‘Bola de fogo’ cruzando o céu intriga moradores do noroeste paulista. Moradores de pelo menos duas cidades viram o fenômeno. Especialistas dizem que se trata de meteoro ou de lixo espacial.
Uma “bola de fogo” que cortou os céus de cidades da região de Araçatuba (SP) e São José do Rio Preto (SP) na noite desta quarta-feira (23) deixou os moradores intrigados.
A internauta Julieti da Silva Franco, de Andradina (SP), registrou o fenômeno e enviou o vídeo por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.
Edição: Thoth3126@gmail.com
‘Bola de fogo’ cruzando o céu intriga moradores do noroeste paulista. Moradores de pelo menos duas cidades viram o fenômeno. Especialistas dizem que se trata de meteoro ou de lixo espacial.
Fonte: http://g1.globo.com/
Atualizado em 24/10/2013 12h27
Julieti da Silva Franco-Internauta, Andradina, SP
Ela conta que estava reunida com um grupo de amigos na frente da casa onde mora, quando um deles apontou para o céu. Ao virar a câmera para o céu, registrou o fenômeno. “Nós estávamos cantando quando vimos algo diferente no céu. No primeiro momento, achei que era uma estrela cadente, mas ela foi aumentando muito de tamanho e depois ‘caiu’ atrás de uma árvore”, afirma Julieti.
Em Tanabi (SP), a 215 quilômetros de Andradina, o adolescente Clécio Dourados, de 15 anos, flagrou o mesmo fenômeno enquanto andava pelas ruas. Ele conta que ia até a casa de um amigo quando viu algo estranho no céu. “Estava filmando e brincando com uma criança que estava comigo quando olhei para o céu, vi essa ‘bola de fogo’ e imediatamente filme e tirei foto. Como estava muito próximo de nós, saí correndo para ver o local em que iria cair. Mas foi muito rápido, quando olhei de novo ela havia sumido”, diz.
Felipe Delfini, que presenciou a gravação, conta que assim que o vídeo foi compartilhado, várias pessoas de outras cidades afirmaram ter visto o fenômeno no céu. “Foi muito rápido. Assim que colocamos o vídeo na rede social outras pessoas disseram no comentário terem visto a mesma coisa”, disse Delfini.
Clécio postou as fotos e o vídeo em uma rede social, onde, segundo ele, outras pessoas comentaram que também viram o episódio. “Muitos amigos disseram que viram de casa. Pelo fato de ter acontecido um fenômeno parecido há uns cinco anos, todo mundo fica esperto quando acontece esse tipo de coisa”, disse o adolescente.
Vitor Berger, amigo de Clécio, também viu a “bola de fogo”. “Eu e uma amiga vimos tudo. Aquela bola fazia um barulho muito alto e estranho. Mas aí ela simplesmente desapareceu, sumiu do nada”, confirma Vitor.
Nota da Redação: Segundo a meteorologista Neide Oliveira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a “bola de fogo” se assemelha muito a um meteoro.
A reportagem encaminhou o vídeo ao Observatório Didático Astronômico da UNESP/Bauru. O professor Rodolfo Langhi afirmou que realmente se trata de um meteoro. “Pelo vídeo, aquele fenômeno se tratava de um bólido, um meteoro com grande intensidade de brilho e fragmentação do corpo. Estes fenômenos não são muito raros no céu. São corpos rochosos
provenientes do espaço e que entram na atmosfera terrestre ou restos de
artefatos (satélites artificiais ou lixo espacial).
O pesquisador da Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais) de Araçatuba (SP), Jorge Nery, também analisou as imagens e concluiu ser lixo espacial.
“Observamos nas imagens que aparentemente é a queda de um lixo espacial e apresenta uma calda de fogo devido ao atrito na atmosfera. Como ele estava em uma altura elevada, chegou na atmosfera e se desintegrou. É um fenômeno comum, pois a quantidade de lixo espacial é muito grande”, comentou Nery.
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e a citação das fontes.
www.thoth3126.com.br