Projeto de disco voador da Força Aérea dos EUA: documentos são "apenas a ponta do iceberg", diz entusiasta
Jonas Carvalho, de EXAME.comSiga-me
São Paulo - Os entusiastas da ufologia poderão se aprofundar ainda mais no tema agora.
Arquivos do Blue Book project, um projeto da Força Aérea dos Estados Unidos lançado para investigar relatos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), foram disponibilizados em um banco de dados on-line.
De acordo com a CNN, após 15 anos de solicitações do entusiasta John Greenewald, ele conseguiu reunir mais de 10 mil PDFs com quase 130 mil páginas a respeito de casos relacionados a objetos que poderiam ser extraterrestres.
Cada documento descreve um caso diferente, e traz detalhes inclusive de investigações de casos famosos nos EUA, como o incidente de Exeter, o caso Kenneth Arnold e o caso Mantell.
Antes, documentos desse tipo estavam disponíveis apenas em microfilmes do Arquivo Nacional de Washington ou em sites dedicados ao tema, muitas vezes sem acesso livre.
"Acho que esse material poderia ser acessível", disse Greenewald, que afirma ser o primeiro a compilar cada documento do projeto. Mesmo assim, ele acredita que esses arquivos são "apenas a ponta do iceberg".
O projeto, que durou de 1947 a 1969 no quartel-general da Força Aérea em Ohio, foi encerrado após avaliação de que nenhuma informação relevante foi obtida.
9 planetas encontrados recentemente
Os exoplanetas giram em torno de estrelas além do nosso sistema solar. Conheça os descobertos recentemente
1/9NASA/JPL-Caltech
31/07/2012 15:21
UFC-1.01
São Paulo - A NASA encontrou um exoplaneta menor do que a Terra. Segundo os astrônomos, ele tem apenas dois terços do tamanho do nosso planeta e está a uma distância de 33 anos-luz daqui. Além de pequeno, ele é muito quente.
Os exoplanetas giram em torno de estrelas além do nosso sistema solar. Por isso, é muito difícil encontrar algum que seja menor do que a Terra. Porém, identificar esses planetas pode ajudar os astrônomos a encontrar um mundo habitável aos seres humanos.
As observações foram feitas com o Telescópio Espacial Splitzer, que encontrou o UCF-1.01 por acaso enquanto os pesquisadores observavam outro planeta, que gira em torno da estrela anã GJ 436. Os astrônomos notaram mudanças constantes na quantidade de luz infravermelha emitida pela estrela. Essa é uma evidência de que outro planeta poderia bloquear uma pequena fração dessa luz.
O UCF-1.01 gira em torno de uma estrela anã a cerca de sete vezes a distância entre a Terra e a Lua. Por isso, o seu ano deve durar apenas 1,4 dia terrestre. Por estar próximo de sua estrela, ele pode ter uma temperatura de mais de 600ºC na superfície.
Tópicos: Ciência, Estados Unidos, Países ricos, Internet, Sites
Nenhum comentário:
Postar um comentário