segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Parecer do CSPU sobre as luzes vista em todo Ceará

O Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas – SCPU, núcleo de pesquisas científicas com atuação em todo o Estado do Ceará há 21 anos, sob a presidência do ex-serventuário da Policia Federal professor Jacinto Pereira, vem a público manifestar-se tecnicamente acerca dos eventos ocorridos nos céus de Sobral e região. O Centro tem por finalidade o fomento de atividades de pesquisa, ensino e divulgação, amparado em critérios científicos, de fenômenos que por sua natureza e característica se constituam em eventos  históricos, arqueológicos, parapsicológicos, radiestésicos, astronômicos e fenômenos considerados estranhos a racionalidade e à ciência ortodoxa humana;
Após analisarmos fielmente todas as imagens recebidas dos veículos de comunicação de Sobral e região, constatamos, com informações já repassadas aos mesmos de que o fenômeno ocorrido neste dia 23 de novembro, a partir das 18:30hs, trata-se da chinesa Chang’e-5("Longa Marcha 5").

PARECER:

Ao recebermos as imagens, nosso núcleo de pesquisas foi acionado a tempo de informar acerca da caustica, acerca do fenômeno visual sobre a cidade de Sobral. Inicialmente recebemos dos veículos de comunicação e população da zona norte, fotos e vídeos relativos ao fenômeno. Este núcleo de pesquisas buscou a análise do fenômeno minuciosamente, afim de poder informar a população e apresentar em tempo hábil, o perecer técnico deste núcleo de pesquisas.
Destacamos que nesta data houveram dois eventos astronômicos sobre os céus de nossa região, a passagem do Telescópio Hubble, com data marcada para este horário, com ápice de visibilidade as coordenadas Az: 339° e  Elev: 55°(local onde ocorreu o efeito visual) com distancia de 646 km da terra.
O outro fenômeno marcado com ápice de visibilidade direcionadas a estas coordenadas, era a sonda chinesa Chang’e-5("Longa Marcha 5") missão espacial que coletara amostras do solo lunar. A Chang’e-5, é uma missão ambiciosa do programa espacial chinês, busca a implementação de uma estação de pesquisa lunar e uma colônia humana no satélite natural.  O lançamento do foguete Longa Marcha 5 foi Centro Espacial de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul do país. A missão Chang'e 5, leva o nome da deusa da lua na mitologia chinesa.

Sendo este, portanto, o posicionamento técnico deste núcleo de pesquisas acerca da informação recebida – casuística com alto padrão ocular, destacamos o presente relatório técnico – científico,  encerrando o presente parecer.

Sobral, 23 de novembro de 2020.


Prof. Elenilton Roratto
Técnico CSPU

Nenhum comentário:

Postar um comentário