quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOCÊ JÁ VIU ALGUM ÓVNIS? VEJA QUAL DAS IMAGENS QUE SE ASSEMELHA NESTE PAINEL DE IDENTIFICAÇÃO

 

L

HÁ VÁRIAS RAZÕES PARA SE OBSERVAR UM OVNIS. Uma delas é que os objetos no céu geralmente são vistos por muitas pessoas, especialmente quando eles aparecem sobre as zonas urbanas. Os OVNIs podem ser vistos com mais frequências nos meses de verão? Uma possibilidade é que as pessoas despendem mais tempo fora de casa; nós ficamos fora nas noites quentes em festas e churrascos, assim temos mais oportunidade de notar as coisas no céu do que nos meses de inverno, quando ficamos dentro de casa assistindo TV. Um avião, um cometa, uma aeronave extraterrestre, ou algo mais, esse objeto ou luz estranha no céu poderia potencialmente disparar centenas, senão milhares de relatos. E mesmo os relatos do mesmo objeto poderão ser diferentes, dependendo do ponto de vista de quem o relata. Assim, se houve centenas de relatos de Óvnis em um estado durante um determinado período, é importante saber como é que esses relatos foram categorizados, porque poderia ser que centenas de Óvnis individualmente foram vistos por diferentes pessoas, ou que centenas de indivíduos viram a mesma coisa e relataram. Sendo assim se você avistou um destes objetos marque e deixe seu comentário neste noticioso que congrega os estudos científicos de várias ciências do saber Universal. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológica-CSPU.

Postado por Célio Cavalcante

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Parabéns amigo Claudio Dias

Cinegrafista Claudio Dias

Grande cinegrafista e incansável pesquisador do fenômeno ufológico de nossa região, sempre com disposição para a pesquisa de campo, um amigo bom de papo sem subterfúgios ou arrudeios. Quero lhe desejar mais cem anos de vida com muita paz e sucesso. Quero estender as minhas saudações ufológicas também aos outros componentes do Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica que aniversariaram este mês. São eles: David Mendes de Sousa,Francisco das Chagas Lopes, Johnson Lima Justo e Francisca Eleni Mota. Que a alegria e harmonia esteja sempre no cotidiano de cada um de vocês.

Jacinto Pereira 

Curiosa informação sobre Sobral: epicentro de UFOs e abalos sísmicos

 

Cidade cearense que está sob onda ufológica histórica também é recordista em tremores de terra
Categoria: CASUÍSTICA | GEOLOGIA E GEOGRAFIA | TECNOLOGIA E CIÊNCIA

crédito: pompeumacario

dnot_6162

ampliar

Panorama sobralense

SAIBA MAIS

Suposto UFO filmado por funcionário público no Pará

Aparição de UFO instiga população no Norte de Minas

Encontrado 'planeta água', uma nova classe de mundos

O Nordeste tem a maior atividade sísmica do Brasil, segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Apenas na região de Sobral [Que passa por uma intensa onda ufológica], no Ceará, são registrados entre 60 e 70 tremores por mês, em média. Em Pernambuco, esse número chega a 30. A grande maioria de fenômenos tem intensidade menor que dois graus na escala Richter e, por isso, não são sentidos e nem reportados para o Instituto de Astrofísica, Geofísica e Ciências Atmosféricas, em São Paulo, órgão responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro.
De acordo com o informe, desde 2008, foram contabilizados 167 tremores com mais de dois graus em todo o País, uma média de aproximadamente cinco por mês. Desde 2001, foram 376. "Existe um número muito maior de tremores do que os que são divulgados e, com o aumento das estações de monitoramento, esse número deve se ampliar", garante o técnico em sismologia da UFRN Eduardo Menezes.
Segundo o especialista do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Daniel Cacheta, existe a carência de um sistema integrado de monitoramento para identificar os focos de tremores no Brasil. O laboratório de Brasília conta com aproximadamente 30 aparelhos de medição e o do Rio Grande do Norte, 45. Em alguns pontos mais isolados, como na região Amazônica, existem poucas estações de monitoramento, diz Cacheta.
Na região do Acre, onde já foram registrados tremores de até 6.5 graus na escala Richter, a estação de monitoramento é do serviço geológico americano. "Os tremores nessa região ocorrem a mais de 700 km de profundidade e em regiões desabitadas, por isso focamos os estudos onde existe uma atividade mais perceptível", diz o técnico em sismologia da UFRN. Segundo ele, só são reportados ao Boletim Sísmico Brasileiro, os tremores de mais de dois graus.
Comunicação por carta - De acordo com Cacheta, do laboratório de Brasília, nas regiões mais remotas a comunicação com os operadores ainda ocorre por carta, via Correios. "Temos aparelhamento e 30 estações para monitorar os abalos, mas em determinadas regiões, não há link via satélite e o operador de campo envia os dados via correio a cada 15 dias".
Menezes diz que, em algumas estações da UFRN, é necessário que os dados sejam coletados diretamente no local. "Têm estações que transmitem os dados via rádio e internet, mas em alguns casos, onde não há meio de transmitir os dados, as informações têm que ser coletadas fisicamente e enviadas eletronicamente".
Segundo o especialista da UFRN, por meio de um convênio com a Petrobrás, está sendo montada uma rede de monitoramento na costa brasileira, com estações de monitoramento no Nordeste, Sul e Sudeste do País. "Serão 15 estações colocadas em pequenas casas, com sensores ligados e sismógrafos e com sistema de envio de dados via satélite ou por meio de telefonia celular", diz Menezes.
"Para facilitar todo o processo, é necessário que haja um sistema vinculado à Defesa Civil para que possa haver a troca de informações, com centros integrados de sismologia", afirma Cacheta. O observatório, segundo o especialista, trabalha com probabilidades e identificou que os sismos ocorrem em ciclos de 10 em 10 anos. Em 2008, no litoral de Santos, em São Paulo, foi registrado um tremor de terra, que em uma zona urbana "poderia ter consequências catastróficas pela falta de preparo das construções brasileiras", diz o pesquisador.
A região Centro-Oeste brasileira também tem histórico de tremores. Segundo o Observatório de Brasília, o mais forte ocorreu em fevereiro de 1964, com intensidade de 5,4. O mais recente foi no dia 08 de outubro deste ano entre os municípios de Mara Rosa e Estrela do Norte, no Estado de Goiás, e teve magnitude estimada em 5.0. Técnicos do laboratório de Brasília ainda realizam estudos em campo para oficializar o índice.
Acesse o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e inteire-se do Atlas Digital dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Ceará, em especial o de Sobral;
Idem, ao Mapa Geológico do Ceará.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Objeto incandescente caiu próximo a Taperuaba

 

No último dia 17, por volta das 07:58h da manhã, um barulho de alta intensidade e um tremor provocado por um impacto de superfície ocorreram próximo a Barroquinha, na região noroeste do Estado. Um objeto incandescente chocou-se com a terra produzindo um tremor de superfície de 2.5 graus na escala Richter. O evento foi registrado pelas estações de Morrinhos (NBMO - RSISNE) e Sobral (SBBR - INCTET) que operam na região e estão ligadas por internet ao LabSis/UFRN. O Objeto que foi visto por algumas pessoas, caiu na região de Boqueirão perto de Missí em Irauçuba, porém há pessoas que viram o objeto incandescente cair em Vassouras, localidades de Taperuaba e outros viram este objeto cortar o céu de Cachoeirinha. Na manhã do dia 25, uma equipe seguida pelo M. Costa esteve na região fazendo levantamentos, porém, nada foi encontrado.
Moradores acreditam que o objeto luminoso possa ter relação com os fragmentos do foguete francês Ariane 44-L / H10, que caiu na cidade de Anapurus, no Maranhão, e segundo o professor Elenilton Roratto, especialista do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas, nós estamos na rota do Ariane H10, e este é um objeto com identificação internacional 24770 e foi lançado ao espaço em 1997. Segundo o especialista, o objeto é parte do tanque de pressurização do foguete e de acordo com cálculos de decaimento orbital feitos pelo Apolo11-Satview, o objeto era para ter sido despejado no oceano. Afirmou ainda, que segundo informações
Fica o alerta a população da região que quem o objeto ou o local da queda, entrar em contato com o Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas, através do telefone 92895729.
SAIBA MAIS: O lixo espacial, é mais conhecido por detritos espaciais e se encontram em órbita terrestre baixa, também conhecida como LEO (do inglês, Low Earth Orbit); embora haja também uma quantidade considerável de detritos na órbita geossíncrona, mais conhecida como órbita geoestacionária, a GEO (do inglês, GEostationary Orbit). Porém, esta órbita pela sua considerável distância da terra, faz com que a dispersão desses objectos seja muito maior dos que os encontrados em órbitas mais próximas. Há também cerca de 1.450 objetos cuja trajetória é excêntrica, podendo transladar pelas outras órbitas e provocar acidentes de detritos. Os componentes destes foguetes são feitos de alumínio, que tem um baixo ponto de fusão. Como resultado, esses componentes normalmente se desintegram em grandes altitudes, logo no início da reentrada. Há também, por outro lado, se um componente é feito de materiais com pontos de fusão mais altos (como titânio, aço inoxidável e berílio) ficam mais proximos as camadas da terra, e dependendo do objeto e atinge em média uma velocidade de 14.8 km/s. Atualmente, cerca de 17.000 destroços com mais de 10 centímetros giram em torno do Planeta Terra, provocando colisões.

Postado por Elenilton Roratto

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Lixo Espacial: restos de foguete Ariane caem sobre o Maranhão

 

Moradores da cidade de Anapurus, no Maranhão, foram surpreendidos nesta manhã de quarta-feira pela queda de um grande fragmento de um foguete francês do tipo Ariane 44-L. De acordo com os populares, a queda do objeto foi seguida de um forte estrondo.

De acordo com cálculos de decaimento orbital feitos pelo Apolo11-Satview, o fragmento que caiu em Anapurus (28 km de Chapadinha e 275km de São Luís) era o tanque de pressurização de um foguete Ariane H10, objeto com identificação internacional 24770, lançado em 1997. Segundo as testemunhas, a queda ocorreu às 06h00 pelo horário local.

Moradores das cidades próximas ao local da queda ficaram bastante assustados com o evento, que rapidamente se espalhou entre a população. Na queda, diversas árvores ficaram destruídas.

Fotos: No topo, gráfico de reentrada do objeto mostra a órbita do foguete Ariane e a posição do ponto de ruptura. Na sequência, o morador Gilberto Ramos, de Mata Roma, um dos primeiros a chegar ao local e fotografar o objeto. Acima, moradores examinam o objeto. Crédito: Blog Interligado, Internauta Hélio Machado Queiroz e Gilberto Ramos.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Copiado do Portal dos Anjos e das Estrelas de Avalon

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Reportagem Varginha - Comando da Madrugada 01/06/1996

O jornalista Goulart de Andrade em uma extensa e profunda reportagem sobre o Caso Varginha, exibida em 01/06/1996 na Rede Manchete - programa Comando da Madrugada

Comando da Madrugada - E. T. de Varginha

O jornalista Goulart de Andrade em uma extensa e profunda reportagem sobre o Caso Varginha, exibida em 01/06/1996 na Rede Manchete - programa Comando da Madrugada. Ele entrevista os ufólogos Ubirajara Franco Rodrigues e Vitório Pacaccini, dois dos principais investigadores do incidente envolvendo o aparecimento de uma inusitada criatura na cidade do sul de Minas Gerais. Nesta 1ª parte há ainda os depoimentos das duas irmãs adolescentes (Valquíria Aparecida Silva e Liliane de Fátima Silva) que avistaram o ser em terreno da Rua Benevenuto Braz Vieira - Jardim Andere, juntamente com Kátia Andrade Xavier, na tarde de 20/01/1996. A mãe das duas meninas relata que, dias após, recebeu a visita de quatro homens vestidos com ternos pretos, os quais ofereceram alta soma em dinheiro para que as meninas mudassem sua versão dos fatos. Este bloco termina com Goulart entrevistando o médico Adilson Usier, do Hospital Humanitas e Hospital Regional de Varginha.

Parte 1: http://youtu.be/xJ7d0GhLMJ4

Nesta 2ª parte ele continua a entrevista com os ufólogos Ubirajara Franco Rodrigues e Vitório Pacaccini, dois dos principais investigadores do incidente envolvendo o aparecimento de uma inusitada criatura na cidade do sul de Minas Gerais em 20/01/1996. Há ainda os depoimentos de Terezinha Gallo Clepf (que também viu um estranho ser três meses após as meninas); Leila Cabral e Marcos de Araújo Carvalho Mina (ambos do zoológico local) e finalmente o casal Eurico e Oralina de Freitas, que avistaram um OVNI na madrugada do mesmo dia 20 sobrevoando o pasto de uma fazenda da região.

Parte 2: http://youtu.be/eLXvitn1BZE

Nesta última parte ele continua a entrevistar os ufólogos Ubirajara Franco Rodrigues e Vitório Pacaccini, dois dos principais investigadores do incidente envolvendo o aparecimento de uma inusitada criatura na cidade do sul de Minas Gerais em 20/01/1996. O jornalista assiste (em off) o vídeo com os depoimentos de alguns militares que participaram da operação de captura da criatura e ao final entrevista o médico legista Fortunato Badan Palhares, apontado como o autor de suposta autópsia feita no estranho ser nas dependências da Unicamp (SP).

Parte 3, final: http://youtu.be/IA5Fyz-At7U

Ótimo proveito a todos e forte abraço;

Paulo R. Poian.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Reunião Plenária de fevereiro do CSPU

Pauta da reunião 24/02/2012.

A Pauta será: Abertura, com Jacinto Pereira:

Informes Ufológicos, por qualquer um dos membros do CSPU:

Socialização da Conferência de Gevaerd na Campus Party, sobre a pesquisa ufológica feita pelo governo brasileiro e a liberação desse material para quem quiser pesquisar.

Por último, será aberto um debate sobre o HAARP – High Frequency Active Auroral, o projeto militar dos EUA que pode ser uma arma geofísica.

Encerramento será as 21:30hs.

O local será o mesmo das reuniões anteriores, ou seja, no Espaço de Vida Saudável, Rua Francisco das Chagas Barreto Lima 146, no Parque da Cidade em Sobral. Convide seus amigos.

A entrada é Franca.

Não esqueça, dia 24/02/2012.

Abraço, Jacinto Pereira.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Disponibilizada a conferência de Gevaerd na Campus Party

Transposta mais uma importante etapa no processo de amadurecimento da Ufologia Brasileira

ccccccccccc

Pela primeira vez a abordagem do Fenômeno UFO foi exposta neste tipo de evento. Crédito: Campus Party

"Nunca se falou de Ufologia neste ambiente. Eu e o Petit tivemos a responsabilidade de tratar do tema pela primeira vez e fazer com que um universo de milhares de campuseiros percebessem a realidade do fenômeno e a necessidade de sua pesquisa", declarou Gevaerd. "Estou considerando este como um dos mais sérios trabalhos de toda a minha vida de ufólogo até hoje e, portanto, me preparei adequadamente".
A palestra do editor da Revista UFO, sob o título Discos Voadores: Uma Realidade Reconhecida, e do coeditor Marco A. Petit, com o tema A Presença Alienígena no Programa Espacial, durante a Campus Party Brasil 2012 acabaram transformando a Ufologia num dos assuntos que mais atraiu a atenção do público mais seleto, para surpresa dos organizadores.
"O palco onde o Petit e eu falamos literalmente bombou. Fizemos um trabalho muito bacana, consistente e bem elogiado, e definitivamente plantamos uma semente ali, no Anhembi", comentou Gevaerd horas depois.
Neste sábado (11), ele nos informou ainda que "fazer esta conferência foi vencer uma importante etapa no processo de amadurecimento da Ufologia Brasileira. O Campus Party é um acontecimento referencial em todo o meio acadêmico e tecnológico mundial, e ter incluída em sua concorrida pauta o tema UFO nesta quinta edição brasileira foi um avanço absolutamente inquestionável".
E concluiu: "Agora, ter tido, ao lado do meu querido amigo e irmão Petit, a oportunidade de sermos nós a abrir este precedente em nosso país e em nome da Ufologia Brasileira, foi de uma alegria, de um orgulho e de uma satisfação imensa. Para mim, certamente, este representou um dos melhores momentos de minha carreira de ufólogo. Estou extremamente feliz e queria compartilhar com vocês. Assim, mais uma vez, obrigado a todos pela torcida e pelos comentários."

Assista na íntegra a conferência de Gevaerd no Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/disponibilizada-a-conferencia-de-gevaerd-na-campus-party

Abraços;

Paulo R. Poian.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ufologia, em busca de uma definição


Ampliar imagem

UFOLOGIA

Em busca de uma definição

A palavra é um neologismo da palavra inglesa ufology (que literalmente traduzida para o português significa ovniologia), cunhado sobre o termo UFO. Desta forma seria o estudo dos fenômenos OVNI e outros a eles supostamente associados. Mas apenas a sistematização, isto é, uso de uma dada metodologia de estudo, não basta para caracterizar um campo de estudo como ciência ou não.

É lógico que a ufologia não é considerada uma ciência, porque se a Ufologia fosse realmente uma ciência seria preciso que siga o chamado método científico. Formulação de uma hipótese para explicar um dado fenômeno, seguido de testes rigorosos e reprodutíveis para averiguar a veracidade das conclusões a que se chegaria com a aceitação da hipótese formulada.

Para fazer afirmação que a ufologia é uma ciência estaríamos contradizendo as normas técnicas de definição de ciência, seria necessário que todas as afirmações feitas por ela (ciência) sobre os fenômenos ufológicos fossem passíveis de verificação experimental.

Na ufologia há uma mistura bastante grande com crendices e até com charlatanismo, de forma que é bastante difícil reconhecer a ufologia como ciência (muitas vezes ela se baseia apenas em depoimentos de procedência duvidosa, fotos desfocadas e “evidências” suspeitas - forjadas ou erroneamente interpretadas, não indo além de casos anedóticos), mas no momento em que ela venha a se organizar em torno de uma metodologia científica poderá ser naturalmente aceita como um ramo da Ciência.

Os OVNIs e os UFOs

OVNI é uma sigla que significa Objeto Voador Não Identificado, também conhecido pela sigla em inglês UFO (Unidentified Flying Object – que traduzindo para o português, “Objeto voador desconhecido”), é a denominação de qualquer objeto visto no céu e que não tenha uma identificação conhecida. A expressão “disco voador” remete a naves construídas por seres extraterrestres (não necessariamente tendo a forma de um disco).

Assim, OVNI não implicaria necessariamente em reconhecimento de tais objetos como discos voadores, mas a associação é de tal forma corriqueira atualmente que muitas vezes são usados como sinônimos. Muitos ufólogos reconhecem o problema e às vezes se referem aos OVNI como aeroformas para evitar confusão.

Até pelo problema do ensino de ciências nos cursos elementares e médio de educação (e muitas vezes até em superiores), é comum pessoas leigas tomarem objetos normais como discos voadores, sobretudo à noite. Segue-se uma lista das confusões mais freqüentes que ocorrem nos supostos avistamentos.

Trecho do livro Ecos do Universo

Por Humberto Sales

Pesquisador do CSPU

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012