segunda-feira, 16 de setembro de 2019

QUAL O PLANO DE VÁRIOS PAÍSES PARA VOLTA À LUA?


Estados Unidos

A Nasa anunciou planos recentes que envolvem norte-americanos orbitando a Lua em 2023 e pousando no satélite até o fim da próxima década - a ideia inicial, contudo, é que isso ocorra em 2024. A agência ainda espera instalar uma plataforma na órbita da Lua para que astronautas fiquem por mais tempo no satélite. A intenção é que essa plataforma seja palco de testes para futuras missões na própria Lua e em Marte.

China

A China se tornou o terceiro país a conseguir, com sucesso, pousar uma nave na Lua - e a primeira a colocar uma sonda no lado oculto do nosso satélite. Os planos, entretanto, não param por aí. O país trabalha para enviar astronautas para a Lua e, posteriormente, Marte, além de imaginar a exploração e a implantação de uma base em solo lunar. Assim como nos Estados Unidos, empresas privadas do país investem em pesquisa e tecnologia espacial.

Índia

A Índia tem feito avanços incríveis na área espacial, que culminou no lançamento de uma missão para a Lua no fim de julho para tentar se tornar a quarta nação a pousar em território lunar, em uma manobra que deve levar 48 dias. Especialistas apontam que o país conseguiu superar as expectativas ao criar um programa espacial bem-sucedido (até aqui) e barato. A missão visa explorar o pólo sul da Lua e deve ser apenas o começo para o país.

Israel, Japão, Nova Zelândia, Luxemburgo e Singapura.

Israel, neste ano, tentou colocar um robô na Lua, mas falhou - o equipamento acabou se chocando contra a superfície do satélite. Outro país com planos para colocar robôs na Lua é o Japão, que tem um programa espacial avançado. Espera-se que o país faça lançamentos já a partir do início da próxima década. A atual corrida espacial conta até com nações pequenas envolvidas, como Nova Zelândia, Luxemburgo e Singapura.

Argentina

A Argentina em meio à crise está reeditando o programa dela em um nível muito mais acentuado do que o Brasil que está muito indeciso.

Brasil

. A gente tem potencial, mas está meio inerte. Mais do que dinheiro é falta de planejamento a longo prazo. Tem algumas coisas convencionais que se fala, um ou outro satélite, mas em um ritmo muito lento, muito diferente do exterior,

Em meio a um cenário com nações fortes avaliando a volta do homem para a Lua e países em desenvolvimento com planos audaciosos de exploração espacial, vem a pergunta: cadê o Brasil nessa história? O país carece de planos - os projetos mais concretos são o possível acordo com os EUA para uso pelos norte-americanos da base de Alcântara e o lançamento de satélites. Uma oportunidade perdida, de acordo com especialistas.

https://www.uol.com.br/tilt/reportagens-especiais/por-que-queremos-voltar-para-a-lua/index.htm#brasil-atras-de-novo

Sobre este site

uol.com.br

A Lua é pop (de novo)

Por que a Lua voltou a ser objeto de desejo e tem novos países querendo…

1

Fonte: https://www.facebook.com/groups/140920393257409/permalink/372149030134543/

Nenhum comentário:

Postar um comentário