14/09/2014 09:37
O avião entrou em uma nuvem eletrônica e durante 7 minutos teve seus instrumentos de bordo enlouquecidos. Após pousarem perceberam que um trecho que demoraria 15 minutos, demorou 32 minutos. Onde foram parar os 17 minutos a mais ninguém da tripulação soube explicar. O mistério continua até hoje...
No dia 07 de março de 2014, o voo MH370 da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo sumiu. Só se sabe que provavelmente ele não caiu no mar e nem explodiu. Ele simplesmente desapareceu dos radares e ninguém por enquanto sabe sua localização. Este não é o primeiro caso de avião a desaparecer. Existem dezenas de casos como estes e outra dezena de casos onde os pilotos relatam instrumentos enlouquecidos e perda temporal após passar por uma nuvem no céu. Talvez o caso mais famoso de desaparecimento seja o Voo 19, onde 5 aviões Grumman TBF Avenger desapareceram sobre o Triângulo das Bermudas. Neste post vamos falar de um caso bem desconhecido: Voo 502 da companhia espanhola Avianca e sua perca temporal.
Tudo aconteceu no dia 31 de janeiro de 1978 nos céus cinzas e nublados do País Basco. O vôo 502 da companhia espanhola Aviaco, um modelo Caravelle 10-R, sob o comando do comandante Carlos García Bermúdez, cortava os céus cobrindo o trajeto entre Valência (Espanha) e Bilbau. Quando se aproximavam do aeroporto de Sondika (Bilbau), um espesso e opaco manto de nuvens se situou a um quilômetro de altura.
Da torre de controle lhes indicaram que deviam modificar seu plano de voo e se dirigirem para o aeroporto de Santander, a uns 100 quilômetros do local, com condições meteorológicas mais propícias para a aterrissagem. O comandante Bermúdez modificou a trajetória do avião e o situou a 10 mil metros de altura, rumando em direção a Santander, onde em apenas 15 minutos aterrissariam no novo destino, no entanto, naquele momento, algo anormal apareceu em frente a eles.
A tripulação pôde observar como uma enorme nuvem se formava do nada. Era lenticular, compacta, enorme e tão brilhante que tanto o piloto como o copiloto tiveram que pôr óculos protetores para poder ver com normalidade.
Nuvens que causam perda temporal e fazem os aparelhos enlouquecerem
são chamadas de nuvem eletrônica e foram descritas no livro
"The Fog: A Never Before Published Theory of the Bermuda
Triangle Phenomenon" ("A Neblina: uma teoria jamais publicada sobre
o fenômeno do Triângulo das Bermudas")
Penetraram em seu interior a 22 milhas (35,41 km) do aeroporto de Bilbau e em poucos instantes, todo os instrumentos eletrônicos pareciam estar loucos. As comunicações com terra foram perdidas e os esforços do co-piloto e do operador de rádio para contatar com os aeroportos de Bilbau ou de Santander foram em vão. O contador espacial do avião começou a marcar que estavam ao contrário e que iam em uma trajetória contrária à que realmente estavam. As 6 bússolas eletrônicas do avião deixaram de funcionar ao mesmo tempo e no horizonte artificial, que mostra a horizontalidade do avião, este aparecia de cabeça para baixo.
Durante sete minutos, a situação foi mais que angustiante para o comandante Bermúdez, que com mais de 11.500 horas de experiência em vôos comerciais, jamais tinha se envolvido em situação semelhante.
Ao sair da nuvem, tudo voltou de repente à normalidade, todos os instrumentos retornaram aos seus parâmetros normais, com exceção do conta milhas que surpreendentemente, marcava a mesma distância percorrida do momento em que entraram na nuvem, como se naqueles sete minutos o avião não tivesse percorrido nem mesmo 1 metro de distância.
O vôo 502 aterrissou minutos depois sem nenhum problema em Santander e ali a tripulação relatou o ocorrido. Já em seu destino descobriram que o último trecho do trajeto, desde Bilbau a Santander tinha durado 32 minutos, 17 minutos mais do que deveria ter demorado. Nunca souberam explicar onde tinham estado nos quinze minutos restantes. O piloto pensou que aquela nuvem os tinha engolido, em um tipo de cratera espaço-temporal, na qual, o tempo havia se retardado de algum modo inexplicável.
O caso foi estudado, com as possibilidades do avião ter estado preso em algum tipo de carga de eletricidade estática, mas qualquer explicação foi descartada. O caso hoje é uma das anomalias mais surpreendentes que pilotos espanhóis tiveram que enfrentar ao longo de sua história. Três décadas depois, o caso segue sem explicação.
Leia mais: https://www.new-age-gamer.com/news/o-misterio-do-voo-502-e-a-nuvem-que-deteve-o-tempo/
Fonte: https://www.new-age-gamer.com/news/o-misterio-do-voo-502-e-a-nuvem-que-deteve-o-tempo/
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