sexta-feira, 26 de junho de 2009

Síntese do lll Fórum Mundial: em Ufologia, estamos no Primeiro Mundo

Um resumo dos principais acontecimentos e emoções em Curitiba


Auditório e sala de reuniões abarrotados, esta é uma das imagens que ficarão guardadas na memória


Com uma seleção muito variada de convidados e palestrantes, além da presença maciça do público em geral, diuturnamente, os resultados do III Fórum Mundial de Ufologia, em Curitiba, foram os melhores possíveis, comprovando mais uma vez que a Ufologia praticada no Brasil não fica absolutamente nada a dever para países mais desenvolvidos. O que vimos durante os memoráveis dias do evento foi que, em muitos aspectos, estamos sim adiante dos estrangeiros. O salão do Hotel Promenade ficou lotado, comportando mais de 300 pessoas que assistiram palestras e workshops de ufólogos mundiais.

No princípio da tarde de quinta-feira, 11 de junho, o professor Wilson Picler fez a saudação com a qual foram iniciados os trabalhos do Fórum, conclamando pela união e intensificação dos esforços, no sentido de se entender e comprovar a realidade das visitas de civilizações extraterrestres ao nosso planeta. A seguir, Jaime Lauda fez sua apresentação focada nos 40 anos do vôo da Apollo XI, a primeira missão tripulada a pousar na Lua. Mostrou como o Projeto Apollo contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia terrestre, resultando em benefícios de que usufruímos ainda hoje. Antônio Denegri e Clóris Rojo, casal mexicano, palestraram em seguida. Antropólogos, sociólogos e escritores de renome, que buscam incessantemente as origens e essências da raça humana, em todos os sentidos. São especialistas em cultura e Calendário Maia, explanando muito sobre a área transcendental, holística do Homo sapiens com relação a ele próprio, do homem Terra ao homem galáctico, de forma instigante e que realmente fez o público meditar sobre nosso real papel no planeta, que vai muito além do consumismo e egoísmo cada vez mais presentes.

Marco A. Petit, consultor e co-editor da Revista UFO, além de membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e reconhecidamente um dos maiores ufólogos do mundo, apresentou-se com algumas réplicas sobre a recente entrevista do advogado Ubirajara F. Rodrigues [Veja edições UFO 153 e 154], fornecendo informações inéditas e preocupantes para a grande maioria dos interessados sobre detalhes do Caso Varginha. A conferência final do dia ficou a cargo de Toni Inajar, consultor da UFO e coordenador da equipe de análises de imagens, detalhando parte do trabalho de análise fotográfica e de filmagens, utilizando recursos de informática. Extremamente bem apresentada e didática, mostrou como distinguir entre fotos autênticas e fraudadas, fornecendo precioso material para o estudo ufológico, além de comprovar a eficácia e importância das análises de imagens em Ufologia. O tema retornou na primeira palestra da sexta-feira, dia 12 de junho, com Ricardo Varela. O cientista do INPE fez jus ao trabalho sério que exerce há anos, e ninguém que tenha assistido a sua apresentação pode ter ficado com dúvidas a respeito de como distinguir entre fraude e realidade nas fotos ufológicas.

Luis Alberto Reinoso, da Argentina, entrou logo em seguida. Advogado, pesquisador de campo especialista em casos de aterrissagens de UFOs e mutilações de gado em diversos países, discorreu sobre a casuística no país vizinho e impactou a platéia com imagens impressionantes de bovinos molestados e mortos cirurgicamente, revelando que mais de 500 casos de mutilação de animais ainda permanecem sem conclusão, somente na Argentina. Logo após, no período da tarde, o consultor da UFO Wagner Borges, diretor do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas (IPPB), autor e projetor extrafísico, explanou de maneira formidável sobre experiências fora do corpo e contatos imediatos com entidades alienígenas protetoras e guias espirituais. “A projeção astral não é privilégio, mas sim uma capacidade inerente a todos, sem distinção, basta praticá-la”, enfatizou. Além de divertido e descontraído, Borges é um dos mais experientes e dedicados pesquisadores do tema holístico, não somente na Ufologia como também em outras áreas do conhecimento.

Guillermo Aldunatti, um dos pioneiros da Ufologia Argentina, apresentador de programas de rádio e editor da revista Reporte UFO Argentina, trouxe, além da rica casuística do país, alguns esclarecimentos importantes, como a afirmação de que, na Argentina, não há um órgão oficial que represente a pesquisa ufológica, mesmo o próprio Aldunatti sendo conhecido como consultor do governo para assuntos ufológicos. Contou também que por três vezes já tentaram liberar os arquivos sigilosos no país, e que agora seria uma quarta investida, através da Comissão de Estudo do Fenômeno OVNI da República Argentina (CEFORA), recém formada por ufólogos civis do país e disposta a conquistar tal proeza. Com o tema Arquivos Secretos de Hitler e Mussolini, o workshop do italiano Roberto Pinotti foi um dos mais concorridos. Desbravador da Ufologia italiana, autor de OSNIs, um dos mais novos livros da Coleção Biblioteca UFO, mostrou a realidade de projetos secretos, na época anterior à nazista e fascista, a fim de produzir cópias de supostas armas secretas (UFOs). Alguns destes projetos, também segundo Pinotti, teriam sido repassados à Alemanha nazista, talvez dando origem aos relatos dos nazi-ufos.


Uma das imagens de união e alegria contagiante dos ufólogos convidados. Reinoso(E), Choy, Friedman, Pinotti, Aldunatti, Velasco e Cury. Uma fã posa para foto


Ilustríssimo, Salvatore De Salvo, professor universitário e cientista internacional em geobiologia pelo International Biographic Centre de Cambridge, Inglaterra, palestrou de última hora, no lugar da psicóloga e hipnóloga Gilda Moura, impossibilitada de comparecer ao evento por motivos particulares. De Salvo acha que estamos próximos a um contato definitivo com outras espécies inteligentes, depois de décadas de pesquisas, científicas e filosóficas, autoria de diversos livros e muitas reflexões. “Rezo para que isto me encontre vivo, pois teria a mais profunda alegria de resgatar todo o ridículo a que fui exposto nos meios acadêmicos, durante tantos anos”, desabafou.

Robert Hastings, um dos mais bem informados ufólogos do mundo em sua área, autor do livro UFOs & Nukes e recentemente entrevistado pela Revista UFO [Veja edição 151], demonstrou com maestria seu conhecimento na conferência. Hastings já entrevistou mais de 100 militares norte-americanos da reserva, e trouxe também documentos do FOIA – Lei de liberdade de informações dos EUA – comprovando as insistentes "vigílias" por parte de UFOs em torno de depósitos e bases nucleares. Seu livro será um dos próximos lançamentos da Biblioteca UFO, sob o título Terra Vigiada, que está sendo brilhante e pacientemente traduzido por Marcos Malvezzi Leal, membro do Conselho Editorial e consultor da UFO, também responsável pela citada entrevista com Hastings na publicação.

Solicitadíssimo, Stanton Friedman, que sempre atendia com um sorriso às inúmeras pessoas que vinham a sua mesa no saguão para tirar fotos e trocar algumas palavras, apresentou um concorrido workshop sobre o Caso Roswell na noite do sábado. Embora sem grandes novidades, os presentes puderam conferir informações detalhadas de como ele redescobriu o caso de forma eventual em 1978, chegando a entrevistar pessoalmente dezenas de testemunhas, incluindo altos oficiais militares. Sua pesquisa sobre os famosos documentos Majestic 12 foi descrita, e segundo ele, poucas dúvidas restam de que essa comissão de notáveis realmente exista.

No último dia, Anthony Choy, referência da Ufologia peruana, advogado e membro fundador do Grupo de Investigação de Fenômenos Aéreos Anômalos (OIFAA), da Força Aérea do Peru, representou seu país com a casuística e as atividades oficiais da Aeronáutica peruana. Nos bastidores do evento entrevistou vários ufólogos nacionais e de outros países, tendo importante movimentação dentro e fora do auditório. A manhã de domingo foi encerrada por Roberto Pinotti, que fez um apanhado geral de sua carreira ufológica e de alguns dos mais significativos casos italianos. A palestra de Stanton Friedman, no começo da tarde de domingo, foi das mais concorridas do Fórum. Com o tema "Discos Voadores frente a Ciência", mesmo tema de seu livro Flying Saucers and Science, à venda durante o Fórum, Friedman fez uma apresentação impecável que presenteou a todos os presentes com tudo que há para se saber sobre como se faz uma Ufologia séria. Destaque para seu trabalho como físico nuclear, em que trabalhou em projetos da General Electric para construir e testar motores a jato e foguete, combinados com reatores nucleares para maior eficiência, e a seu constante embate com céticos como por exemplo Phillip Klass e Seth Shostak, que lidera o Seach of Extraterrestrial Inteligence (SETI), a busca por inteligência extraterrestre.

Durante a tarde, a doutora Mônica Medeiros, cirurgiã e presidente da Casa do Consolador, uma entidade filantrópica, especialista e terapeuta em abduções, foi ouvida de maneira glamorosa pelo público no auditório lotado. De forma séria, objetiva e sob argumentos indubitáveis, devido à experiência e dedicação ao assunto, Mônica foi ovacionada ao final da apresentação de seu trabalho, mostrando e confirmando a importância e necessidade de ufólogos idôneos e respeitados no tratamento e ajuda aos abduzidos. Nos bastidores, sem dúvida foi a personalidade mais assediada pelas pessoas, logo após sua palestra. Mônica foi a entrevistada especial na Revista UFO 145 e divulgou extenso artigo na edição UFO 150.


Um verdadeiro círculo humano em torno da ufóloga Mônica Medeiros, após sua conferência


Cientista francês, Jean-Jacques Velasco, que foi um dos diretores do Grupo de Estudo e de Informação sobre Fenômenos Aeroespaciais Não Identificados (Geipan), entidade oficial francesa que pesquisou UFOs de maneira pública através do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES). Velasco foi consultor do relatório Dossiê Cometa [traduzido para o português e disponível na Biblioteca UFO] e explanou sobre a trajetória da investigação oficial francesa sobre os UFOs. Em dado momento disse: "Eu acredito que UFOs venham da Terra mesmo. Vocês não sabem quanto me dói ter que sustentar esta posição". Estranhamente, muito pelo contrário, durante praticamente toda sua apresentação, a medida que a narração dos casos progredia, a Hipótese Extraterrestre (HET) ficava cada vez mais proeminente. Por último, mas não menos importante, Fernando A. Ramalho, consultor da UFO, membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e um dos maiores responsáveis pelas recentes vitórias da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. Tendo conseguido também que a CBU passasse a fazer parte de um dos mais importantes fóruns de acesso as informações públicas, ao lado de outras importantes entidades, Ramalho fez uma apresentação sucinta, exibindo os resultados da campanha. Detalhou como funciona a lei de acesso a informação no Brasil, e os passos seguidos pelos ufólogos até conseguir a liberação dos documentos. Foi incisivo ao dizer que falta muita coisa ainda, e que a batalha não pode ser dada como ganha, mas que esses passos foram fundamentais para chegarmos onde estamos, e a caminhada ainda será longa, e sem dúvida vitoriosa. Detalhes e cobertura completa do evento na edição de julho da Revista UFO, 156.

Autor: Renato Azevedo/Paulo Poian
Fonte: III Fórum Mundial de Ufologia
Crédito da foto: Renato Azevedo

Fonte: Site da Revista UFO

Postado por Denilson Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário