quarta-feira, 30 de setembro de 2009

OVNI no Clube Náutico de Araraquara

1. Relato

Neste caso não há propriamente um relato. Trata-se de uma foto. A testemunha só percebeu a semelhança com um “disco-voador” depois da revelação. No momento, não observou nenhum movimento estranho ou qualquer tipo de ruído.

É importante enfatizar que houve perda de qualidade na imagem digitalizada. Na foto original, o OVNI destacado pela seta vermelha se parece muito com a forma típica de "disco-voador". A seta amarela indica a direção aproximada dos raios solares (Araraquara, novembro de 2001, 16h30min, horário de verão - equivalentes a 15h30min no horário normal).


2. Análise

Na ampliação realizada por um amigo da testemunha fica mais clara a semelhança com um "disco-voador" (abaixo). Esta mesma pessoa tem bons conhecimentos de fotografia e analisou os negativos em busca de manchas, tendo descartado esta hipótese.

1. A parte interna está mais escura, o que indica uma maior concentração de água. As áreas externas da nuvem contém menos água (e são mais claras) devido à evaporação pela luz solar e convecção (das correntes de ar);

2. A maioria de regiões claras nesta nuvem ocorre na parte superior esquerda, lado pelo qual incide a luz solar e é natural que haja uma evaporação um pouco maior ali;

3. A nuvem aparece mais escura na foto porque, além de saturada, está em um ponto do céu onde pode estar recebendo sombra de outra nuvem (a que aparece à esquerda bem próxima à seta amarela, na foto mais ao alto);

4. Não são raras nuvens pequenas e carregadas no céu, aparecendo ao lado de outras maiores e mais claras. O curioso neste caso é que o contorno lembra um “disco voador”. Há certas nuvens que lembram animais ou objetos.

As fotos foram analisadas por um meteorologista que declarou não haver nada de anormal.

3. Conclusão

Tratava-se mesmo de uma nuvem com formato sugestivo de "disco-voador".




Fonte: Análise retirada do site da Organização de Pesquisas Ufológicas (OPUs)

Postado por Denilson Pereira

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Exército do Irã abate estranha aeronave luminosa

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) abateu um objeto luminoso não identificado depois de avistá-lo nos céus das águas do Golfo Pérsico.

“Objetos luminosos foram vistos sobre o Golfo Pérsico. A Defesa Aérea rastreou e alvejou um dos objetos com sucesso, forçando-o a afundar no Mar da Província de Boushehr”, disse o comandante regional e Brigadeiro Ali Razmjou.

“Os três objetos brilhantes foram detectados por nossos radares quando voavam sobre as ilhas de Khark e Khargou”, ele completa, de acordo com uma reportagem postada na segunda-feira no IRNA.

O Brig. Razmjou explicou que quando os radares indicaram que eles não eram aeronaves Iranianas, o IRGC disparou nos três objetos. Ele também disse que os destroços dos objetos alvejados ainda não foram encontrados.

A hora e locação exatas do avistamento e do local de abate das estranhas aeronaves ainda não foram reveladas.


Imagem de satélite da região das ilhas Khark e Kharkou
no Golfo Pérsico, onde os objetos foram avistados




Fonte: Colunistas IG, Área 51

Postado por Denilson Pereira

sábado, 26 de setembro de 2009

Equipe da TV Diário visita CSPU


O CSPU (Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas) realizou no último dia 25/09 no auditório central do SENAC de Sobral a reunião mensal do grupo. Com o objetivo de discutir e analisar os casos de Panamá e Quixadá, a equipe de ufólogos discutiram assuntos de aparições regionais e mundiais. As casuísticas tem sido freqüentes em nosso estado e principalmente em nossa região, na região do Maciço de Baturité e na região dos monólitos, no Sertão Central em Quixadá. Tal aparições estão chamando a atenção de pessoas e até mesmo de grupos de pesquisadores internacionais, como foi o caso do mês de maio onde o CSPU recebeu a visita de uma equipe de norte americanos, da empresa BAASS (Bigelow Aerospace Advanced Space Studies), empresa do ramo da tecnologia espacial com sede em Las Vegas e pioneira em módulos de estações espaciais expansíveis.
As reuniões do centro, tem por objetivo estudar os casos de aparições de OVNI’s, (Objetos Voadores Não Identficados), que veem constantemente aparecendo em determinadas regiões do estado. Os pesquisadores de Sobral, tem a missão de exclarecer e informar ao público o que se procede com tais fenômenos, e tantar desvendar o real do ilusório. Em pauta, o Presidente do CSPU, disse que há um trabalho muito grande, primeiro para desvendar os casos falsos, depois os casos reais. Precisamos saber discernir os objetos de aviões, motivo este de grande quantidade de informações no centro.
As reuniões são mensais e a equipe de ufólogos buscam desvendar e esclarecer dúvidas frequentes da população e de fenômenos que são vistos na região. A equipe de ufólogos é formada por estudantes universitários dos mais diversos segmentos, jornalistas, radialistas, professores, policiais entre outros profissionais.
O acadêmico em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), ufólogo Francisco Lindelano, apresentou o tema: A Ufologia na História Antiga, onde o tema trouxe um debate muito grande, pois sabíamos que a igreja era protetora de tais fenômenos e quem os estudava, lhes considerava inquisitores. Porém pintores ligados à igreja retratavam em suas obras que até hoje são motivos de questionamentos.
O Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas recebeu nesta sua última reunião, a equipe da TV Diário, representada pelo seu repórter Junior, que junto a equipe de ufólogos discutiram sobre os assuntos das casuísticas de OVNIs em nossa região.
O centro de pesquisadores, está aberto ao público para esclarescer questionamentos e dúvidas que possam vir a surgir. Está disponível na internet para consultas e sugestões, o blog do centro de pesquisas, através do site http://cspu.blogspot.com/, envie a sua sugestão e até mesmo conte-nos seu caso. Ele pode ser importante para a humanidade.




Por Elenilton Roratto, Jornalista DRT 2250.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Discos Voadores, do mito a realidade


Diariamente vemos e ouvimos no mundo inteiro informações sobre seres, animais, naves e objetos extraterrestres que vêem até nosso singelo planeta para buscar informações e até mesmo realizar experimentos com plantas, animais e humanos, para suas pesquisas ditas de outro mundo. O homem vem tentando, através dos séculos explicar tais fenômenos que acontecem conosco, ou ao menos com alguns. Muitos dizem que eles estão em nosso meio, mas o que nos resta saber é se realmente estão e quem são. Iniciaremos uma série de reportagens que apresentarão a realidade dos discos voadores e das nações que construíram estas máquinas, com o intuito de explicar ou até mesmo interrogar sobre estes ditos seres extraterrestres. Será que eles realmente existem e estão ao nosso meio. Acompanhe esta série de reportagens que você, poderá ficar especialista no assunto. Aguardem.



Fonte: E-mail enviado por Eleniton Roratto

Postado por Jacinto Pereira

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Criatura estranha encontrada em lago intriga moradores de cidade no Panamá

'ET' foi morto por adolescentes entre 14 e 16 anos em Cerro Azul.
Pesquisadores investigam criatura, não catalogada como animal.

Do G1, em São Paulo

Uma estranha criatura intriga a população de uma cidade do Panamá. Morto por quatro adolescentes em um lago de Cerro Azul, o ser não identificado é apontado como extraterrestre, mas pode ser apenas um animal ainda não catalogado pelos biólogos ou com problemas de formação.

Segundo jornais panamenhos, quatro adolescentes entre 14 e 16 anos estavam em torno do lago, no sábado (12), quando viram uma criatura bizarra saindo de uma gruta. Assustados com sua aparência e com medo de serem atacados, os jovens atiraram pedras até matá-la e a jogaram na água.

Foto: Reprodução/Telemetro

Pesquisador diz que características da criatura são 'muito peculiares'. (Foto: Reprodução/Telemetro.com)

A notícia logo se espalhou pela cidade. Retirada do lago, a criatura foi apontada como um ET por moradores da região e pela imprensa local. Outros a descreveram como o personagem "Gollum", da trilogia "O senhor dos anéis".

Ouvido pela rede de jornalismo Telemetro, o especialista em vida silvestre do órgão nacional de meio ambiente Melquiades Ramos disse que o caso está sendo investigado e que as características da criatura são "muito peculiares".

Nesta terça-feira (15), foi encontrado no local um animal sem cabeça, que seria um bicho-preguiça. Ainda não se sabe se há alguma relação com o caso do ser encontrado no fim de semana.



Fonte: Site G1 da Globo.

Postado por Denilson Pereira

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dolores Barrios: afinal, quem poderia ter sido a mulher de Vênus e para onde foi?

Até hoje não se teve mais notícias dos três personagens insólitos



Através do Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires (Ceuva), do RS, finalmente chega às mãos do Núcleo de Estudo Ufológicos de Santa Cruz (NEUS) - presidido pelo consultor da Revista UFO Rafael Amorim - em Santa Cruz do Sul, a reportagem da revista O Cruzeiro, de 16 de outubro de 1954, onde havia uma matéria sobre um encontro ufológico, talvez o primeiro amplamente coberto por jornalistas, no famoso Monte Palomar, Califórnia (EUA). O local teria sido palco da história de George Adamski (1891-1965), contatado norte-americano que julgava estar em sintonia com seres provindos de Vênus. Durante esse evento em 1954, foram divulgados casos - então recentes entre os norte-americanos - e, claro, o contato de Adamski com os supostos ETs. Mostrava uma concepção artística destes "amigos" que estiveram face-a-face com ele, tudo testemunhado por mais duas ou 3 pessoas à distância. Até aí tudo corria bem e normal, no sentido ufológico. No entanto, algumas pessoas perceberam, na platéia, a presença de uma estranha mulher. E como se não bastasse o exótico aspecto dessa moça, encontraram de imediato uma semelhança dela com a figura que Adamski mostrara anteriormente. Seria o(a) venusiano(a) que ele havia contatado? A história de Dolores Barrios, a estranha mulher, está em toda parte, classificada às vezes de "a venusiana". Muitas publicações a trouxeram e ainda trazem-na como sendo uma professora. Mas o que continha a reportagem escrita por João Martins da revista O Cruzeiro é o seguinte:

Título: Nota Pitoresca da Reunião de Palomar: surgiu uma mulher estranha e muita gente começou a desconfiar que ela fosse um ser de outro planeta

"...Na reunião de Palomar surgiu uma mulher estranha, acompanhada de um homem e um rapaz também esquisitos. E, como os seus traços assemelhavam-se extraordinariamente com os do quadro, não faltou quem pensasse que eles eram 'venusianos' disfarçados...Os três desapareceram a tempo".

Acompanhantes de Dolores: Donald e Bill

Box na foto: Mulher da Terra ou de Vênus? A mulher, que na verdade era um tipo estranhíssimo, dizia chamar-se Dolores Barrios, ser desenhista de vestidos e morar em Manhatan Beach. Ela desaparecera tão misteriosamente como havia surgido e deixou uma dúvida na imaginação de muitos que a viram

Essa foi uma das histórias mais interessantes, chamando a atenção para a vaga possibilidade de estarem entre nós seres extraterrestres. O fato mais excêntrico ainda é que, passado todo este tempo, com o desenvolvimento da comunicação e da tecnologia, ninguém ainda foi atrás ou conseguiu encontrar esta personagem. Mesmo na época, parece que nenhum órgão de investigação ufológica descobriu a verdade sobre o que a moça haveria dito. Em nenhum lugar citam seus dois acompanhantes, Bill e Donald. Muitos sites e bibliografias dizem que ela "assustou-se com o flash da câmera e fugiu para um bosque, de onde testemunhas viram sair uma nave". Uma bobagem, afinal a foto foi realizada durante o dia, com extremo calor e Sol, e fica claro na imagem que até pousou para foto, como podemos ver na de corpo inteiro.

Todavia, o ar de mistério permanece. Com absoluta certeza, a mulher possuía um rosto e uma compleição fantástica, que coincidentemente se assemelhava ao descrito por Adamski. Até mesmo a sua formação óssea facial apresentava-se um tanto exótica, deixando algumas questões sem explicação: Poderia essa mulher ser de algum tipo de serviço secreto governamental ou não? Será que não se tratava apenas da modelo que serviu como referência ao quadro de Adamski, ou mesmo a própria artista que o concebeu? Afinal, ela se definiu como desenhista. De nome latino, poderia ser uma curiosa estrangeira - mexicana ou hispânica -, com documentos inválidos, se assustando com a abordagem dos repórteres e fugindo em seguida.

Fruto do acaso, ou não, a indecisão e inconclusão nos cerca a respeito desta linda mulher e seus dois acompanhantes. Pelo menos, a história sobre o fato em Palomar está descrito e fotografado pelos jornalistas da revista O Cruzeiro e pacientemente arquivado por pesquisadores de primeira linha, como os integrantes dos citados Ceuva e NEUS.

Matéria original de outubro de 1954, encaminhada pelo grupo Ceuva

Autor: Rafael Amorim/NEUS/Redação UFO
Fonte: Ceuva/NEUS
Crédito da foto: Thiago Rachid(ilustração)/O Cruzeiro



Fonte: Site da Revista UFO

Postado por Denilson Pereira

domingo, 13 de setembro de 2009

Próxima Reunião CSPU

Local: Auditório do SENAC Sobral, de 19h às 21h40min.
Endereço: Rua Dr. João do Monte, 980 - Centro - Sobral (Na pracinha do Amor)
Pauta: Abertura e informes, apresentação da minuta do Estatuto pelo Professor Amorim
Palestra: Ufologia na História, a ser ministrada pelo acadêmico de química e pesquisador ufológico, Francisco Lindelano Viana Faustino

Relatório da Reunião do CSPU


No dia 28 último, o Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica, como em toda última sexta-feira de cada mês, reuniu-se mais uma vez, no auditório do SENAC-Sobral. Um local ótimo, com excelentes recursos técnicos postos à nossa disposição, pela direção daquele Órgão, pelo que nós, ufólogos e simpatizantes, muito agradecemos. Como sempre, após a abertura foram dados vários informes, conforme abaixo:
1. Informes do Jânder Magalhães: Sobre o contato da equipe americana do BAAS, que nos visitou em maio e que continua interessada no trabalho do CSPU. Os americanos, que têm a sede de seu grupo em Las Vegas, fazem pesquisas com fenômenos aeroespaciais e solicitam informações atualizadas sobre ufologia ao CSPU.
2. Informe do Moisés: Sobre o caso de Mulungu, no município de Baturité, e que divulgou a reportagem em seu programa de rádio. Disse que alguns ouvintes ligaram e se mostraram interessados no tema, mas que não sabem onde obter mais informações. Moisés disse que o CSPU poderia divulgar algo em rádio, onde surgia a ideia de se pensar num programa semanal em alguma emissora de rádio, dedicado exclusivamente ao assunto ufologia, com a assinatura do CSPU.
3. Informe do Mendonça: Relato de aparição de objeto num sítio, no município de Guaraciaba do Norte, há aproximadamente 4 meses. Três pessoas foram atingidas por uma luz e queimadas, tanto que tiveram que ser atendidas na Santa Casa de Sobral. Mendonça disse que irá fazer uma viagem ao sítio para obter mais detalhes.
Em seguida, conforme a pauta estabelecida, foi eleita a Comissão Provisória para a Elaboração do Estatuto para o registro jurídico do CSPU, que ficou composta por cinco pessoas, que são: Prof. Amorim, Jander Magalhães, Moisés Arruda, Helenilton Roratto e Jacinto Pereira. A primeira reunião de trabalho já ficou marcada para as 17h de 19/09/2009, no escritório Oliveira Contabilidade.
Não aconteceu a palestra do Prof. Humberto, como estava prevista. Na sequência foram apresentados os vídeos do Caso de Guritiba, no Maciço do Baturité, por Jânder Magalhães. Após a apresentação eu coordenei o debate. Para finalizar, o palestrante da próxima reunião, o acadêmico de química e pesquisador ufológico, Francisco Lindelano Viana Faustino falou como será sua exposição que desenvolverá o tema: Ufologia Na História, que acontcerá no mesmo horário e local, no próximo dia 25.




Por Jacinto Pereira

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Avistamento em massa de possíveis frotas de UFOs em Xapala, no México

Santiago Yturria



Um avistamento em massa de UFOs aconteceu no dia 24 de junho de 2005, em Xapala no México. Foi testemunhado pelo governador Fidel Herrera, membros da sua equipe, pelo departamento de polícia da cidade, repórteres de jornal e televisão, além de muitas pessoas aglomeradas em Casa Veracruz, para uma cerimônia oficial aonde novos carros de patrulha seriam entregues ao departamento de polícia.

O surpreendente incidente ocorreu às 10h30 da manhã, causando grande comoção e excitação popular, além de uma certa dose de alarme entre as autoridades presentes. Foi imediatamente após o governador Fidel Herrera Beltran terminar o discurso de inauguração das novas unidades de patrulha, e durante a inspeção dos veículos, que a atenção foi desviada para o céu à medida que algumas autoridades começaram a apontar para um estranho espetáculo que estava se formando.

Uma espetacular frota de UFOs com, pelo menos, 14 objetos não identificados, tomou conta dos olhares de todos os presentes que apontavam para o céu gritando: UFOs, UFOs! Em meio a grande excitação, as autoridades policiais também apontavam para o céu se perguntando o que poderiam ser esses objetos não identificados.

As várias reações que podiam ser vistas entre pessoas iam desde a surpresa e a simples curiosidade, até o descontrole emocional e as gargalhadas, enquanto todos continuavam a gritar: UFOs, UFOs! Os repórteres de jornal tiraram várias fotos e os de televisão filmaram o inusitado espetáculo. O governador Beltran tomou o microfone e disse em tom jocoso: "Parece que os marcianos estão chegando"!

A multidão se perguntava se os estranhos objetos poderiam ser balões de algum tipo ou se seriam mesmo UFOs de verdade, como aqueles que já foram reportados tantas vezes sobre o México. Enquanto isso, os enigmáticos objetos continuavam no céu, praticamente estáticos e em formação, descrevendo um triângulo perfeito por quase 30 minutos. Tempo suficiente para que o incidente fosse filmado pela mídia e por algumas pessoas da audiência.

Na noite daquele dia, a TV Azteca apresentou a reportagem e mostrou os vídeos no seu programa de notícias, descrevendo o inusitado incidente. No dia seguinte, o diário de Xapala e vários outros jornais publicaram o acontecimento em destaque na primeira página e sob o título: Objetos luminosos chamam a atenção durante cerimônia oficial. Abaixo seguem as fotos e a notícia do jornal local.

Agradecimentos especiais a Arturo del Moral.



Fonte: E-mail enviado pelo grupo Revista UFO Online

Postado por Jacinto Pereira