso nem sequer na própria comunidade ufológica.
(Agradecimentos pela participação da consultora da Revista UFO Dra. Mônica de Medeiros na elaboração dos itens sobre as abduções)