sábado, 19 de janeiro de 2013

Ufolatria

 

(clique nas imagens do Blog para amplia-las)

Ufolatria é a substituição ou a mistura de supostos ets, com profetas, anjos, e até mesmo DEUS.
Então esta linha de pensamento lida com elementos controversos que misturam aspectos da Fé tradicional, com supostas comunicações ou aparições de seres extraterrestres.
Talvez inspirados pela obra literária "Eram os deuses astronautas", que busca evidencias de contatos extraterrestres ancestrais, e traça teorias para explica-las, este tipo de pensamento, a ufolatria, leva ao entendimento extremo do conceito, e faz com que tudo tenha origem extraterrestre, da origem da vida na Terra a experiências de quase-morte, passando por "profecias" e mesmo "ensinos" eminentemente religiosos e históricos.

Antigos Astronautas? Antigas Civilizações? Ou Ambos?

A ufolatria compõem 3 dos 6 aspectos mais interessantes da Exoteologia :
- Superioridade extraterrestre.
A possibilidade de contato com seres intelectualmente, culturalmente, geneticamente, tecnologicamente e espiritualmente superiores. Como lidar com estas questões e suas implicações nas Religiões e modo de vida na Terra?
- Missão espiritual de ETs.
Considerando os supostos contatos, estariam os ets em algum tipo de “missão espiritual”?

Outro desdobramento desta questão é sobre as visões de extraterrestres luminosos ou não-corpóreos tem levado alguns homens a considerá-los semi-deuses. Haveria veneração a estes seres em caso de contato pleno?
D) ETs e sua interferência no desenvolvimento humano.
A evolução humana, em algum momento do passado remoto, teria tido interferência direta de extraterrestres? Então como encaixar DEUS neste processo ?

Afirmações diversas, Suicidios e Fanatismo

Então eu tenho visto, ao longo dos anos, diversos exemplos e variações da ufolatria, e demorei a perceber que "se comporta" como outra FÉ qualquer, porque assim como em outras Religiões, se assumem pressupostos que em foro intimo, fazem sentido e podem ser motivação de vida e até de violencia.
O que eu estou dizendo não é novo, temos o Heaven´s Gate, os Raelianos e até a Cientologia, falando disso, mas a ufolatria não é uma Religião organizada, é mais um sentimento compartilhado por muitos, que é diferente do entendimento racional da possibilidade de vida exógena, e mesmo dos eventuais contatos efetivos com tais seres.
A ufolatria trata da mistica, de crença, do "querer acreditar", assim como tantas outras afirmações de outras Religiões, e neste aspecto, assim como se vêem rostos de Jesus em torradas, e Nsa.Sra. supostamente aparece todos os dias para uma dúzia de "videntes" pelo Mundo, falando muito e dizendo nada, assim é também a ufolatria, que tem que abastecer seus "fieis" de material continuo, visando se auto-sustentar, se manter "viva".

Portanto variadas afirmações são feitas, e de forma recorrente por esta linha de pensamento, e pelo o que eu posso apurar, até o momento são poucas as correntes ou os pesquisadores que defendem este conceito, que se preocupam com sua coerencia.

Então "fontes" afirmam o que querem, e como nada do que afirmam ocorre, novamente surgem afirmações que buscam justificar os erros anteriores, e isso segue indefinidamente, reciclando datas e afirmações que novamente não se cumprem, e isso não parece incomodar a quem estuda o tema, pelo contrário, os encoraja a "continuar" divulgando coisas que não procedem.
No texto sobre Datas em Profecias, são listadas as 5 premissas de falsa datação profética, e a que eu considero a mais perniciosa é a categoria das "falsamente inspiradas".
"5ª é a categoria das FALSAMENTE INSPIRADAS, e pessoalmente considero esta a mais perniciosa.

"sábios" de origem duvidosa chamados de "mestres", "espíritos" e até mesmo de "anjos" ou "santos" repassam informações normalmente em processo mediúnico, inspiratório ou através de canalizações ou processos similares. Dessa forma, podem se reportar a datas, que o portador da mensagem repassará como sendo verdadeira.


Nestes casos a intenção de quem recebe a mensagem PODE SER verdadeira ou não, mas a fonte não é, embora o contato seja fruto de experiência espiritual ou mística. Eu diria que este é o que está “mais na moda” nos dias de hoje."
Isenção

A ufologia e a ufolatria tem aspectos em comum, mas a postura é talvez o principal diferencial entre elas, e isso é basicamente composto de um elemento : Isenção.
Pois assim como para quem tem Fé, pode ser difícil ou mesmo impossível dissociar o sentimento religioso do conhecimento religioso, para a ufolatria dá-se o mesmo, porque tudo tem que ser verdade, pois do contrário, não tem porque existir.
Então e em outras palavras, o Equilíbrio, o Bom Senso, a Lógica e a Racionalidade, o Método Científico são pressupostos básicos para a ufologia séria.
Para a Ufolatria, estes aspectos são dispensáveis, assim como é dispensável se provar a Ressureição ou o Inferno para o crente fervoroso.
São aspectos de Fé.

E as tais Mensagens espirituais dos ets?
Você sabe aquelas pessoas que adoram ser o centro das atenções, seja por vaidade, por orgulho, por carência e insegurança, ou ainda, porque é galhofeiro e quer zoar?
Tenho certeza de que você conhece pelo menos uma pessoa assim, e também na Web, na TV, nas Revistas, enfim, na vida cotidiana são vários que dizem o que querem sem qualquer comprometimento com a verdade, ou ainda, somente de acordo com seus próprios interesses.

Você considera que todas estas pessoas, ao morrerem, viram santos? Que elas vão para o inferno ou pro Céu, e você não precisa se preocupar com isso?
Se sua resposta for SIM, então você provavelmente não coaduna com estas mensagens, mas observe que o que eu digo serve também para as diversas e alegadas mensagens de Maria e de Jesus, que são anunciadas quase diariamente, assim como outras também.
A explicação é a mesma, porque o critério de juízo sobre o que é dito, se faz ainda mais necessário quando o auto-alegado nome busca impor respeito ou veneração.
Mesmo instituições que verificam eventos de natureza "fantástica", como o Vaticano, são extremamente criteriosas na aprovação destes casos, analisando as vezes por décadas tais eventos, antes de considera-los verdadeiros.

=====

Mas este texto é principalmente para aqueles cuja a resposta é NÃO, para aqueles que concordam e absorvem estas mensagens, e obviamente se as buscam, então admitem uma realidade fora da sua, de cunho espiritual e transcendental.
Esta realidade existe, eu concordo, mas para entende-la melhor, você deve compreender que, de acordo com suas tendências individuais, muitos buscam continuar sendo o centro das atenções, só que agora, do "outro lado" da existência.
Então, através destas canalizações, que nada mais são que expressões de mediunidade, estas individualidades podem se manifestar, e se rirem da credulidade dos que os ouvem e "consomem" tais mensagens.
Isso lhes inflama o ego, lhes alimenta o orgulho, fomenta suas próprias tolices e maldades.
E sobre as aparições de ets, ou ainda de santos e anjos?
Estas aparições a que me refiro não são as das supostas naves espaciais, sendo monitoradas por radares, filmadas e testemunhadas por pessoas isentas e aleatórias, já que são aparições que podem ser aferidas por critérios práticos.
Falo das aparições de cunho espiritual, e sobre elas cabe compreender que o Ser livre da carne, na espiritualidade por assim dizer, pode em muitos casos, plasmar-se com aparências diversas, como se fossem fantasias, usadas por um ator, de acordo com a peça em que irá atuar.
Então um zombeteiro pode se fazer apresentar de maneiras diversas, deliberadamente, em geral de acordo com a expectativa de "seu público alvo", satisfazendo assim a necessidade destes de verem o que desejam ver, e com isso atraindo ainda mais simpatia e credulidade as suas afirmações.
Portanto não é a aparência ou o nome auto-declarado que definem a relevância de uma mensagem desta natureza, mas é a própria mensagem que assim se define, e isso é determinante para a comprovação da fonte.
Canalização é Mediunidade
Então você pode pensar : "mas o autor está maluco, eu não acredito em reencarnação ou em Espiritismo".
OK, mas como então você entender a questão se pretende estuda-la? Como é que você quer ler em japonês, se só entende português?
Então faça um esforço e entenda pelo menos os "ideogramas básicos", se deseja compreender melhor alguns dos mecanismos envolvidos nas mensagens que lhe atraem.

Há que se distinguir “Espírito” que possue corpo fluídico, de “extraterrestre” que é ser de corpo físico.
O texto Exoteologia - Outros aspectos - Kardecismo, é explicado em termos simples, que o espírito pode habitar em todo o Universo, pois a matéria não lhe é mais uma limitação.
Mas o extraterrestre não, pois necessita das condições para viver, de acordo com sua própria natureza. Ar ou água, temperatura, pressão; tudo isso lhe limita a condição de habitabilidade, como acontece com qualquer ser corpóreo.
Então é um engano unir/confundir supostos Ets com espiritualidade, porque diante da dificuldade de discernir com clareza a fonte e intenção destas mensagens, quem é crédulo "vai embarcar" na furada, e afirmo isso também, porque a análise destas afirmações demonstra que, no minimo, não se cumprem.

Em geral os únicos elementos de verdade contidos esparçamente nestas fontes, são réplicas de conhecimento oriundo da verdadeira espiritualidade, presente aqui mesmo a nós, e disponível a todos. Todas as demais afirmações feitas por estas fontes, se mostram falsas, e isso inclui afirmações sobre datas diversas, afirmações sobre frotas de naves para resgates, afirmações sobre o surgimento mundial dos ets, ou ainda afirmações sobre "cinturão de fótons", "mudanças de DNA" ou "de vibração telúrica".

Espíritos existem por todo o Universo, mas a vida corpórea está limitada as condições de desenvolvimento e sustentação que lhe são próprias, neste ou em outros Mundos habitados.
Todo o Ser com arbítrio possue um espírito, mas esta condição de espirito imortal, não confere ao Ser, nenhuma sabedoria ou bondade compulsória, seja ele deste ou de outro Mundo habitado. Isso só é alcançado com esforço individual.

Menos de 10 %

Quando falamos de mensagens supostamente oriundas de espíritos, entendo que devemos recorrer ao entendimento de pessoa ou pessoas, que mais se dedicaram ao entendimento deste controverso tema, e Hyppolyte Leon Denizard Rivail foi um dos melhores neste tema.
Sob o pseudonimo de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo relata em 1863, que teve acesso a 3600 mensagens de caracter mediúnico, de variadas fontes.
83% (3000) NÃO mereceram censura prévia, e foram analisadas. Destas 3000, apenas 100 demonstraram mensagem relevante, e outras 200 mereceram divulgação. Ou seja, no total, apenas 8 % das mensagem foram divulgadas, e somente 3% foram consideradas realmente relevantes.

Conclusão de Kardec:

“No mundo invisível como na Terra, não faltam escritores, mas os bons são raros”.

A Bíblia, quando faz a recomendação para que "não se consulte os mortos", parece firmemente baseada na experiência ancestral destes contatos, que revelou, assim como apurado por Kardec no Século 19, que a imensa maioria destas comunicações não agrega conhecimento, apenas confunde.

E que diante da falta de preparo da maioria, frente ao discernimento sobre estas comunicações, o correto é deixa-las de lado.

Portanto, assim como diversas outras recomendações diretas do judaísmo, que possue nada menos que 613 Mandamentos, a ordem de "não consultar os mortos" é dada sem maiores explicações, já que estas explicações demandariam conhecimento e consciência por parte dos demais, para um completo entendimento, e isso não é possível.
Mais simples e efetivo, simplesmente proibir, alegando-se demonios e a danação eterna, e cabe também entender que a afirmação não se refere especificamente "aos mortos", mas a qualquer comunicação de natureza mediúnica.

Portanto, algumas dicas :

1. Não aceitar cegamente textos sem um controle severo. Publicar sem exame, ou sem corretivo, tudo quanto vem dos Espíritos, seria dar prova de pouco discernimento;

2. Ao lado de comunicações francamente más, outras há que são simplesmente triviais ou ridículas. Tais publicações têm o inconveniente de induzir em erro pessoas que não estejam em condições de aprofundar-se e de discernir entre o verdadeiro e o falso;

3. Há comunicações que podem prejudicar gravemente a causa que pretendem defender, em escala muito maior que os grosseiros ataques e as injúrias de certos adversários;
4. A importância que, pela divulgação, é dada às comunicações de Espíritos inferiores os atrai, os excita e os encoraja;
5. Os Bons Espíritos ensinam mais ou menos a mesma coisa por toda parte, porque em toda parte há os mesmos vícios a reformar e as mesmas virtudes a pregar. Por isso, há centenas de lugares onde se obtêm coisas semelhantes, e o que é de poderoso interesse local pode ser banalidade para a massa;
6. Uma coisa pode ser excelente em si mesma, muito boa para servir de instrução pessoal, mas o que deve ser entregue ao público exige condições especiais. Convém, portanto, rejeitar tudo quanto, pela sua condição particular, só interessa àquele a quem se destina. E também tudo quanto é vulgar no estilo e nas ideias, ou pueril pelo assunto;
7. Mesmo a pessoa mais competente pode enganar-se; tudo está em enganar-se o menos possível. Há Espíritos que se comprazem em alimentar, em certos médiuns, a ilusão de que não estão sujeitos a enganos. Por isso, nunca seria demais recomendar a estes não confiar em seu próprio julgamento. Nesse sentido, os grupos são importantes pela multiplicidade de opiniões que neles podem ser colhidas. Aquele que, neste caso, recusasse a opinião da maioria, julgando-se mais esclarecido que todos, provaria superabundantemente a má influência sob a qual se acha;
8. Ao lado de alguns bons pensamentos encontram-se, por vezes, ideias excêntricas e traços inequívocos da mais profunda ignorância. Nesta espécie de trabalho mediúnico é que mais evidentes são os sinais da obsessão, dos quais um dos mais frequentes é a injunção da parte do Espírito de os fazer imprimir;
9. Nenhuma precaução é excessiva para evitar publicações lamentáveis. Em tais casos, mais vale pecar por excesso de prudência, no interesse da causa;
10. Publicando comunicações dignas de interesse, faz-se uma coisa útil. Publicando as que são fracas, insignificantes ou más, faz-se mal em vez de bem;
11. Uma consideração não menos importante é a da oportunidade. Comunicações há cuja publicação é intempestiva e, por isso mesmo, prejudicial. Cada coisa deve vir a seu tempo;
12. Não se trata de desencorajar as publicações. Mas mostrar a necessidade de rigorosa seleção do material.

O Pior Erro
Mas o pior erro mesmo, é tirar DEUS deste processo, como muitos vem fazendo, e O substituindo por supostos seres extraterrestres.
Fica parecendo um tipo de neo-paganismo, a substituição do Criador pelas criaturas, e isso somado as afirmações realizadas que jamais se comprovam, leva todo o tema ao descrédito, resvalando também na Ufologia e na Escatologia, temas por sí só muito controversos.
DEUS criou os espíritos, pressupostos para a vida física de qualquer natureza, planeta ou Universo, e portanto, seres extraterrestres são parte disso.
E DEUS é eterno e perfeito, enquanto suas criaturas, deste Mundo ou de outros, devem buscar evoluir em Sua direção.

Não deixe de ler :

Exoteologia

Exoteologia - Outros aspectos - Judaísmo

Exoteologia - Outros aspectos - Islamismo

Transição do Quarto para o Quinto Mundo

Exoteologia - Outros aspectos - Hinduísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário