segunda-feira, 31 de maio de 2010

Na UnB, disco voador e astrologia têm status de ciência

Na pequena sala do professor Álvaro Luiz Tronconi, no prédio principal da Universidade de Brasília, misturam-se livros-texto de suas duas especialidades: física da matéria condensada e percepção extrassensorial.

Doutor em física pela Universidade de Oxford, Reino Unido, Tronconi coordena um grupo de uma dezena de docentes que se reúnem para estudar fenômenos que supostamente existem, mas que estão fora do alcance da ciência "tradicional".

Álvaro Luiz Tronconi, coordenador Núcleo de Estudos dos Fenômenos Paranormais



Fundado em 1989, o Núcleo de Estudos de Fenômenos Paranormais da UnB promove pesquisas e cursos em quatro áreas: astrologia, ufologia, conscienciologia (relacionada aos potenciais do cérebro humano) e terapias integrativas (propondo novas abordagens na medicina).

Um curso de percepção extrassensorial, por exemplo, envolvia "acessar o mundo extrafísico". Um exercício ajudava a "ver assombração, acessar algo do passado, olhar algo do futuro".

"PRECONCEITO"

Tronconi diz que o núcleo já passou por vacas magras e gordas, dependendo do reitor. "Na atual administração o pessoal é menos radical", alegra-se o pesquisador.

Ele reclama de preconceito contra a área. Com frequência os comitês da UnB negam dinheiro para seu grupo. "Mas eles negaram sem julgar o mérito. Sempre falaram que era bobagem, que a UnB não podia permitir aquilo porque ia colocar a universidade em descrédito."

Os órgãos de fomento federais também negam verba, fazendo com que o núcleo procure fundações estrangeiras interessadas na área.

Uma pena, diz. Esses conhecimentos poderiam ser úteis para a sociedade.

"Existe a astrologia médica, por exemplo. Aqui em Brasília você até encontra um ou outro médico que, quando você vai lá fazer o exame, ele pega seus dados e diz qual parte do seu corpo é mais vulnerável, o que pode ajudar no diagnóstico."

Ele diz que sensitivos poderiam também ajudar a polícia. Suas opiniões não deveriam servir como palavra em tribunais, diz, mas eles deveriam fazer parte das equipes de investigações.

"Algumas pessoas dizem que é charlatanismo, que é feitiçaria, que é coisa de quem tem distúrbio mental", diz. Mas, segundo ele, os alunos se interessam profundamente pelo assunto.

Entre as atividades de pesquisa recentes está a busca pela compreensão dos episódios de supostos aparecimentos de extraterrestres na Terra. Uma outra pesquisa tenta mostrar que sensitivos podem dar diagnósticos precisos da doença de alguém.

PERSISTÊNCIA

O último trabalho de Tronconi envolveu seis levar deles para o hospital da UnB para adivinhar o que os pacientes tinham. A conclusão foi que os sensitivos não conseguiam acertar mais do que um computador chutando doenças aleatórias.

Isso não é motivo para desistir das pesquisas, porém, diz Tronconi.

"Quando há um grande médium, um paranormal, a gente vê que ele é capaz de realizar certos fenômenos", diz. "Mas chega uma hora que ele está cansado ou estressado e vai fazer uma demonstração. Então percebe que não vai dar conta e arruma um jeito de fazer usando um truque. Isso pode acabar com toda a reputação dele."





Foto de: Sérgio Lima/Folhapress
Fonte: Folha.com

domingo, 30 de maio de 2010

Reunião do CSPU

Muito bom o reencontro dos pesquisadores do CSPU na última sexta-feira. Jander Magalhães e seu filho, Dijalma e sua filha, Mendonça, Moisés Arruda, Claudio Dias, Dr. Siridó e sua esposa Terezinha, Jacinto Pereira e sua esposa Lucimar, Denilson Pereira e Denise estiveram reunidos. Depois de falarmos de assumtos diversos, como os prblemas de saúde de nosso grande companheiro, o Reginaldo de Athaydes, passamos aos informes ufológicos da casuística local e mundial, houveram muitos comentários sobre o filme 'Contato Imediato do Quarto Grau', lançado recentemente no mercado e depois disso, várias livros foram citados e comentados seus conteudos.
Agradeço a todos que compareceram e convido a todos para a nossa próxima renião que acontecerá dia 25/06/2010.

Abraço a todos

Jacinto Pereira.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

REUNIÃO DO CSPU DE MAIO/2010

Amanhã (28/05/2010) estaremos reunidos em minha residencia apartir de 19 horas na Rua Cel. Antonio Mendes Carneiro, 624- Centro Sobral. A pauta é: Planejarmos a retomada das atividades do CSPU, depois de quatro mezes parados (período em que estive fazendo tratamento médico). Tambem aproveitaremos a oportunidade para trocarmos informes sobre o Fenômeno Ufo desse período. Companheiros do CSPU, conto com a presença de todos.
Abraço a todos e até amanhã.

Jacinto Pereira.

domingo, 23 de maio de 2010

Criatura estranha achada no Canadá é chamada de 'o feio' por indígenas


A descoberta do corpo de uma criatura estranha em uma reserva indígena canadense remota deu início a uma intensa discussão sobre a identidade do animal, considerado "um mau augúrio" pelos indígenas.

Criatura encontrada perto de lago no Canadá.
Criatura encontrada perto de lago no Canadá. (Foto: Reprodução)











Os habitantes da reserva Big Trout Lake, no norte da província de Ontário, em um local que só é possível chegar de avião, descobriram o corpo de uma estranha criatura no começo do mês.
No site da comunidade, que pertence à etnia indígena oji-cree, o animal é descrito como uma criatura de uns 30 centímetros de comprimento e com "uma cara quase humana", o que provocou uma intensa discussão sobre se é um animal nunca visto antes ou apenas uma espécie deformada após ficar submersa.
No entanto, alguns moradores de Big Trout Lake acham que "o monstro" é uma estranha criatura quase mítica chamada de "omajinaakoos" ("o feio") na língua local que não é visto a quase meio século.
As fotos colocadas na página de internet da comunidade mostram um corpo alongado, com pelo marrom e uma cara pálida ao que somam-se presas curvadas e longas. A falta de coloração dos olhos acrescenta uma dimensão perturbadora à imagem.
Segundo os meios de comunicação locais, alguns dos indígenas mais velhos pensam que o animal é um mensageiro de más notícias.
"Ninguém sabe o que é, mas nossos antepassados o chamavam 'O Feio'. Ele quase nunca é visto, mas quando aparece é um mal augúrio. Algo mau vai acontecer segundo nossos antepassados", diz a página da comunidade.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Volta das Reuniões

Às reuniões do CSPU voltarão a ocorrer a partir deste mês, e será como das outras vezes na última sexta-feira. O local ainda está para ser definido e será divulgado neste blog. Fique atento.