quarta-feira, 4 de abril de 2012

Em marco histórico, CEFAA e Cridovni assinam acordo de cooperação

 

Iniciativa inédita surpreende positivamente a Ufologia Sul-americana

Categoria: ABERTURA UFOLÓGICA | PESQUISA | UFOLOGIA OFICIAL | UFOs E AVIAÇÃO

securedownload

Ricardo Bermúdez [E] e Ariel Sánchez assinam o termo de cooperação. Crédito: Patrício Díaz Montecinos

Durante a Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) 2012, ocorrida em Santiago (Chile) de 27 de março a 01 de abril, foi celebrado um acordo de cooperação entre o Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), entidade da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) representada por seu diretor, o general da reserva da Força Aérea Chilena (FACH) Ricardo Bermúdez Sanhueza, e a Comissão Receptadora e Investigadora de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados (Cridovni), dependente da Força Aérea Uruguaia (FAU), representada por seu presidente, coronel Ariel Sánchez.
Os dois países - Chile e Uruguai - levam muito a sério o Fenômeno UFO e se preocupam oficialmente com sua manifestação, presença e consequências [Veja edições UFO 178, 182, 185 e 186]. Bermúdez palestrou em março no International UFO Congress 2012 e Sánchez [Correspondente internacional da Revista UFO] concedeu entrevista exclusiva ao editor da publicação A. J. Gevaerd [Veja No Uruguai, militares pesquisam UFOs há mais de três décadas, sem segredos e O Uruguai é um dos poucos países que admite pesquisar os UFOs oficialmente], onde já solicitava esta união entre nações Sul-americanas na pesquisa dos UFOs. O major do Exército Chileno Rodrigo Bravo Garrido [Consultor da Revista UFO], membro do CEFAA e coautor da obra Ufologia Aeronáutica: Um Novo Conceito no Estudo dos UFOs também estava presente.
Pontos do acordo
Considerando que CEFAA e Cridovni estão interessados no estudo científico de Fenômenos Aéreos Não Identificados (FANIs), é de extrema utilidade compartilhar as informações e os antecedentes que cada um coleta, como também difundir entre a comunidade científica. Ambas entidades se comprometem a:
• Trocar informação relevante sobre casos de relatos de FANIs, obtidos pelo CEFAA ou Cridovni, que sejam considerados de relevância suficiente para realizar uma investigação científica que permita chegar a conclusões válidas sobre o Fenômeno UFO.
• Trocar informação sobre metodologia de pesquisa de forma permanente, já que esta tende a evoluir no tempo de acordo com novas ideias científicas, instrumentação e capacidades analíticas, especialmente sobre procedimentos e ações recomendadas a pilotos e controladores de tráfego aéreo, antes, durante e após um encontro FANI, em virtude da mútua preocupação do CEFAA e Cridovni pela segurança das operações aéreas.
• Promover a análise em forma conjunta da investigação dos FANIs, coordenando a promoção de seus resultados entre a comunidade científica, pesquisadores e público em geral.
Entre os convidados desta reunião encontravam-se os representantes da cada uma das áreas da Defesa e Segurança Nacional - Exército, Marinha, Força Aérea, Carabineiros e Polícia de Investigação (PDI) -, o Comitê Interno composto por servidores públicos da DGAC e externo do CEFAA, integrado por astrônomos, físicos, médicos e membros ativos dos diversos ramos da Defesa, bem como assessores externos do comitê.
Lista de assinatura do acordo com o Uruguai
Diretor Geral da DGAC
General de aviação Jaime Alarcón
Secretário Geral da DGAC
Pablo Ortega Canelo
Integrantes do CEFAA
Ricardo Bermúdez Sanhueza, diretor
Gustavo Rodríguez Navarro, secretário executivo
José Lay Lagos, encarregado de relações internacionais
Integrantes do Cridovni
Coronel Ariel Sánchez Ríos, presidente
Carlos Perez Lavagnini, assessor
Convidados civis
Patricio Díaz Montecinos, técnico eletrônico assessor do CEFAA
Marcelo Moya, assessor
Assessores externos
Mario Ávila Sobarzo, químico nuclear
José Luis Cárdenas Núñez, medicina aeroespacial da Universidade de Santiago do Chile (Usach)
Ulisses Faundez Tejos, geógrafo Univ. do Chile
Crystian Sánchez Ortiz, psicólogo
Marina Stepanova, física de plasma da Usach
Álvaro Orsi Moyano, doutor em astronomia
Representantes das Forças Armadas
Capitão Pablo Fontes Díaz, Carabineiros
Comandante Javier Luttecke, Aviação Naval
Major Rodrigo Bravo Garrido, Exército

O pesquisador de La Serena Patricio Díaz Montecinos [Consultor da Revista UFO] foi convidado a participar na qualidade de próximo colaborador do comitê, devido a sua ampla experiência e trajetória na investigação do tema ufológico no Chile.
Para as dirigentes do grupo argentino Visión Ovni, Andrea e Silvia Perez Simondini [Respectivamente correspondente internacional e consultora da UFO], da diretoria da Comissão de Estudos do Fenômeno OVNI da República Argentina (Cefora), "este fato é transcendental na busca da construção de um diálogo em comum, e entrelaça os vínculos que nos levarão a encontrar as respostas que tanto procuramos. Será um benefício para toda a América Do Sul."

Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/em-marco-historico-cefaa-e-cridovni-assinam-acordo-de-cooperacao

Abraços otimistas!

Paulo R. Poian.

Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br

Consultor da Revista UFO Brasil www.ufo.com.br

Blog: http://www.ufo.com.br/blog/paulopoian

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001759462999
E-mail 1: poian@ufo.com.br
E-mail 2: paulopoian@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário