terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Arquivo Nacional recebeu do Ministério da Aeronáutica documentos sobre objetos voadores não-identificados, produzidos entre 1952 e 1970.

O Arquivo Nacional, através de sua Coordenação Regional no Distrito Federal, recebeu do Ministério da Aeronáutica, no último mês de maio, documentos sobre objetos voadores não-identificados, produzidos entre 1952 e 1970. No próximo mês, deveremos receber a documentação produzida nos anos 80.

O acervo, de cerca de mil páginas de textos, contém relatos de pilotos, troca de correspondências entre militares, testemunhos de civis e recortes de jornais. Tais documentos revelam que a Aeronáutica criou, no estado de São Paulo, o Sistema de Investigação de Objetos Voadores Não-Identificados (SIOANI), que funcionou de 1969 a 1972. Além disso, reconhece a existência da Operação Prato, famosa missão conduzida pelo I Comando Aéreo Regional (COMAR), de Belém do Pará, para averiguação de suspeitas da presença de óvnis no interior daquele estado.

A repercussão da abertura do acervo foi celebrada pela Comissão Brasileira de Ufólogos, responsável pela Revista UFO e pelo portal http://www.ufo.com.br/, e foi matéria de capa da edição nº 2071 da Revista ISTO É. (link: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2071/artigo144400-1.htm)

A Coordenação Regional também recebeu um acervo totalmente digitalizado, doado pelo presidente do Grupo Ufológico do Guarujá, Edison Boaventura Junior . São reproduções de mais de mil páginas de documentos e uma centena de fotos e croquis (diversos coloridos) doados por militares reformados da Força Aérea Brasileira.



Fonte: Site Arquivo Nacional

Postado por Jacinto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário