quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bola de Fogo cai em Groaíras-CE.

 

 

Imagem meramente ilustrativa.

 

Na noite dessa segunda-feira (21) Groaíras foi surpreendida com um enorme barulho, escutado por muitas pessoas em vários lugares da  cidade, num raio de 6 km. Chamou a atenção de curiosos, que foram até o local na busca de descobrir o que aconteceu. Há pessoas que dizem ter visto uma "bola de fogo" cair do céu. Outras disseram terem visto fumaça. Tudo isso aconteceu próximo a um campo de futebol conhecido como Campo do América, no Bairro Paulo Malaquias. Muitos acreditam que o local onde caiu a tal "bola de fogo" seria uma pequena lagoa, vizinha ao Campo. Isso devido ter  em um determinado ponto da pequena lagoa, água barrenta (toldada, como se algo tivesse caído ali), enquanto todo o restante permanecia normal.
Duas possibilidades são imaginadas:
1. Meteorito: Fragmentos de corpos celestes sólidos, denominados asteroides, que vindos do espaço penetram a atmosfera terrestre, e se incandescem pelo atrito com o ar e por fim atingem a superfície terrestre.
2. Lixo espacial: Pedaços de equipamentos ou naves espaciais,  criados pelos humanos e que se encontram em órbita da Terra, mas que não desempenham mais nenhuma função útil.

Enfim até agora ainda não se sabe ao certo do que se trata, por isso não podemos afirmar nada ainda. entramos em contato com a Funceme, e estamos aguardando resposta.
Qualquer novidade estaremos atentos. Texto original de Artenio Mesquita e revisado  por mim, com autorização por telefone.

 

 

Uma equipe do CSPU, composta por: Jacinto Pereira, David Mendes e Danusio Melo

DSCF1435

Falamos com Francisco Romário que viu um raio de luz e depois de ver um clarão  e ouvir um estrondo, viu também fumaça no local.

DSCF1439

Fomos ao local indicado e encontramos várias pessoas que estavam observando a lagoa.

DSCF1437

DSCF1436

A lagoa

DSCF1445

Falamos com o senhor Raimundo Cleano mendes, que depois do acontecido foi até a lagoa e viu a água toldada, foi ao local e passou a mão pelo chão da agua suja e encontrou essa pedra, que acha ser um meteorito.

DSCF1442

David fotografando a tal pedra que era segurada por Danúsio.

DSCF1440

Eu, depois de segurar a pedra para o David bater a foto, conversei com Cleano e ele me deu um fragmento da mesma para fosse analisada em laboratório

DSCF1441

Ai a pedra suja de uma lama avermelhada, mas é uma pedra com alto teor de ferro e parece ter sido submetida a alta temperatura, o que não significa dizer que é um meteorito. Só afirmar o que realmente seja, depois de exames laboratoriais, que serão feitos em breve.

O CSPU ao analisar as declarações para a sua conclusão, levará em consideração o fato de o local ser muito próximo do epicentro de um tremor de terra em 1984; ser o local muito próximo de um lixão que produz  muitos gases inflamáveis e a pedra ter sido  encontrada num local muito próximo de uma caieira de queimar tijolos.

Jacinto Pereira

6 comentários:

  1. A amostra que foi coletada não é de meteoro. Ela apresenta incrustações de seixos muito visíveis, muito comuns em áreas de rios e lagoas. Devido ao calor do atrito com a atmosfera, o que resta desse meteoro ainda está dentro dessa lagoa.

    ResponderExcluir
  2. Um detalhe que esqueci de mencionar, em geral, os meteoros encontrados na Terra são escuros, devido ao calor do atrito com a atmosfera.

    ResponderExcluir
  3. Por isso não descartei a possibilidade da pedra ser algum tipo de refugo da fábrica de tijolos que tem perto da região.

    ResponderExcluir
  4. Jacinto e David - deem uma olhadinha no que foi publicado no site Sismos do Nordeste sob o título Queda de objeto espacial em Groaíras-CE em 21/01/2013, do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN)mencionando o blog CSPU (não vou colocar o link do Sismos porque o blogspot, depois, direciona o teu artigo diretamente para o outro).

    ResponderExcluir
  5. meu nome e adriano moro em juazeiro do norte ce tenho um meteorito encontrado depois de sua queda em jamacaru missao velha,ceara que se interessar mande um imail enviarei uma foto.nao esta a venda.envie perguntas para pandora.hider@gmail.com

    ResponderExcluir