sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ufologia nas universidades brasileiras

 

No Brasil e no mundo, a temática ufológica já se tornou comum no meio acadêmico.

Por Mário N. Rangel*

De São Paulo-SP

Para UFOVIA

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO:

06/06/2012

Projeto para construção de um Centro Ufológico e UFO porto na cidade de Quixadá no Ceará,

considerada a Capital Ufológica do Nordeste. Esse foi criado para um TCC,

Trabalho de Conclusão de Curso do arquiteto, Osíres Abreu de Menezes Bezerra.

A UFOLOGIA PELO MUNDO - Na China a ufologia é considerada ciência e os cientistas não se envergonham em estudá-la. Alguns países reconhecem que os Ufos são reais e há grupos oficiais que fazem pesquisas, como o Chile, o Peru e o Uruguai. Na França cientistas e militares de alto escalão divulgaram dados ufológicos no famoso Dossiê Cometa. Os militares mexicanos entregaram a um jornalista civil para divulgação ao mundo, um filme feito por sofisticados equipamentos infravermelhos por um avião C26A, comprovando que foi circundado por onze Ufos invisíveis aos olhos humanos em pleno dia. Esse filme, com o diálogo entre a tripulação durante o evento, está disponível aos interessados no You Tube.

O coronel Philip J. Corso, altamente condecorado pelo Exército dos EUA, publicou em livro traduzido ao nosso idioma, todos os detalhes sigilosos sobre suas atividades para que industrias de seu país fizessem engenharia reversa e produzissem artigos resultantes de objetos encontrados no disco voador caído no Novo México/EUA. Na página 129 do Dossiê Roswell (Ed. Educare, Brasil) há relação de 14 artigos que explicam a razão de seu país fazer enorme campanha procurando desacreditar a ufologia, já que os EUA não desejam concorrência na produção de artefatos de extraordinária importância bélica e comercial.

Os adeptos da Associação dos Céticos Amadores e Profissionais, Detratores e Infiltrados (ACAPRODI) para desacreditarem a ufologia ou recebem alguma vantagem ou nem percebem que estão sendo manipulados.

No Brasil embora o governo esconda informações ufológicas, alguns militares graduados mais recentemente já revelaram dados importantes, como o coronel Uyrangê Hollanda, com quem conversei a sós durante duas horas, três semanas antes de sua morte e o brigadeiro José Carlos Pereira – no passado houve outros, como o coronel João Adil de Oliveira.

Imagem mostra Ufos acusados pelo FLIR de uma aeronave da Força Aérea Mexicana.

A UFOLOGIA NAS UNIVERSIDADES - A influência da Ufologia em nossa cultura é antiga, mas principalmente a partir do século XX, com a disseminação de máquinas fotográficas, da criação e popularização de filmadoras e câmeras de vídeo que documentaram milhares de discos voadores e Ufos em todo o mundo, tornou-se inevitável que o assunto chegasse às Universidades.

No exterior há quase uma centena de teses de doutorado, dissertações de mestrado e outros trabalhos de pós-graduação abordando a ufologia, já catalogadas por Ignácio Cabria, disponíveis na internet, e relacionados à Psicologia, Psicologia Social, Folclore, Antropologia, Sociologia, História, Literatura, Língua Inglesa, Jornalismo, Comunicação, Estudos Americanos, Astrofísica, Ciências Políticas, Religião, Filosofia, Tecnologia e Administração Pública.

Esses trabalhos foram apresentados em Universidades nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, França, Reino Unido, Ucrânia, Espanha, Portugal, Noruega, Alemanha, Itália, Austrália e no Brasil, como a dissertação de mestrado do historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, abaixo mencionada. Agradecemos essa informação ao Professor Doutor Joaquim Fernandes, que também tratou de ufologia em sua tese de doutorado em Portugal. Nosso presente artigo enfoca algumas citações a trabalhos acadêmicos no Brasil.

José Fonseca Ferreira Neto

Em 1984 o cientista social e antropólogo José Fonseca Ferreira Neto (1950-2008) apresentou sua dissertação de mestrado com 176 páginas sob o título A Ciência dos Mitos e o Mito da Ciência, ao curso de Pós-Graduação em Antropologia, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. Alguns dos tópicos tratados foram: A Ufologia como disciplina científica; O caráter religioso da Ufologia; O II Congresso Internacional de Ufologia de Brasília; A Ufologia em Brasília.

Cláudio Tsuyoshi Suenaga

Em 1999 o ufólogo e autor Cláudio Tsuyoshi Suenaga fez sua dissertação de mestrado no Departamento de História da Universidade Estadual Paulista, em Assis-SP e foi aprovado com distinção com o tema “A Dialética do Real e do Imaginário: Uma Proposta de Interpretação do Fenômeno OVNI” que pode ser adquirida através do e-mail ueass@assis.unesp.br.

Logo no começo deste século, estudantes de Comunicação e Jornalismo de uma universidade de Campinas vieram à minha residência e gravaram uma entrevista em vídeo sobre hipnose em ufologia, como parte de Trabalho de Conclusão de Curso. Soube depois que entrevistaram outras pessoas pró e contra ufologia e produziram um TCC que mereceu nota alta. Jamais recebi uma cópia, como tinha sido prometido.

Em 2004, o então estudante de arquitetura da Universidade de Fortaleza, Osíres Abreu de Menezes Bezerra apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso, um Projeto para Construção de um Centro Ufológico em Quixadá-CE - considerada por muitos a capital ufológica do nordeste. A mesma UNIFOR publicou na revista A Ponte, de abril de 2006, uma matéria composta por estudantes de jornalismo ridicularizando os casos ufológicos de Quixadá e omitindo propositadamente o famoso artigo da acadêmica Raquel de Queiroz sobre seu avistamento de Ufos sobre essa cidade. Há informações sobre atividades ufológicas do arquiteto Osíres e há vídeos mostrando o seu projeto. Há fotos do Centro Ufológico e ufoporto em St. Paul, Canadá.

Júlio César Goudard

Ainda em 2004 o ex-ufólogo Júlio César Goudard e seus colegas Janie Imoto e Lorenna Oliveira apresentaram monografia para obtenção do título de especialista em Marketing e Negócios à Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), sob o título A Temática Extraterrestre como Instrumento de Marketing: Uma Abordagem sobre a Influência no Consumo. A apostila tem 60 páginas de texto e 33 páginas reproduzindo publicidades baseadas em ETs, discos voadores e temas ufológicos.

João Batista de Oliveira Filho

Em 2005 o ufólogo, hipnólogo, jornalista e radialista João Batista de Oliveira Filho apresentou à Universidade Estácio de Sá, de Campos dos Goytacazes-RJ, um Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia sob o tema Uma Contribuição para a Psicologia Acerca do Fenômeno OVNI a partir da obra de Carl Gustav Jung intitulada 'Um Mito Moderno Sobre Coisas Vistas nos Céus'. A apostila contém 43 páginas de texto e o TCC recebeu alta nota.

Em 14 de agosto de 2006, Michelle Marinho Veronese foi aprovada como Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a dissertação DEUSES DE OUTROS MUNDOS: O CULTO A DISCOS VOADORES E EXTRATERRESTRES. Ela pesquisou grupos de pessoas que dizem receber mensagens de ETs, com destaque para seguidores de Jan Val Ellam, em São Paulo. Essa dissertação pode ser consultada na Internet.

Capa do livro de Paolla Mariana Pereira Arnoni (foto) e Marcos Tadeu Cianfa.

Em 2007 Paolla Mariana Pereira Arnoni e Marcos Tadeu Cianfa apresentaram ao Curso de Jornalismo da Universidade Paulista, UNIP, na cidade de São Paulo, um Trabalho de Conclusão de Curso sob o título Marcas de um Contato – A Relação entre a Imprensa e a Ufologia, para o que mandaram imprimir uma pequena tiragem de um livro com 92 páginas de texto, mais 16 com reprodução de “documentos e fotos”. Além de alta nota na prova, o volume teve tão boa aceitação que os hoje jornalistas estão ampliando o trabalho para publicação de um livro para venda ao público.

Daniel Pícaro Carlos

Em 2007 Daniel Pícaro Carlos obteve seu mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos com a dissertação, EXTRATERRESTRES: CIÊNCIA E PENSAMENTO MÍTICO NA SOCIEDADE MODERNA, tendo recebido bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ele é também graduado em História pela Universidade de São Paulo e doutorando em Antropologia Social na UFSCar.

Cartaz de palestra, disponível na Internet.

Em 2009 Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos obteve seu título de Mestre em exame no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com a dissertação A INVENÇÃO DOS DISCOS VOADORES: GUERRA FRIA, IMPRENSA E CIÊNCIA NO BRASIL (1947-1958), com 265 páginas, reprodução de recortes da imprensa sobre ufologia, ampla bibliografia, fotos dos pioneiros da ufologia etc., disponível na Internet.

Escultura da japonesa Mariko Mori, já exposta em São Paulo, parecida com o OVNI

descrito na dissertação do Mestre Milton José Giaconetti. Foto: A.C. Júnior.

Em 2009 Milton José Giaconetti obteve o título de Mestre em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com a dissertação AS LUZES NO CÉU E A GUERRA FRIA: DO LIMIAR AO CONFLITO IMAGINÁRIO SOBRE OS DISCOS VOADORES 1945-1953. O trabalho foi inspirado no relato de um pescador da Praia do Rosa, em Santa Catarina, que alega ter sofrido a ação de uma luz vinda do céu, com formato parecido à escultura da foto acima.

Leonardo Breno Martins e a logo do Inter Psi.

Clique aqui para assistir sua entrevista na TV FANZINE

Em 2010 soube que um psicólogo obteve bolsa de estudo do CNPq para pesquisar objetivando uma dissertação de mestrado sobre abduzidos. Ele está ligado ao Inter Psi - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais da USP.

Ao fazer uma pesquisa descobri que o nome do trabalho era "O impacto psicossocial das experiências anômalas; implicações dos cinco grandes fatores da personalidade, inteligência emocional e indícios de psicopatologia", e assim citei em meu segundo livro.

Os cinco grandes fatores da personalidade divergem conforme diferentes autores. Vou dar dois exemplos: McDougall os considerava intelecto, caráter, temperamento, disposição e humor. Alport, Eysenck e outros informavam ser neuroticismo, extroversão, franqueza, afabilidade e consciência. Já psicopatologia todos concordam que se refere à doença mental. Há mais de 30 anos pesquisando abduzidos, encontrei apenas um que na entrevista prévia me pareceu ser doente mental, e que encaminhei para um psiquiatra e não hipnotizei. Muitos foram abduzidos quando crianças e hoje são doutores, mestres, de nível universitário e pessoas bem sucedidas em diversas profissões.

Em 23/6/2010 fui visitado pelo mestrando, o psicólogo mineiro Leonardo Breno Martins. Consultei alguns abduzidos mantidos no anonimato e nenhum quis ser entrevistado por ele, já que previamente considerava que podiam ter indícios de psicopatologia.

Em agosto de 2011 o psicólogo Leo voltou a me procurar, informando ter mudado o nome da dissertação e que já havia entrevistado abduzidos mas me pedia interceder a seu favor para obter novos candidatos.

Não apresentei abduzidos. A dissertação, afinal, foi feita na USP no dia 20 de janeiro de 2012, sob o título Contatos imediatos: investigando personalidade, transtornos mentais e atribuição de causalidade em experiências subjetivas com Óvnis e alienígenas. Com familiar doente, não pude ir assistir. Lá esteve o sociólogo e empresário Fábio Augusto Gomes que escreveu o importante artigo publicado na revista UFO 188, de maio de 2012, com chamada na capa, sob o título "ESTUDO CIENTÍFICO INÉDITO ANALISA SAÚDE MENTAL DE TESTEMUNHAS DE Ufos", com duas páginas e meia e duas fotos. O psicólogo Leo concluiu cientificamente que os abduzidos não são mentirosos nem loucos.

Dra. Gilda Moura participa de evento na UNIFESP.

I HIPNOBRASIL - Em final de janeiro de 2012 fui informado sobre a realização no prédio da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, do II Congresso Sul Americano de Hipnose (II HIPNOSUR) e I Congresso Brasileiro de Hipnose Contemporânea (I HIPNOBRASIL), que serão realizados de 12 a 15 de abril de 2012. A programação completa está em http://proex.epm.br/eventos11/hipnosur/programacao/htm e informa que às 8h30 do dia 13 de abril haverá mesa redonda que começará abordando Hipnose em abduções - Tese de mestrado, provavelmente tratando da dissertação anteriormente mencionada. Soube que participará da mesa redonda a psicóloga, autora, conferencista e hipnóloga em ufologia Dra. Gilda Moura.

No detalhe, o professor Luciano Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA,

responsável pela produção e os produtores/colaboradores do programa Universidade 93.7 / Rádio USP.

Acima, o cartaz de anúncio do programa que abordou Ufologia e contou com a presença de ufólogos.

UFOLOGIA NAS ONDAS DA RÁDIO USP - No domingo, dia 3 de junho de 2012, a Rádio USP 93,7 MHz FM transmitiu das 11h30 ao meio dia um programa sobre ufologia, sem interrupção para anúncios. Assisti através do site no computador.

Foram entrevistados, em ordem, eu (Mário Rangel), o psicólogo e mestre Leonardo Breno Martins, os ufólogos Fernando Ramalho, Marco Aurélio Seixas e Fábio Gomes e os irmãos que testemunharam avistamentos Robson e Assis, por diferentes alunos de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da USP. Alguns dos quais, assistiram recente ao congresso de ufologia em Peruíbe e participaram de uma vigília noturna na Praia do Guaraú, organizada por esse evento. Fui entrevistado durante mais de uma hora pela excelente estudante Ana Maria Ramos Madeira e, obviamente, foi necessário editar somente um trecho que foi levado ao programa.

* Mário Nogueira Rangel é autor, pesquisador e hipnólogo em Ufologia.

- Fotos: Arquivo do autor.

- Acesse também os trabalhos de Mário Rangel:

Ufoturismo - Memoriais e monumentos ufológicos pelo mundo

Ufoarquiteturas - A ufologia na arquitetura em todo o mundo

Leia outros artigos em UFOVIA

- Produção: Pepe Chaves para Via Fanzine.

© Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário