terça-feira, 24 de junho de 2025

Sputnik Brasil: Maior câmera do mundo registra milhões de galáxias em suas primeiras IMAGENS impressionantes

Panorama conjugado de mapas das estrelas - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2025

O Observatório Vera C. Rubin divulgou suas primeiras imagens de apenas dez horas de observações, revelando a captura de milhares de galáxias, nebulosas detalhadas e mais de dois mil novos asteroides, e prometendo revolucionar nossa compreensão do Universo com o maior levantamento celeste já feito.
O Observatório Vera C. Rubin, localizado no Cerro Pachón, uma montanha de 2.682 metros de altitude na Região de Coquimbo, no norte do Chile, revelou suas primeiras imagens, marcando um momento histórico na astronomia. Com o objetivo de transformar nossa compreensão do cosmo, o observatório utilizou sua avançada câmera para capturar o céu em comprimentos de onda ultravioleta próximo, óptico e infravermelho próximo. Durante dez horas de observação intensa, foram obtidas imagens que já demonstram o potencial revolucionário do projeto.
Segundo Brian Stone, diretor interino da Fundação Nacional de Ciências dos EUA (NSF, na sigla em inglês) — que junto do Departamento de Energia norte-americano (DOE, na sigla em inglês) é responsável pelo projeto — o Rubin reunirá mais dados sobre o Universo do que todos os telescópios ópticos anteriores combinados. A instalação permitirá investigações profundas sobre fenômenos ainda pouco compreendidos, como a matéria escura e a energia escura, que compõem grande parte do cosmo.
A principal missão do observatório é o Pesquisa de legado do espaço e do tempo (LSST, na sigla em inglês), um levantamento de dez anos do céu do Hemisfério Sul. O telescópio vai observar o céu repetidamente, registrando cada região cerca de 800 vezes com sua câmera de 3.200 megapixels — a maior do mundo — criando um lapso de tempo cósmico sem precedentes.
O Rubin foi projetado para detectar qualquer objeto que se mova, pisque ou pulse, como asteroides, cometas, supernovas e pulsares. Isso permitirá desde a catalogação de corpos do Sistema Solar até o registro de eventos cósmicos distantes, contribuindo para um inventário detalhado do Universo dinâmico.
Imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA captura uma galáxia chamada NGC 7250 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2025
Ciência e sociedade
Astrônomos resolvem antigo mistério da astrofísica: a matéria perdida do Universo (IMAGEM)
Além disso, o Rubin identificou 2.104 novos asteroides em apenas dez horas de observação — um número notável considerando que todos os outros telescópios terrestres descobrem cerca de 20.000 por ano.
A boa notícia é que nenhum deles representa risco à Terra, mas a descoberta reforça o papel do observatório na defesa planetária.
 
Fonte:  https://noticiabrasil.net.br/20250624/maior-camera-do-mundo-registra-milhoes-de-galaxias-em-suas-primeiras-imagens-impressionantes-40705595.html

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Óvini Hoje: Brasil abre Arquivo Nacional de OVNIs com quase 900 avistamentos

 


O Arquivo Nacional publicou documentos e materiais online – incluindo fotos, gravações de áudio, desenhos e relatórios – sobre 893 avistamentos de OVNIs no Brasil.Brasil abre Arquivo Nacional de OVNIs com quase 900 avistamentos

Tela do Arquivo de Casos de OVNIs do Arquivo Nacional. Crédito: sian.an.gov.br

Conforme relatado pela estação de rádio “CBN”, os documentos contêm atualmente 893 avistamentos no Brasil, entre os anos de 1952 e 2023. Eles estão organizados cronologicamente de acordo com a data do incidente.

O Arquivo Nacional explica que se trata de uma coleção de casos não avaliados de relatos de avistamentos de OVNIs no Brasil. A inclusão de casos e materiais nesta coleção nada diz sobre o status e a natureza dos fenômenos descritos e demonstrados. Presumivelmente, a maioria pode até ser explicada convencionalmente.

A divulgação dos arquivos estava originalmente prevista para 13 de junho de 2025. A divulgação antecipada surpreendeu até mesmo os especialistas. A avaliação dos arquivos brasileiros sobre OVNIs provavelmente levará algum tempo.

Veja como acessar os arquivos brasileiros sobre OVNIs:

1) No site do SIAN (Sistema de Informação do Arquivo Nacional), você pode fazer login com uma conta registrada clicando em “Acessar” ou criar uma nova conta clicando em “Não tenho cadastro”. Além do site brasileiro ou português, uma versão em inglês também está disponível.

No entanto, a maioria dos documentos e registros está em português. Cidadãos estrangeiros (que não podem acessar o site usando seu CPF e uma senha) devem, após inserir seu endereço e senha, selecionar “Estrangeiro” em “Documentação” e seu país de endereço. Em seguida, marque a caixa ao lado de “Não sou um robô” e confirme clicando em “Entrar”.

2) Após o registro bem-sucedido, faça login novamente na página inicial em “Acesso” e após o login, selecione “Favoritos” no menu e depois “Objetos Voadores Não Identificados”.

3) Aqui você pode selecionar os casos desejados para visualizar as informações disponíveis no Arquivo Nacional.

Além de consultar os documentos e materiais, os internautas também podem contribuir com o arquivo enviando conteúdo por e-mail para supra_normalizacao@an.gov.br. Outra opção é entregar pessoalmente os documentos para análise na sede do Arquivo Nacional, na Praça da República, 173, no Centro do Rio de Janeiro.

(Fonte)

Fonte:  https://www.ovnihoje.com/2025/06/02/brasil-abre-arquivo-nacional-de-ovnis-com-quase-900-avistamentos/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_source_platform=mailpoet&utm_campaign=ovni-hoje-newsletter-total-artigos-neste-e-mail_1