segunda-feira, 30 de maio de 2022

China lançará telescópio espacial com câmera de 2,5 bi de pixels

China lançará telescópio espacial com câmera de 2,5 bi de pixels

Instrumento seguirá mesma órbita de estação espacial chinesa

21/05/2022 às 12:09 por Felipe Freitas

A China lançará em 2023 o seu primeiro grande telescópio espacial (se todo o desenvolvimento do programa sair como o planejado, claro). Batizado de Telescópio Chinês da Estação Espacial (CSST na sigla em inglês), ele será o equiparado ao Telescópio Espacial Hubble, mas seu campo de visão será bem maior do que a sua contraparte da NASA. A missão integra o plano quinquenal da Agência Espacial Chinesa de exploração espacial.

20/05/2022 às 12:00

Notícia

Fotos da Estação Espacial Internacional revelam lado escuro d...

O evento aconteceu entre os dias 15 e 16 de maio

Telescópio chinês terá missão de 10 anos

A lente equipada no CSST mede pouco mais de 2 metros (6,6 pés), tamanho idêntico ao do Hubble. A diferença é que o campo de visão será, de acordo com a Agência Espacial Chinesa, 350 vezes maior que o do telescópio da NASA. Esse maior campo de visão fará do telescópio chinês a melhor opção para observações espaciais. Além disso, devemos levar em conta o fato de ser um equipamento 32 anos mais jovem que o Hubble (descontando os 11 anos de produção até o seu lançamento em 1990), que trará os mais modernos instrumentos de observação espacial e uma "câmera" de 2,5 bilhõe de pixel. A China planeja que a missão do CSST dure 10 anos.

Créditos: Reprodução.

Buracos negros e exoplanetas

Entres os objetos espaciais que a Agência Espacial Chinesa pretende estudar estão buracos negros supermassivos e exoplanetas. O CSST também terá instrumentos para mapear berçários estelares na Via Láctea e objetos de alta velocidade, como asteroides e cometas.

O telescópio chinês seguirá uma órbita similar à Tiangong, a estação espacial chinesa. Apesar do Telescópio Espacial James Webb estar prestes a iniciar suas operações, a possível chegada do CSST em 2023 ampliará os esforços da comunidade científica nos estudos astronômicos. E as diferentes órbitas e instrumentos entre os dois fará com que cada um tenha as suas peculiaridades para atender diversos tipos de estudos.

Veja primeira foto do Buraco Negro no centro da Via Láctea

Veja primeira foto do Buraco Negro no centro da Via Láctea

Fonte: BGR

Tags: nasa

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Fonte: https://mundoconectado.com.br/amp/noticias/v/25536/china-lancara-telescopio-espacial-com-camera-de-25-bi-de-pixels

Nenhum comentário:

Postar um comentário