segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mudança na forma de comunicação com extraterrestres?

Já ouviu falar da mensagem de Arecibo? Transmitida para possíveis formas de vida extraterrestres pelo SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) em 1974, o assunto não é um dos mais comentados atualmente. Tudo consiste em pequenas mensagens cifradas enviadas por um radiotelescópio de nome Arecibo, a uma distância de 25.000 anos-luz, com direção a um agrupamento estelar específico. Contudo, tais formas de comunicação não tiveram respostas comprovadas.

Hoje, os astrofísicos Dimitra Atri, Julia DeMarines e Jacó Haqq-Misra têm uma possível solução, que permite a comunicação com alienígenas: "As transmissões do SETI aumentaram em conteúdo e complexidade, mas a falta de um protocolo fixo deixou tudo desorganizado ou com mensagens cifradas difíceis de serem interpretadas", disseram os astrofísicos em entrevista ao TGdaily.

Os três criaram um novo padrão para a codificação do sinal, o comprimento da mensagem e o conteúdo da mesma. Eles sugerem a utilização de novas frequências e algoritmos simples. Outra grande ideia do grupo é um site interativo, onde pessoas do mundo inteiro podem trocar mensagens baseadas no protocolo entre si. Assim, seria possível enviar mensagens mais adequadas para fora da Terra, levando em conta a possível diversidade cultural de outro planeta.

Se isso dará certo ou não, é impossível ter certeza, mas é bem legal ver alguém tomando novas atitudes depois de 37 anos. 

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/nova_forma_de_comunicacao_com_extraterrestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário