domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ufologia, em busca de uma definição


Ampliar imagem

UFOLOGIA

Em busca de uma definição

A palavra é um neologismo da palavra inglesa ufology (que literalmente traduzida para o português significa ovniologia), cunhado sobre o termo UFO. Desta forma seria o estudo dos fenômenos OVNI e outros a eles supostamente associados. Mas apenas a sistematização, isto é, uso de uma dada metodologia de estudo, não basta para caracterizar um campo de estudo como ciência ou não.

É lógico que a ufologia não é considerada uma ciência, porque se a Ufologia fosse realmente uma ciência seria preciso que siga o chamado método científico. Formulação de uma hipótese para explicar um dado fenômeno, seguido de testes rigorosos e reprodutíveis para averiguar a veracidade das conclusões a que se chegaria com a aceitação da hipótese formulada.

Para fazer afirmação que a ufologia é uma ciência estaríamos contradizendo as normas técnicas de definição de ciência, seria necessário que todas as afirmações feitas por ela (ciência) sobre os fenômenos ufológicos fossem passíveis de verificação experimental.

Na ufologia há uma mistura bastante grande com crendices e até com charlatanismo, de forma que é bastante difícil reconhecer a ufologia como ciência (muitas vezes ela se baseia apenas em depoimentos de procedência duvidosa, fotos desfocadas e “evidências” suspeitas - forjadas ou erroneamente interpretadas, não indo além de casos anedóticos), mas no momento em que ela venha a se organizar em torno de uma metodologia científica poderá ser naturalmente aceita como um ramo da Ciência.

Os OVNIs e os UFOs

OVNI é uma sigla que significa Objeto Voador Não Identificado, também conhecido pela sigla em inglês UFO (Unidentified Flying Object – que traduzindo para o português, “Objeto voador desconhecido”), é a denominação de qualquer objeto visto no céu e que não tenha uma identificação conhecida. A expressão “disco voador” remete a naves construídas por seres extraterrestres (não necessariamente tendo a forma de um disco).

Assim, OVNI não implicaria necessariamente em reconhecimento de tais objetos como discos voadores, mas a associação é de tal forma corriqueira atualmente que muitas vezes são usados como sinônimos. Muitos ufólogos reconhecem o problema e às vezes se referem aos OVNI como aeroformas para evitar confusão.

Até pelo problema do ensino de ciências nos cursos elementares e médio de educação (e muitas vezes até em superiores), é comum pessoas leigas tomarem objetos normais como discos voadores, sobretudo à noite. Segue-se uma lista das confusões mais freqüentes que ocorrem nos supostos avistamentos.

Trecho do livro Ecos do Universo

Por Humberto Sales

Pesquisador do CSPU

Nenhum comentário:

Postar um comentário