segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Índia divulga imagens do lado oculto da Lua antes de pouso de missão

Módulo de aterrissagem Vikram, que transporta o rover Pragyan, tem sua aterrissagem prevista para o dia 23 de agosto

Missão lunar indiana Chandrayaan-3
Missão lunar indiana Chandrayaan-3 (Foto: ISRO)

247 - A agência espacial da Índia compartilhou nesta segunda-feira (21) imagens do lado oculto da Lua, enquanto sua terceira missão lunar busca por um local seguro de pouso na pouco explorada região do polo sul. As capturas foram realizadas pelo módulo de aterrissagem Vikram, da missão Chandrayaan-3, que entrou na fase final de sua missão na última quinta-feira. Vikram, que transporta o rover Pragyan, tem sua aterrissagem prevista para o dia 23 de agosto.

O anúncio da ISRO veio após a agência espacial russa confirmar no domingo que a própria missão lunar de Moscou, Luna-25, foi perdida após um incidente durante as manobras pré-aterrissagem. A Chandrayaan-3 tem a expectativa de pousar na região polar sul da Lua, que também era o destino pretendido para a missão Luna-25. Nenhum outro país conseguiu realizar um pouso suave no polo sul lunar, que acredita-se conter depósitos de gelo com um valor significativo para explorações futuras. >>> Sonda russa Luna-25 choca com a Lua e se destrói, diz Roscosmos

Missão Chandrayaan-3:  Aqui estão as imagens de área lunar distante capturadas pela câmera de detecção e prevenção de perigos de pouso (LHDAC). Esta câmera  que auxilia na localização de uma área de pouso segura -- sem pedregulhos ou trincheiras profundas -- durante a descida é desenvolvida pela ISRO no SAC https://sac.gov.in #Chandrayaan_3

Os cientistas por trás da terceira missão da Índia têm destacado que a Chandrayaan-3 aprendeu com os fracassos da segunda missão, a Chandrayaan-2, em julho de 2019, que não conseguiu pousar suavemente na Lua e acabou colidindo durante o pouso.

De acordo com S. Somanath, presidente da ISRO, a espaçonave da segunda missão utilizou cinco motores para reduzir sua velocidade, e esses motores desenvolveram um empuxo maior do que o esperado. "Todos os erros foram se acumulando, e isso foi mais alto do que esperávamos. A espaçonave teve que fazer viradas muito rápidas. Quando começou a virar muito rápido, sua capacidade de virar foi limitada pelo software, porque nunca esperávamos que taxas tão altas ocorressem. Esse foi o segundo problema", disse o chefe da ISRO à PTI no mês passado. A terceira razão para o fracasso foi o local de pouso identificado, de apenas 500 m x 500 m. "A espaçonave estava tentando chegar lá aumentando a velocidade. Ela estava quase perto do chão e continuava aumentando a velocidade", explicou Somanath.

A missão lunar de 2023 da Índia partiu da Terra em 14 de julho. Enquanto estava a caminho da Lua, a sonda tirou muitas fotos. Em 18 de agosto, a ISRO compartilhou a imagem do módulo de propulsão de voo livre da Chandrayaan-3. Antes disso, as imagens da Lua foram capturadas pela Câmera de Detecção de Posição do Lander (LPDC). Enquanto isso, a Índia anunciou que lançará o primeiro observatório espacial indiano para estudar o Sol, chamado Aditya-L1, no próximo mês.

Fonte:  https://www.brasil247.com/mundo/india-divulga-imagens-do-lado-oculto-da-lua-antes-de-pouso-de-missao

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário