segunda-feira, 15 de setembro de 2025

OvniHoje: Resumo da Audiência de OVNIs do Congresso dos EUA

 


A Força-Tarefa para a Desclassificação de Segredos Federais realizou na terça-feira uma audiência intitulada “Restaurando a Confiança Pública por Meio da Transparência de OVNIs e da Proteção de Denunciantes” (título traduzido).

Resumo da Audiência de OVNIs do Congresso dos EUA
Crédito da imagem ilustrativa: n3m3/Bing/DALL-E

Durante a audiência, os membros ouviram testemunhas sobre as preocupações constantes com a divulgação de fenômenos anômalos não identificados (UAPs/OVNIs) e informações mantidas por agências federais. Os membros examinaram questões de transparência dentro do Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO) do governo federal e da comunidade de inteligência. Os membros também analisaram maneiras pelas quais o Congresso pode proteger melhor os denunciantes que divulgam informações sobre OVNIs.

Principais conclusões

O governo federal não forneceu informações adequadas aos americanos sobre a existência e a eficácia dos programas relacionados aos OVNIs.

O jornalista de OVNIs, George Knapp, testemunhou em sua declaração de abertura que:

[Você] sabe, o público tem ouvido repetidamente desde o final dos anos 40: ‘Não há nada com que se preocupar aqui. Essas naves misteriosas vistas por milhões de pessoas nos céus, nos oceanos, sobre a terra, não são reais. Elas não são uma ameaça. As testemunhas estão erradas. Elas são malucas. Não acredite nisso‘.

Isso mudou para mim. O que me fisgou foi o rastro de papel. Documentos que foram arrancados do governo dos EUA depois que a FOIA — Lei de Liberdade de Informação — se tornou a lei do país. E esses documentos pintam um quadro muito diferente do que o público, a imprensa e o Congresso têm ouvido ao longo de muitos anos. Os documentos de militares e agentes de inteligência a portas fechadas admitem que ‘essas coisas são reais. Elas não são fictícias. Elas podem voar em formação, são evasivas e superam qualquer aeronave conhecida, incluindo a nossa‘. Ao público, é claro, como eu disse, foi dito algo muito diferente.

Os americanos querem que o Congresso supervisione os programas relacionados aos OVNIs e tenha mais informações sobre os programas financiados pelos contribuintes e quanto está sendo gasto.

O Chefe de Testemunhas, Alexandro Wiggins, declarou em sua declaração de abertura:

“Quero destacar três pontos para a Força-Tarefa e o Comitê. Segurança da aviação e marítima: quando tripulações e vigias observam objetos que manobram ou aceleram de maneiras que não correspondem aos perfis conhecidos e não o fazem perto de nossos navios e aeronaves, isso é, antes de tudo, uma questão de segurança. Uma lista de verificação padronizada e treinamento devem garantir que capturemos os melhores dados possíveis dos sensores em tempo real, incluindo configurações de voo, estimativas de alcance inclinado e instantâneos de altitude de rumo e alcance, além da troca imediata da cadeia de custódia para quaisquer gravações.”

Denunciantes que fornecem detalhes sobre informações de gastos, políticas e procedimentos relativos à classificação e desclassificação de OVNIs devem poder fazê-lo sem retaliação.

O veterano da Força Aérea dos EUA, Jeffrey Nuccetelli, testemunhou em sua declaração de abertura:

“A transparência é a base da verdade. Sem ela, testemunhas como nós são descartadas. [P]rotejam as testemunhas. Muitas permanecem em silêncio por medo de suas carreiras, reputações e da segurança de suas famílias. Protejam-nas e vocês encorajarão outros a se juntarem a esta causa. Esses fenômenos desafiam nossas suposições mais profundas sobre a realidade, a consciência e nosso lugar no universo. Explorá-los pode desbloquear avanços transformadores na tecnologia, na biologia e na compreensão humana.”

Wiggins testemunhou:

“Relatórios sem proteção contra estigma, sem retaliação. Os marinheiros precisam saber que relatar encontros com OVNIs não prejudicará suas carreiras. O Congresso pode ajudar reforçando a proteção de testemunhas e instruindo o órgão competente a manter canais confidenciais e desestigmatizados para os militares que apresentarem dados.”

Knapp testemunhou que:

“Homens que viram coisas estranhas e se apresentaram para contar ao mundo, denunciantes e testemunhas que se apresentam são rotineiramente insultados, menosprezados ou pior. Eles arriscaram suas reputações, suas carreiras, suas autorizações, seus meios de subsistência e, às vezes, muito mais do que isso, até mesmo sua liberdade. Bem, eu sei que um dos objetivos da força-tarefa aqui é descobrir maneiras de proteger denunciantes e testemunhas.”

O veterano da Força Aérea dos EUA, Dylan Borland, testemunhou em sua declaração de abertura:

“Numerosos indivíduos se manifestaram de diversas maneiras para revelar a verdade sobre a realidade dos OVNIs como patriotas e defensores de nossa nação. No entanto, muitos se sentem descartados, isolados, sem esperança, separados do país que servem. Os esforços para retificar essa situação para todos os denunciantes têm sido difíceis de solucionar.”

Destaques dos membros

O deputado Tim Burchett (Republicano-Tenn.) perguntou sobre o que o Congresso pode fazer para aumentar a proteção aos denunciantes.

Deputado Burchett:

“Como o Congresso pode aumentar ainda mais a proteção aos denunciantes?”

Knapp:

“Acho que você precisa soltar os cachorros e ir atrás do dinheiro e para onde ele vai, porque boa parte desse dinheiro foi transferido para fora do governo. Como o senhor sabe, Deputado Burchett, ele foi entregue a empreiteiros privados que o esconderam. Eles o têm há tanto tempo que não há mais ninguém dentro do governo, ou muito poucos, que saibam onde ele está.”

Deputado Burchett:

“E eles fazem isso para nos impedir de obter a FOIA, correto?”

[FOIA= Sigla em inglês para Lei da Liberdade de Informação.[

Knapp:

“Sim, é para evitar que isso aconteça por meio da Lei de Liberdade de Informação (FOIA). E acho que os contratados alimentaram o material por muito, muito tempo, estabeleceram seus próprios padrões sobre quem tem permissão para saber o quê. E é um grupo muito pequeno que consegue decifrar isso. Acho que a Deputada Luna tem estudado o uso de sigilos para esconder informações. Não tenho certeza se mesmo este comitê, obtendo autorizações de segurança que permitam ver essas informações, permitiria que você acompanhasse para onde elas realmente vão.”

O deputado Eric Burlison (R-Mo.) perguntou sobre protocolos internos e documentação interinstitucional de OVNIs e o que poderia ser feito para melhorar a transparência sobre avistamentos confiáveis.

Deputado Burlison:

“Chefe Wiggins, na sua opinião, quais mecanismos, como protocolos internos, depoimentos de testemunhas ou documentação interinstitucional deveriam ser melhor estabelecidos para garantir que um avistamento tão confiável, como o que o senhor deu, seja preservado e disponibilizado a órgãos de supervisão como este?”

Chefe Wiggins:

“Obrigado, senhor. Como membro da Marinha em serviço ativo, nossa missão é cumprir a missão do navio ou do comando. E nós, em geral, não sabemos o que fazer quando vemos coisas assim. Simplesmente não sabemos. Estamos lá para cumprir nossa missão e fazer o que nos é dito. Certo. Então, acho que o importante é dar aos membros da Marinha em serviço ativo uma maneira clara de relatar coisas como essa, até onde chegamos a esse ponto, e garantir que tenhamos um nível padrão de entendimento para que não haja qualquer tipo de represália ou qualquer coisa acontecendo, porque, sabe… Estou na Marinha há quase 24 anos, mas e os marinheiros que estão na Marinha há dois anos e passaram por coisas assim? Eles não terão o conhecimento, ou provavelmente ficarão um pouco mais receosos de se manifestar, já que suas carreiras estão apenas começando.”

O deputado Scott Perry (R-Pa.) perguntou sobre o envolvimento do governo dos EUA nas investigações de OVNIs.

Deputado Perry:

“Mas eles lhe dariam a impressão de que o governo dos EUA não teve nada a ver com o que quer que você tenha visto, correto? Eles não gostariam que isso acontecesse porque potencialmente interromperia os procedimentos. Na época, houve alguma ação posterior? Houve alguma discussão sob seu comando? Houve alguma investigação? São atividades bastante significativas nas quais você está envolvido. Houve alguma investigação que você saiba?”

Sr. Nuccetelli:

“Realizamos investigações em tempo real. Documentamos todas as evidências. Mas, quanto a qualquer informação vinda de cima, não sei se houve uma investigação, mas não obtivemos nenhuma informação sobre o que deveríamos fazer.”

Deputado Perry:

“Você já foi entrevistado a pedido de outra pessoa?”

Sr. Nuccetelli:

“Não acredito.”

Deputado Perry:

“Você acha isso estranho? Se algo acontecer, você estará por perto de operações multimilionárias ou talvez bilionárias e lançamentos de interesses de segurança nacional. Muito delicado. Há uma anomalia na operação.”

A deputada Nancy Mace (RS.C.) perguntou sobre a possibilidade dos OVNIs serem conspirações do governo.

Deputada Mace:

“Você acha que tudo isso é uma operação psicológica do governo dos EUA?”

Knapp:

“É perfeitamente possível. Quer dizer, nosso governo e outros governos admitiram que tentaram usar OVNIs para encobrir projetos secretos, mas acho que eles também fazem engenharia reversa dessas alegações. Então, anos depois, as pessoas começam a ver OVNIs sobre a Área 51, por exemplo, e inventam uma história. Foi na semana em que plantamos essa história. Então, li em um grande jornal, há apenas algumas semanas, que eles plantaram essa história na Força Aérea. Foram para o deserto, foram a um bar e [receberam] algumas fotos falsas de OVNIs. E foi assim que toda a história sobre a Área 51 começou, o que é absurdo.”

(Fonte) https://www.ovnihoje.com/2025/09/12/resumo-da-audiencia-de-ovnis-do-congresso-dos-eua/


Nenhum comentário:

Postar um comentário