quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Gadget: CSPU articula criação de seu Podcast

Uma das características marcantes do CSPU enquanto grupo, além do espírito de seriedade, é a constância de suas atividades, onde seus membros se reúnem mensalmente para discutir assuntos voltados para o estudo da ufologia e mistérios.                                    
A formação heterogênea do grupo pode ser considerada outro fator de particularidade, sendo um grupo que possui membros de faixas etárias distintas e profissionais de múltiplas áreas de atuação, porém com um só objetivo, um estudo sério e claro do nosso tema.
Para acompanhar a velocidade do mundo atual, o CSPU também está atento aos recursos e dispositivos presentes em nosso meio, tanto no mundo real quanto no mundo virtual. Assim, com vistas a melhorar o espaço de comunicação com os internautas e admiradores e utilizando-se do ambiente web, foi concebido o projeto de criação do Podcast do CSPU.
Os Podcasts nada mais são que arquivos de áudio digital, mais comumente no formato MP3, que são publicados na web por Podcasting, havendo verdadeiros fenômenos em muitas áreas. Assim, semelhantes a programas de rádio, os Podcast seguem esse mesmo formato, com a vantagem de ficarem disponíveis para ouvir quando o internauta quiser e a possibilidade de se fazer o download em formato MP3. Uma das vantagens para produção deste Podcast é que alguns membro do CSPU são radialistas profissionais com alguma experiência com produção de áudio, o que pode conferir ainda mais qualidade ao projeto.
Na próxima reunião do grupo, que acontece na próxima sexta-feira, dia 27/09/2013, o projeto será apresentado e levado a discussão para sua aprovação, sendo importante informar que o mesmo já tem o aval do Presidente do CSPU, Jacinto Pereira, um dos membros do grupo que também é radialista profissional.

Para Saber:
Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4.
O termo "podcast" é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário