Redação Vigília
3–4 minutos
Objeto voador não identificado abatido por caça. Imagem ilustrativa (Crédito: Portal Vigília/DALL·E 2023)
O Pentágono anunciou que destruiu um objeto voador não identificado sobre o Alasca na sexta-feira (10) por ordem do Presidente Biden, de acordo com o porta-voz da Casa Branca, John F. Kirby, em uma coletiva de imprensa. As autoridades dos EUA não confirmaram se o objeto era um balão, mas estava voando a uma altitude que o tornava uma ameaça potencial para aviões comerciais.
Biden ordenou que o objeto não identificado fosse derrubado “com muito cuidado”, de acordo com Kirby. O porta-voz disse que o objeto foi derrubado sobre as águas da costa do Alasca. Kirby também mencionou que o objeto estava voando a uma altitude de cerca de 40 mil pés e era descrito como um objeto, já que era a melhor descrição disponível no momento.
“O Presidente Biden ordenou que os militares derrubassem o objeto, e eles o fizeram”, disse Kirby, acrescentando mais tarde que o objeto desconhecido foi destruído por um caça a jato. As autoridades dos EUA disseram que não há “nenhuma indicação positiva de ameaça militar” para as pessoas no solo pelo objeto. Eles também não puderam confirmar se havia algum equipamento de vigilância a bordo.
Vários funcionários disseram acreditar que o objeto abatido na sexta-feira era um balão, mas um funcionário do Departamento de Defesa disse que ele se partiu em pedaços quando atingiu o mar congelado, o que aumentou o mistério de saber se era de fato um balão, um drone ou outra coisa.
Um esforço de recuperação dos restos está em andamento, de acordo com Kirby, que descreveu o objeto como “aproximadamente do tamanho de um carro pequeno”, muito menor do que o balão espião que tinha uma carga útil do tamanho de um ônibus.
Esta ação ocorreu menos de uma semana depois de um caça americano F-22 derrubar um balão supostamente espião chinês que voou sobre os Estados Unidos. A violação do espaço aéreo americano na quinta-feira (9) foi relativamente curta, de acordo com as autoridades, o que é uma das razões pelas quais eles não conseguiram identificar imediatamente o tipo de objeto envolvido.
Balão chinês sobrevoou EUA antes de ser abatido (Crédito: Reprodução/CNN)
A Casa Branca foi criticada por alguns republicanos por não derrubarem imediatamente o balão espião chinês, mas Biden disse que agiu de acordo com as recomendações de oficiais militares, que disseram para esperar até que o balão estivesse sobre a água antes de destruí-lo para minimizar qualquer risco para as pessoas no solo.
Autoridades dos EUA disseram que o balão espião faz parte de uma frota liderada pelos militares chineses. Segundo alertas emitidos ainda na semana passada, um desses balões estava flutuando sobre a América Latina, aparentemente também como parte do programa de vigilância da China.
______________
LEIA TAMBÉM:
Análise do óvni da Mooca descarta balão
“Não é nosso”: governo do Japão nega conhecimento de estranho OVNI sobre Sendai (vídeo)
O Caso Mantell: abatido em caçada a um disco voador?
Por: Redação Vigília
Nenhum comentário:
Postar um comentário