sexta-feira, 29 de julho de 2016

Com apoio de Stephen Hawking, bilionário russo gastará US$ 100 mi procurando extraterrestres

Publicado em 21 julho 2015 por Jeferson Martinho
Yuri Milner e Stephen Hawking na conferência de imprensa que apresentou a iniciativa Breakthrough
Yuri Milner e Stephen Hawking na conferência de imprensa que apresentou a iniciativa Breakthrough (Foto: GetImages/Divulgação)
Ao lado do astrofísico Stephen Hawking, o bilionário russo Yuri Milner anunciou que vai investir 100 milhões de dólares no financiamento de um novo projeto de busca por vida extraterrestre, denominado Breakthrough Iniciatives.
Milner, que foi um dos primeiros investidores do Facebook e do Twitter, e Hawking, que foi denominado “líder ideológico” do projeto, apresentaram a empreitada ao público na segunda-feira (20) em Londres, Inglaterra, com a participação de outros nomes importantes da cosmologia, incluindo Frank Drake, astrônomo idealizador a famosa equação Equação de Drake (aplicada para estimar a existência de civilizações avançadas).
O projeto divide-se em duas ações. A primeira e mais cara é a denominada Breakthrough Listen (algo como “audição descobridora”, em tradução livre) e permitirá que pesquisadores vasculhem o espaço em busca de sinais de vida extraterrestre pelos próximos dez anos, cobrindo uma área na qual estão localizadas 1 bilhão de estrelas próximas da Terra e outras 100 galáxias fora dos limites da Via Láctea.
A empreitada utilizará tempo de pesquisa alugado em dois dos maiores radiotelescópios do planeta, localizados nos Estados Unidos e na Austrália. Segundo o jornal The New York Times, dois terços da quantia serão usados para construir equipamentos e contratar astrônomos e o restante com o aluguel dos radiotelescópios.
Em uma entrevista ao site Business Insider, Milner afirmou que o projeto conseguirá abranger uma área dez vezes maior do que as iniciativas anteriores, processando dados em uma velocidade 100 vezes mais rápida. O envolvimento de Hawking não deixa de ser curioso, levando em conta que há pouco tempo o físico afirmou que um eventual contato com uma civilização extraterrestre poderia não ser muito benéfico aos terráqueos, comparando-o à chegada dos colonizadores espanhóis à América.
A equipe de pesquisadores, que ficará sediada na universidade Califórnia-Berkeley, além de Frank Drake, fundador do programa Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), será composta por nomes como Geoff Marcy, astrônomo que já encontrou mais de uma centena de exoplanetas, Martin Rees, Pete Worden, Ann Druyan, Dan Werthimer e Andrew Siemion.
Drake, um dos pioneiros da pesquisa por sinais de vida extraterrestre, além de tornar famosa a Equação de Drake, foi responsável pela construção do primeiro observatório que tentou captar sinais alienígenas em 1960.
Yuri Milner é pHd em física e ficou bilionário investindo em pequenas startups que se tornaram grandes empresas de tecnologia, incluindo Twitter e Facebook.
Comunicação em duas vias
A iniciativa Breakthrough não pretende apenas ficar na escuta. Trata-se de uma proposta de comunicação em duas vias. Por isso, durante o evento em Londres, o empresário Yuri Milner também anunciou a competição que irá distribuir cerca de 1 milhão de dólares em prêmios, chamada de Breakthrough Message (“mensagem descobridora”, em tradução livre do inglês), para criar mensagens que possam ser enviadas aos alienígenas.
“Temos a responsabilidade de não parar de procurar”, diz Milner, que não descarta estender o projeto por mais dez anos em 2025. “Por que parar? É uma questão interessante o suficiente para nos fazer seguir em frente”, disse.
Veja o vídeo institucional da apresentação da Breakthrough Iniciatives(legendas com traudução automática em português disponíveis):
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rrXeRK2B6z8
A conferencia de imprensa completa você encontra neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário